No próximo dia 18/05 (dezoito de maio), às 18h (dezoito horas), será transmitida a primeira palestra do III Ciclo de Debates em Linguística Sistêmico-Funcional, promovido pelo Grupo de Pesquisa Sistêmica, Ambientes e Linguagens (SAL) e organizado pelo Laboratório de Língua Portuguesa (LabPort) da Universidade Federal de Santa Maria. Sob o título “Da prática à teoria: movimento de recontextualização do programa ler para aprender na elaboração de caderno didático de leitura e escrita para a graduação”, a Profa. Dra. Lúcia Rottava (UFRGS) e a Profa. Dra. Karen Andressa Santorum (UFSM) discutirão aspectos relativos ao desenvolvimento do letramento acadêmico em cursos de graduação a partir da Pedagogia com base em Gêneros da Escola de Sydney.
Em seguida, acontecerá o lançamento do caderno didático intitulado “Leitura e escrita na graduação – Pedagogia com base em gêneros”, obra em coautoria das palestrantes da noite com a Profa. Dra. Sulany Silveira dos Santos (UEPG) e a Profa. Dra. Carolina Knack (UFRGS). As demais palestras ocorrerão nos dias 06/07 (seis de junho) e 26/10 (vinte e seis de outubro), conforme cronograma do evento, e serão transmitidas via youtube do grupo SAL. O evento fornecerá certificado aos ouvintes inscritos que assistirem e confirmarem presença em duas das três palestras. Para fazer a sua inscrição, acesse: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdzhTjiaIZR7KnE2schpTTD8lwGVPmTvjgYyWF7upPhYZuJew/viewform