Ir para o conteúdo LABGEOTEC Ir para o menu LABGEOTEC Ir para a busca no site LABGEOTEC Ir para o rodapé LABGEOTEC
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Livro ‘Formação Histórico Geográfica de Santa Maria’

Publicado pela Câmara de Vereadores, o livro é resultado de uma tese de doutorado elaborado por Adenilson Farias Zanini, na época doutorando, sob a orientação do professor Waterloo Pereira Filho.



Em agosto de 2023, Adenilson defendeu seu doutorado no Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFSM sob orientação de Waterloo Pereira Filho. A tese intitulada “A expressão de elementos geográficos na formação e evolução do município de Santa Maria: das práticas geopolíticas ibéricas no século 17 à qualificação de capital regional no século 21” foi posteriormente transformada em livro com apoio do projeto institucional Lei do Livro, e lançado em 8 de novembro de 2023, na Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria.

Sinopse – “A formação histórico-geográfica de Santa Maria guarda estreita relação com as características da geografia da região central do Rio Grande do Sul. As transformações espaço-temporais no centro do estado constituem o caráter da evolução do município desde meados do século 17. Recuperar os fatos históricos que atuaram sobre aquele espaço geográfico permite identificar as ancestralidades regionais. Santa Maria teve origem na ocupação do centro do estado pelos padres jesuítas espanhóis, no ano de 1632, com a construção da redução de São Cosme e Damião. Naquele período, os missionários identificaram a passagem da ‘Boca del Monte Grande’ e o ‘Cerrito de Santa Maria’.

“Todavia, no século seguinte, a disputa entre portugueses e espanhóis dividiu o território do atual Rio Grande do Sul, permanecendo a ‘Coxilha Grande’ (divisor de regiões hidrográficas) como o limite colonial entre as coroas ibéricas e demarcado pelos terrenos neutrais. Esses elementos geográficos foram catalisadores da formação de Santa Maria. A disputa pela posse da região central se estendeu até o início do século 19. Em 1801, os portugueses avançaram a partir da região central e tomaram definitivamente a região das missões. A ação determinou a formação da atual fronteira do estado, junto à margem esquerda do Rio Uruguai. A ação trouxe segurança para os moradores do Rincão de Santa Maria, os quais ocuparam a área do atual centro urbano e construíram um dos municípios mais promissores do centro-oeste do Rio Grande do Sul. Assim se deu a origem e evolução do ‘Coração do Rio Grande.’”.

Palavras chaves: Cartografia Histórica; Geografia Regional; Santa Maria-RS; Ocupações Ibéricas na América Meridional

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-676-185

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes