AIR.22 – Arte e Ambientes Imersivos e Interativos em Rede
O Projeto de Ambientes Imersivos Interativos Interinstitucionais em Rede com Plataformas Transculturais nacionais e internacionais AIR reúne ações artísticas integradas a partir de um grafo, em ambiente imersivo interativo em rede (Sansar), com propostas individuais e coletivas em videoarte, audioperformance, paisagem sonora e instalação imersiva em RV. Um diálogo entre práticas artísticas distintas de caráter transdisciplinar e colaborativo, entre pesquisas do LabInter e de diferentes laboratórios de arte e tecnologia.
Laboratório Interdisciplinar Interativo – LabInter/UFSM (Andreia Machado Oliveira, Bárbara Almeida, Bruno Gottlieb, Camila dos Santos, Elizabeth Uzoegwu, Fabiane Urquhart Duarte, Ingra Oliveira Ribeiro Schmitt, Joceli Sales, Kalinka Mallmann, Matheus Moreno dos Santos Camargo, Vicent Solar, William Sena Santana); Laboratório Arte Design – LAD/UFSM (Calixto Bento); CSGames/PUC/SP (Hermes Renato Hildebrand), UFBA (Cristiano Figueiró), itdLab/DUT – África do Sul (Rene Alicia Smith, Niresh Singh, Tasneem Seddat).
Ambiente de Realidade Virtual (Sansar: https://www.sansar.com).
Curadoria: Andreia Machado Oliveira e Matheus Moreno dos Santos Camargo.
Design de Sansar: Camila Vermelho, Matheus Moreno dos Santos Camargo e Vicent Solar.
BALU@ARTE
No espaço do AIR, está a paisagem online de realidade virtual Balu@rte, modelada em 3D tanto em seus elementos visuais constitutivos como em seus sons, espacializados em 360º. A obra é revelada pela ação de deslocamento de avatares, que podem explorar o ambiente, descobrindo-o e apresentando-o à medida que se movem por ele, cujo cenário dialoga com o transespecismo e o pós-humano.
Criação e design de Sansar: Camila Vermelho.
DNA AFETIVO KAMÊ E KANHRU
O projeto DNA Afetivo Kamê e Kanhru, dentro do AIR, apresenta ações colaborativas realizadas com comunidades kaingángs do Rio Grande do Sul. Taisações visam ativar as marcas exôgamicas kamê e kanhru, que dividem a sociedade kaingáng, bem como partem da concepção de laboratórios experimentais de criação audiovisual nos territórios, ativando questões locais e permitindo uma colaboração efetiva da comunidade no projeto em geral.
Curadoria: Kalinka Mallmann e Vicent Solar.
Expografia e design de Sansar: Vicent Solar.
EFEMERA IMAGEM - COM A.MONUMENT E ANÁLOGOS/DIGITAIS
Também encontramos no AIR diversas propostas artísticas que ora conjugam o analógico e o digital em produções audiovisuais ou que investigam processos criativos generativos em ambientes digitais e cíbridos, buscando propiciar espaços interativos e imersivos para imagens expandidas e efêmeras. A partir de um ambiente em realidade virtual, AIR explora diversos meios tecnológicos de transmissão em rede.
Artistas EFEMERA Imagem – com A.Monument: Calixto Bento, Cristiano Figueiró e Matheus Moreno dos Santos Camargo.
Curadoria e design de Sansar EFEMERA Imagem – com A.Monument: Matheus Moreno dos Santos Camargo.
AIR.21 – Arte e Ambientes Imersivos e Interativos em Rede
O evento internacional ARTE. TRANSMISSÃO. TECNOLOGIA – LabInter 20/21 agrega diferentes ações desde 2020 e, em 2021, acontecerá entre os dias 20 e 30 de maio, de modo remoto na plataforma online SANSAR, visando aproximar e transpor digitalmente nossas presenças na Mostra Internacional AIR – Arte e Ambientes Imersivos e Interativos em Rede, que conecta exposições, exibições, propostas artísticas, apresentações e avatares em ambientes virtuais em rede.
O ambiente AIR reúne propostas artísticas que são apresentadas em locais e mundos próprios, integrados a partir de um grafo (logomarca do LabInter) que funciona como uma espécie de mapa, conectando ambientes, propostas artísticas e avatares em rede, compondo um território que conta com diversas possibilidades de exibição e interação imersiva. Ao apresentarmos propostas em vídeo, live performance, videomapping sculpture, videoarte, Audioperformance, paisagem sonora e instalação imersiva em VR, pretendemos construir um diálogo comum entre práticas artísticas distintas, mas que se destacam pelo caráter transdisciplinar e colaborativo, explorando diversos meios tecnológicos de transmissão em rede e realidade virtual.
Curadoria: Andreia Machado Oliveira e Matheus Moreno Camargo.
Expografia: Matheus Moreno Camargo e Barbara Almeida.