Andreia Oliveira, Marcos Cichelero, Matheus Camargo, Fabio Gomes, Evaristo Nascimento.
Instalação Interativa – 2015
EntreMeios é uma vídeo instalação interativa, produzida pelo LabInter/UFSM, que explora o ato de habitar e de se mover entre meios distintos. As imagens construídas em espacialidades e temporalidades diversas se hibridizam em um mesmo espaço em tempo real, propiciando interatividade entre a obra e público.
Nesta vídeo instalação interativa, coexistem 3 meios geográficos diferentes sobrepostos em temporalidades distintas:
– Primeira camada: são imagens do meio local de Santa Maria, em um reservatório do tempo passado;
– Segunda camada: são imagens do meio local da exposição em São Paulo, em um tempo presente;
– Terceira camada: são imagens do meio local da instalação, em espera por atualizações do público em um tempo futuro.
Nessas relações entre imagens e meios, entendemos que a imagem é a própria experiência, ela se encontra entre o eu e o mundo; ela não é produzida pelo sujeito, mas sim a imagem o produz, se desenvolve nele.
Assim, consideramos que obra, artista, espectador e meio agem por misturas em seu habitat; agem incorporando partes do mundo em uma autopoiese, em um fazer-se mundo. Contagiamo-nos pelas imagens em fluxo constante, pelos ritmos dos meios, pelas misturas de elementos humanos e não humanos.
Falamos na produção de si e do meio a partir das ressonâncias do vivo e do não vivo em processos de incorporação, onde as composições dos corpos estão em devir. São atos de retirar elementos de seu meio correspondente e levá-los para outros meios aonde ganham novas significações nas associações com outros elementos.
Em EntreMeios, o processo de criação se constrói no ato de incorporações híbridas entre diferentes corpos e meios.
Propondo uma configuração espacial sustentada em territórios informacionais, considerando as relações emergentes do espaço geográfico das cidades, vinculado ao ciberespaço, relacionando meios geográficos distintos, a partir do registro fotográfico de lugares localizados em Santa Maria e Rio de Janeiro, esses associados em meio digital.
Nessa Instalação, o corpo do interator funciona como controlador digital para a entrada de sinais infravermelhos que reconhecem o centro de massa, através de um sensor Kinect e uma câmera. O gerenciamento digital é realizado com o programa computacional Processing, que permite que as informações enviadas pelos dispositivos sensíveis sejam recebidas, e processadas, realizando respostas e um projetor de vídeo. A obra não se restringe ao aparato tecnológico. Essa troca em tempo real, pode gerar complexas variações de imagens.
Registros fotográficos de EntreMeios. OpenLab, Hiperorgânicos 5/CAC4. UFRJ e FACTORS no MASM. Fonte: Matheus Moreno, 2014 e 2015.
EntreMeios participou do evento internacional CAC4 + Hiperorgânicos, onde houve incorporações de outras obras presentes no open lab, tanto em nível dos dados digitais quanto das interações ocorridas em tempo real.