Ir para o conteúdo LAC Ir para o menu LAC Ir para a busca no site LAC Ir para o rodapé LAC
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

DÚVIDAS FREQUENTES

Todo o exame de sangue necessita de jejum?

Nem todos. O tempo de jejum varia de acordo com o exame. O hemograma simples, por exemplo, dispensa o jejum. O colesterol e os triglicerídeos exigem que você faça um jejum de 12 a 14 horas. A glicemia exige que você fique 8 horas sem comer, porém, se tiver também colesterol e triglicerídeos, fazer jejum de 12 horas.

Água quebra o jejum?

Não. Mas convém tomá-la com moderação. O excesso interfere nos exames de urina. 

Por que devemos desprezar o primeiro jato de urina quando vamos fazer o exame?

O primeiro jato de urina traz células e secreção que podem estar presentes na uretra, principalmente se existir um processo inflamatório e/ou infeccioso chamado uretrite. Quando se está preocupado com uma possível infecção urinária, é importante que o material examinado não seja “contaminado” com o que estiver na uretra. Daí a necessidade de desprezar o primeiro jato e coletar o jato médio, ou seja, uma urina que representa bem o material que está na bexiga.

Para a coleta de urina, tem que ser a “primeira da manhã”?

Somente se o seu médico solicitar. Se isso não acontecer, a urina poderá ser colhida em qualquer horário do dia, mas com um cuidado antes do exame: de preferência, permanecer duas horas sem urinar. Coletar em frasco apropriado, fornecido pelo laboratório.

Menstruação interfere nos exames?

Sim, por exemplo, no de urina. Por isso o ideal é fazê-lo fora do período menstrual. Mas, se for urgente, a urina pode ser colhida, adotando-se dois cuidados: assepsia na hora do exame e o uso de tampão vaginal, para o sangue menstrual não se misturar à urina.

Por que quando se coleta exame de sangue, às vezes, o local fica roxo?

Isto se chama hematoma: extravasamento de sangue para fora da veia. Ele pode ocorrer em determinadas situações, tais como: veias finas, delicadas, com muita pressão; falta de boa compressão no local da punção; e paciente usando algum medicamento que altera a coagulação do sangue, entre os quais a aspirina.

Outra pessoa poderá retirar os meus exames?

Os resultados de exames somente poderão ser retirados portando o comprovante do laboratório ou a carteira do HUSM ou um documento de identidade do paciente.