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CO(LABOR)ART – Práticas Artísticas e Colaborativas

CO(LABOR)ART foi uma exposição coletiva realizada em 2023 com os alunos da disciplina Arte, Tecnologia e Colaboração e Arte, Tecnologia e Interatividade, sob orientação da professora Kalinka Mallmann. Essa exposição foi um dos desdobramentos das práticas artísticas colaborativas instauradas no decorrer do semestre, como modo de visualização das ações extensionistas feitas com grupos distintos e em diferentes espaços.

Segundo o teórico Grant Kester, Co-labor significa “trabalhar juntos”, e diante dessa concepção podemos categorizar as práticas artísticas colaborativas contemporâneas enquanto um trabalho coletivo entre artistas e diversos outros agentes. A partir dessa prerrogativa, os alunos das disciplinas Arte, Tecnologia e Colaboração e Interatividade, Arte e Tecnologia, desenvolveram propostas experimentais no âmbito da arte colaborativa. Tais propostas, embora que distintas, possuem um caráter processual, constituído por meio de diversas ações: como o mapeamento do grafite urbano na cidade de Santa Maria (projeto Museu Marginal); as oficinas de livro de artista e papel reciclável em ambiente escolar (projeto Páginas Vivas); os encontros para expansão criativa em espaço privado de ensino de conhecimentos chineses (projeto Pa-Kuart) e os laboratórios de fotografia ministrados no CAED (projeto Redescobrindo o CAED).

As propostas fomentam e dão visibilidade a questões sociais, políticas, culturais e ecológicas, mesmo que de modo sutil, em função do prazo restrito de trabalho imposto pelo semestre acadêmico. Do mesmo modo, não se limitam a criar um objeto contemplativo e problematizam os espaços institucionalizados do sistema artístico, por esse motivo, ao retornarem a esses espaços, são expostas de modo pórtico e documental, para que o público possa se aproximar do caráter relacional e colaborativo do que foi desenvolvido.

Páginas Vivas

Páginas Vivas é um projeto artístico colaborativo com a escola EMEF Sérgio Lopes  (mediado pela professora Lilian Saccol) , a partir da  criação coletiva de livro de artista com as turmas de quarto e quinto ano. As ações contemplaram oficinas práticas para confeccionar dois livros de artista com o uso do papel reciclado (feito pelos alunos). Os  alunos estiveram interessados e curiosos durante as oficinas realizadas. Chamou atenção o processo de preparação das folhas de papel reciclado, desenvolvendo a criatividade por meio das linguagens artísticas e aprendendo sobre o que é um livro de artista. Com essa atividade, foi possível aproximar os alunos da educação básica com o campo artístico e conscientizá-los sobre questões ambientais.

Equipe: Carmen Maria, Carolina Passamani, Rodrigo Alvarenga de Souza Ourique e Valéria Freitas.

Redescobrindo o CAED

A acessibilidade na UFSM traça diversos caminhos e age de modo fundamental para uma miríade de pessoas que compõem a comunidade acadêmica, desde disponibilização de intérprete de libras, alimentação para aqueles que não tem condições de se locomover até o RU, a encaminhamentos para atendimentos psicológicos.

A Coordenadoria de Ações Educacionais (CAED) é o centro responsável pelas ações de acessibilidade, e para muitos segue desconhecida, sem receber seu devido reconhecimento. Na oficina Redescobrindo o CAED, entregamos o protagonismo para as servidoras da coordenadoria, onde sob um olhar sensível nos trazem, a partir de suas perspectivas, como o trabalho e a convivência com a acessibilidade e ações afirmativas as atravessam.

Equipe: Aline Dal Pont, Ana Júlia, Gabriela Novaczinski, Isma Lisot e Katiany Echevarria.

Pa-Kuart

O projeto Pa-Kuart possui a proposta de realizar uma atividade artística em colaboração com a escola de Pa-Kua de Santa Maria, tendo o objetivo de desenvolvimento criativo e compartilhamento de experiências e conhecimentos sobre o Pa-Kua. Para tal, foram realizados dois encontros, um no dia 08 e outro no dia 15 de julho. O primeiro encontro foi apenas de cunho teórico enquanto o segundo fora de cunho prático. As atividades propostas buscavam evidenciar e expressar as individualidades de cada uma das modalidades do Pa-Kua  (acrobacia, armas de corte, arte marcial, arquearia, Pa-Kua chi, ritmo tai chi e yoga chinesa).

Equipe: Emilya V. Friedrich (In Memoriam) e Leonardo Londero.

Museu Marginal

As ruas de Santa Maria são repletas de obras de arte, mas que não são vistas em museus ou galerias, pois são consideradas como vandalismo e mantidas as margens do mundo da arte. A partir dessas noções foi criado o Museu Marginal, um projeto interativo e colaborativo que visa trazer a arte urbana para exposições artísticas, desafiando as narrativas legitimadoras da arte ao questionar a marginalização do pixo no meio urbano. Assim, através da tecnologia e de poéticas cartográficas, o Museu Marginal convida a comunidade a encontrar a obra de arte presente em cada esquina.

Equipe: Amanda Prevedello, Camila Dias, Everton R. Santos, Fernanda Garcia e Jordan Rodrigues.