
Apresentação
O Laboratório de Investigação Sociológica – LabIS, grupo de pesquisa do CNPq, é vinculado ao Departamento de Ciências Sociais do Centro de Ciências Sociais e Humanas – CCSH e ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Maria – PPGCS-UFSM. O grupo de pesquisa desenvolve suas atividades sob coordenação do Dr. Everton Lazzaretti Picolotto e da Drª. Mari Cleise Sandalowski, reunindo pesquisadores cujos objetos de investigação buscam, grosso modo, compreender as lógicas sociais subjacentes aos processos de (re)produção material e simbólica nas sociedades contemporâneas.
Utilidades
Destaques
Notícias
Estudo revela os principais fatores de evasão entre estudantes do CCNE (UFSM)
O Laboratório de Investigação Sociológica (LabIS) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) divulgou, no dia 12 de junho, o Boletim “Perfil dos Estudantes do Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE/UFSM)”, que investiga as causas da evasão nos cursos…
20/06/2025
Lançamento do livro “A Elite Acadêmica” destaca estudos sobre a reprodução do capital acadêmico na UFSM
No último dia 30 de abril, realizou-se o lançamento do livro “A Elite Acadêmica: Estudos sobre as formas de (re)produção do capital acadêmico”, organizado pelo professor Everton Picolotto, do Departamento de Ciências Sociais. O evento, que reuniu membros da comunidade universitária,…
07/05/2025
Graduanda em Ciências Sociais publica artigo sobre evasão estudantil na UFSM em Revista Internacional de Educação Superior
O Laboratório de Investigação Sociológica (LABIS) tem o prazer de anunciar a recente publicação de um artigo científico na Revista Internacional de Educação Superior, fruto da colaboração entre a graduanda do curso de Licenciatura em Ciências Sociais Rogéria da Costa…
07/05/2025
Análise do Desastre Socioambiental em Santa Maria: publicação da pesquisa realizada por pesquisadores do LABIS/UFSM
O estado do Rio Grande do Sul foi severamente afetado por desmoronamentos e enchentes de grandes proporções em 2024, resultando numa as mais graves catástrofes ambientais já registradas na região. Cidades foram destruídas, estradas e pontes interrompidas, áreas rurais e urbanas inundadas, resultando em centenas…
08/10/2024
Pesquisadores apresentam resultados preliminares do mapeamento da comunidade acadêmica da UFSM na catástrofe socioambiental
Ao longo do mês de maio, acompanhamos consternados a situação enfrentada pelo nosso estado diante das chuvas intensas, enchentes e desmoronamentos. Até o momento, foram registradas 173 mortes e cerca de 800 feridos, 38 pessoas ainda encontram-se desaparecidas e mais…
10/06/2024