Andreia Oliveira, Alexandre Montibeller, Bárbara Pereira, Evaristo Nascimento e Cristiano Figueiró
Instalação Interativa – 2015
Dialografias Sonoras é uma instalação interativa que propõe diálogos gráfico-sonoros que se estabelecem de modo randômico e caótico, com significados indeterminados. Cada som ativa certas grafias, que ao se comunicarem, formam outras inesperadas. É uma instalação interativa executada com o auxílio do software Pure Data.
Esta propõe diálogos sugerem uma “ausência de ordem”. Fazem parte da instalação fones com microfones, quando o interator utiliza o microfone para gerar sons estes ativam certas grafias, que ao se comunicarem formam outras inesperadas. Buscam-se diálogos não ditos intencionalmente, o imprevisto, em que os interatores articulam nos microfones disponíveis, assim, acontece esta livre troca através de uma comunicação despretensiosa do expectador/interator com o trabalho, gerando uma troca entre humano e o não humano. Foram utilizadas formas puras, como cubos e esferas draw line, que passaram por alteração no seu número de vértices. Os quais se expandem conforme o som gerado pelos microfones.
Para desenvolvimento do trabalho foi utilizada a plataforma de programação Pure Data e troca de dados OSC (Open Sound Control). Este protocolo de comunicação permite que os sons de computadores e outros dispositivos via internet comuniquem-se em tempo real através de uma rede. Compartilhando informações diversas, de origem humana e não-humana de modo cíclico, onde som, imagem, dados numéricos e interatores se equiparam como atores conectados em trocas simultâneas entre espaço físico e digital que se hibridizam.
DIGFEST 2018 – Durban University of Technology – África do Sul