I Seminário de Sociologia da UFSM (2017)
O Seminário abordou desafios sociais e políticos contemporâneos sob diferentes perspectivas sociológicas, promovendo debates sobre questões locais, nacionais e internacionais. Tanto problemas emergentes quanto antigos foram discutidos, incentivando reflexões profundas e debates entre os participantes.
A mesa de abertura (08/06) abordou a temática: “Desigualdade e ideologias do desenvolvimento“, conduzida pelos professores Dr. Antonio David Cattani (UFRGS), Drª. Elaine Leite (UFPel), Drª. Mari Cleise Sandalowski (UFSM).
Seminário: "100 anos da Revolução Russa: análises e perspectivas" (2017)
O evento abordou diversas temáticas relacionadas ao evento histórico. Com mesas redondas, conferências e lançamento de livro, foram discutidos os mundos do trabalho e o impacto da Revolução Russa no mundo contemporâneo, seu significado histórico e suas conexões com as lutas de emancipação do século XX.
A mesa de abertura teve como assunto “Mundos do Trabalho e Revolução Russa”, com Drª. Glaucia Vieira Ramos Konrad, Drª. Laura Senna Ferreira, Drª. Maria Beatriz Oliveira, Dr. Diorge Alceno Konrad, Dr. Sérgio Prieb e Dr. Eduardo Cardoso.
Seminário: "Consumo, política e engajamento: uma análise sociológica do consumo contestatório vegano no Brasil e Canadá" (2018)
Seminário: "Charles Taylor e a política do reconhecimento: reflexões sobre contribuições e críticas 25 anos depois" (2018)
Seminário: "A Reforma Trabalhista na Esfera Legislativa Brasileira: Contribuições à Análise da Coalizão de Defesa do Setor Empresarial" (2018)
Seminário: "Pirataria e informalidade da China ao Brasil" (2018)
Evento: Brasil: Terra Indígena – 522 anos de resistência (2022)
A Universidade Federal de Santa Maria promoveu, nos dias de 07 a 10 de novembro, a primeira edição do evento “Brasil: Terra Indígena”. A programação contou com a participação de Davi Kopenawa Yanomami, autor, roteirista, produtor cultural, Doutor Honoris Causa (UFRR e Unifesp), xamã e líder político do povo Yanomami.
O evento foi apoiado pelo Observatório de Direitos Humanos (ODH/UFSM), pelo Programa de Educação Tutorial (PET) Indígena da UFSM, pela Jornada Acadêmica Integrada (JAI) da UFSM, pelo Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) da UFSM e pelas Pró-Reitorias de Extensão (PRE), de Graduação (PROGRAD) e de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP) da UFSM.