Planetário da UFSC e CEART da UDESC - Florianópolis
04/12/2024 09:00 - 06/12/2024 19:00
Notícias do Evento efemera-emergencia-ecopoetica
Descrição
Este ano o festival EFEMERA Imagem integra a programação cultural do XVII Simpósio Nacional da ABCiber, Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura, nos dias 04, 05 e 06 de dezembro. Evento que traz como tema central o entrelaçamento da Arte, Comunicação e Educação em tempos de eventos climáticos extremos acontecerá no CEART UDESC e Planetário UFSC, na cidade de Florianópolis (SC). EFEMERA Imagem fomenta uma rede de festivais, artistas e pesquisadores, desde 2016. Potencializa o público a experienciar imagens efêmeras através da música visual expandida em ambientes imersivos. Assim, nesta edição de 2024, EFEMERA convida as mostras UVM – Understanding Visual Music e SUBVERSO – Música Visual em Fulldome para pensarmos juntos uma programação, congregando o evento EFEMERA+UVM+SUBVERSO: EMERGÊNCIA/ECOPOÉTICA – Fulldome e Realidade Virtual.
Nesta edição, aproveitamos a parceria consolidada entre os festivais EFEMERA Imagem (curadoria de Matheus Moreno e Andreia Oliveira), o concerto UVM – Understanding Visual Music (curadoria de Ricardo Dal Farra) e a mostra SUBVERSO – Música Visual em Fulldome (curadoria de Cristiano Figueiró) para pensarmos juntos uma programação que reflita os temas EMERGÊNCIA e/ou ECOPOÉTICA.
Impulsionados pela emergência ambiental explícita nos eventos climáticos de 2024, que ocorrem também em escala global, como as fortes chuvas e inundações no estado do Rio Grande do Sul (maio) ou as queimadas e suas fumaças que afetaram grande parte do Brasil e da América do Sul (agosto).
Eventos cada vez mais frequentes e intensos, que nos conduzem a repensar modos de habitar e conviver, exigindo que as inovações tecnodiversas se associem a reflexões ecopoéticas ecossistêmicas. A cada dia se torna mais urgente que tenhamos reflexões e ações sobre os eventos climáticos extremos, para que novas estratégias de convivência emerjam, vislumbrando enquanto sociedade pós-humana coabitar em equilíbrio e sintonia com as demais espécies.
Para isso, será vital nos associarmos ao meio ambiente em que habitamos, propondo outros modelos de aproveitamento dos recursos energéticos do planeta e das potencializadas e diversificadas tecnologias de criação e comunicação. Entendendo que o fenômeno da emergência pode ser encontrado em sistemas complexos presentes em eventos naturais e climáticos, como também no comportamento de organismos vivos e galáxias.
Igualmente, acontecimentos emergentes podem ser associados também a proposições ecopoéticas, ponderando poéticas ecossistêmicas.
ESSENCIALMENTE EFEMERA+UVM+SUBVERSO: EMERGÊNCIA/ECOPOÉTICA – Fulldome e Realidade Virtual ABRE A CHAMADA PARA A SUBMISSÃO DE OBRAS AUDIOVISUAIS NOS FORMATOS FULDOME E REALIDADE VIRTUAL.
ASSIM, SELECIONAREMOS VIDEOS QUE ABORDEM PROBLEMÁTICAS EMERGENTES E/OU REFLEXÕES ECOPOÉTICAS:
> Obras audiovisuais (vídeos) em fulldome (formato 1:1, resolução 2160x2160px a 4320x4320px. Arquivo MP4, áudio estéreo embutido ou 5.1 em anexo).
> Obras audiovisuais (vídeos) em Realidade Virtual (formato 2:1, resolução 4320x2160px. Arquivo MP4, com áudio estéreo embutido).
> Aceitaremos a submissão de obras audiovisuais desde o dia 28 de outubro até 20 de novembro de 2024 <
> Mais informações e envios das obras audiovisuais para o e-mail: labinter.ufsm@gmail.com <