Artigos
- “Análise ultrassonográfica quantitativa do movimento da língua em 14 fonemas do Português Brasileiro” – por Lídia Maurício da Silva, Aline Mara de Oliveira Vassoler, Viviane Cristina de Castro Marino e Larissa Cristina Berti.
- “Descrição dos gestos articulatórios envolvidos na produção dos sons/r/ e /l/ ” – por Luciana da Silva Barberena, Márcia Keske-Soares e Larissa Cristina Berti.
- “Imagens de ultrasonografia de língua pré e pós terapia de fala” – relato de casos por Roberta Michelon Melo, Roberta Freitas Dias, Helena Bolli Mota e Carolina Lisbôa Mezzomo.
- “Aplicabilidade da ultrassonografia na Fonoaudiologia ” – por Luciana da Silva Barberena, Brunah de Castro Brasil, Roberta Michelon Melo, Carolina Lisbôa Mezzomo, Helena Bolli Mota e Márcia Keske-Soares.
- “Eletropalatografia e sua correlação à ultrassonografia do movimento de língua nas análises da fala” – revisão sistemática por Luciana da Silva Barberena, Caroline Rodrigues Portalete, Simone Nicolini de Simoni, Ana Cristina Melo Prates, Márcia Keske-Soares e Renata Mancopes.
- “Performance in the accuracy task in children with Childhood Apraxia of Speech after an integrated intervention of literacy and motor skills” por Karina Carlesso Pagliarin, Marileda Barichello Gubiani, Rafaela Rossini Rosa e Márcia Keske Soares.
- “Aquisição segmental do Português Brasileiro: onset simples, complexo e coda” por Marizete Ilha Ceron, Simone Nicolini de Simoni, Gabriel Agustín Urrutia e Márcia Keske Soares.
- “Dynamic Evaluation of Motor Speech Skill: Adaptation for Brazilian Portuguese” por Marileda Barichelo Gubiani, Karina Carlesso Pagliarin, Rebecca J. Mccauley e Márcia Keske Soares.
- “Endereçamentos maternos e produções vocais infans: o sujeito em constituição” por Amanda Schreiner Pereira e Márcia Keske Soares.
- “Phonological acquisition of Brazilian Portuguese: Ages of customary production, acquisition and mastery” por Marizete Ilha Ceron, Simone Nicolini de Simoni e Márcia Keske Soares.
- “Acoustic and Physiological Voice Assessment And Maximum Phonation Time In Patients With Different Types Of Dysarthria” por Caroline Rodrigues Portalete, Denis Altieri de Oliveira, Karina Carlesso Pagliarini e Márcia Keske Soares.
- “Ultrassonografia dos movimentos de língua na avaliação e terapia do ceceio anterior” por Katiane Correa Machado, Caroline Rodrigues Portalete, Letícia Hermes e Márcia Keske Soares.
- “Potencial Evocado Auditivo Cognitivo em crianças com transtorno fonológico” por Laís Ferreira, Simone Nicolini de Simoni, Amália El Hatal de Souza, Bianca Bertuol, Eliara Baggio e Márcia Keske Soares.
- “Ultrasonography of tongue movements for the /l/ sound and characterization by gender in children with typical and atypical speech development” por Luciana Barbacena, Isadora Mayer Rosado, Denis Altieri de Oliveira Moraes, Larissa Cristina Berti e Márcia Keske Soares.
- “Desempenho de leitura e escrita de escolares comparado à escolaridade e nível sócioeconômico dos pais” por Ana Melo Prates, Denis Altieri de Oliveira Moraes, Marizete Ilha Ceron e Márcia Keske Soares.
- “Interação entre domínio motor amplo e de linguagem no processo de desenvolvimento típico: uma visão integrativa” por Letícia Hermes, Simone Nicolini de Simoni, Angela Maciel Weinmann e Márcia Keske Soares.
- “Towards a Speech Therapy Support System Based on Phonological Processes Early Detection” por Maria Helena Franciscatto, Marcos Didonet Del Fabro, João Carlos Damasceno, Celio Trois, Augusto Moro, Vinius Maran e Márcia Keske Soares.
- “Speech articulation assessment tools” por Letícia Bittencourt Uberti, Caroline Rodrigues Portanele, Karina Carlesso Pagliarini e Márcia Keske Soares.
- “Instrumento de Avaliação Fonológica (INFONO): estudo piloto” por Marizete Ilha Ceron, Marileda Barichello Gubiani, Camila Rosa de Oliveira e Márcia Keske Soares.
- “Perfil de crianças com queixas de dificuldade de aprendizagem que procuram atendimento fonoaudiológico em uma clínica escola” por Maiara Golke, Raira Fernanda Altmann, Gabriel Agustín Urutía, Karina Carlesso Pagliarin e Márcia Keske Soares.
- “Movimentos de língua na produção do /l/ em crianças com e sem distúrbios dos sons da fala em diferentes faixas etárias” por Luciana Barbarena, Caroline Rodrigues Portalete, Denis Altieri de Oliveira Moraes, Larissa Cristina Berti e Márcia Keske Soares.
- “Erros ortográficos e habilidades de consciência fonológica em crianças com desenvolvimento fonológico típico e atípico” por Gabriele Donicht, Marizete Ilha Ceron e Márcia Keske Soares.
- “Analysis of the components of Frequency-Following Response in Phonological Disorders” por Laís Ferreira, Marileda Barichello Gubiani, Piotr H. Skarzynski, Milaine Dominici Sanfins, Vieira Baggio, Eliara Pinto e Márcia Keske Soares.
- “Normative Features of Phoneme Acquisition in Brazilian Portuguese” por Marizete Ilha Ceron, Marileda Barichello Gubiani, Camila Rosa de Oliveira e Márcia Keske Soares.
- “Impact of the speech sound disorders: family and child perception” por Simone Nicolini de Simoni, Iana Caroline Leidow, Deisi Luana Britz, Denis Altieri de Oliveira Moraes e Márcia Keske Soares.
- “Comparação dos gestos articulatórios entre homens e mulheres na produção dos sons /r/, /l/ e /j/” por Luciana da Silva Barberena, Letícia Bitencourt Uberti, Isadora Mayer Rosado, Denis Altieri de Oliveira Moraes, Renata Mancopes, Larissa Cristina Berti e Márcia Keske Soares.
- “Tratamento motor da fala na disartria flácida: um estudo de caso” por Caroline Rodrigues Portalete, Gabriel Agustín Uruttia, Karina Carlesso Pagliarini e Márcia Keske Soares.
- “Cognitive Auditory Evoked Potential in children with speech sound disorders: analysis of different verbal stimuli” por Laís Ferreira, Amália El Hatal de Souza, Simone Nicolini de Simoni, Bianca Bertuol, Marileda Barichello Gubiani, Eliara Pinto Baggio e Márcia Keske Soares.
- ” Desempenho de crianças com distúrbios dos sons da fala no instrumento ‘Avaliação dinâmica das habilidades motoras da fala’ ” por Márcia Keske Soares, Letícia Bitencourt Uberti, Marieli Barichelo Gubiani, Marileda Barichelo Gubiani, Marizete Ilha Ceron e Karina Carlesso Pagliarini.
- “Evidências de validade e fidedignidade de um instrumento de avaliação fonológica” por Marizete Ilha Ceron, Marileda Barichelo Gubiani, Camila Rosa de Oliveira e Márcia Keske Soares.
- “Do discurso do agente do outro à voz-apelo do sujeito. Linguagem em (dis)curso (online)” por Amanda Schreider Pereira, Angela Maria Vorcaro e Márcia Keske Soares.
- “Pseudopalavras para terapia fonológica validadas por juizes especialistas” por Joviane Bagolin Bonini e Márcia Keske Soares.
- “Pseudopalavras para Terapia Fonológica: uma nova abordagem terapêutica” por Joviane Bagolin Bonini e Márcia Keske Soares.
- “Crescimento de prematuros durante internação em unidade de tratamento intensivo neonatal” por Camila Lehnhart Vargas, Luana Cristina Berwig, Eduardo Matias Steidl, Raquel de Carvalho Yamamoto, Léris Bonfanti Haeffner, Angela Maciel Weinmann e Márcia Keske Soares.
- “A relação entre saturação de oxigênio, idade gestacional e nível de habilidade de alimentação oral de recém-nascido pré-termo” por Raquel de Carvalho Yamamoto, Leila Sauer Prade, Geovana de Paula Bolzan, Angela Maciel Weinmann e Márcia Keske Soares.
- “Factors Influencing Consonant Acquisition in Brazilian Portuguese-Speaking Children” por Marizete Ilha Ceron, Marileda Barichelo Gubiani, Camila Rosa de Oliveira e Márcia Keske Soares.
- “Percepção da inteligibilidade e gravidade do desvio fonológico por fonoaudiólogos e leigos” por Isadora Mayer Rosado, Gabriele Donicht, Simone Nicolini de Simoni, Karina Carlesso Pagliarini e Márcia Keske Soares.
- “Ocorrência do desvio fonológico e de processos fonológicos em aquisição fonológica típica e atípica” por Marizete Ilha Ceron, Marileda Barichello Gubiani, Camila Rosa de Oliveira, Marieli Barichello Gubiani e Márcia Keske Soares.
- “Readiness for oral feeding and oral motor function in preterm infants” por Raquel de Carvalho Yamamoto, Leila Sauer Prade, Geovana de Paula Bolzan, Angela Maciel Weimann e Márcia Keske Soares.
- “Análise quantitativa das curvas de língua na avaliação ultrassonográfica da fala para o som [j] em adultos e crianças” por Luciana da Silva Barberena, Simone Nicolini de Simoni, Rosalina Correa Sobrinho de Souza, Denis Altieri de Oliveira, Larissa Cristina Berti e Márcia Keske Soares.
- “Efeito do tratamento do desvio fonológico pelo modelo de estratos por estimulabilidade e complexidade dos segmentos com software de intervenção para fala (SIFALA)” por Ana Rita Brancalioni e Márcia Keske Soares.
- “Implicações do discurso parental no desvio fonológico” por Taís Cervi, Angela Maria Schneider e Márcia Keske Soares.
- “Palavras-estímulo favorecedoras para o tratamento do desvio fonológico em onset simples” por Ana Rita Brancaliona e Márcia Keske Soares.
- “Parâmetros cardiorrespiratórios e sua relação com a idade gestacional e nível de habilidade de alimentação oral de recém-nascido pré-termo” por Raquel de Carvalho Yamamoto, Leila Sauer Prade, Luana Cristina Berwig, Angela Maciel Weinmann e Márcia Keske Soares.
- “A influência da dinâmica familiar no desenvolvimento da linguagem. Distúrbios da Comunicação” por Taís Cervi, Luciana da Silva Barberena, Mariane Brandão e Márcia Keske Soares.
- “As mudanças fonológicas obtidas pelo tratamento com o modelo ABAB-Retirada e Provas Múltiplas em diferentes gravidades do desvio fonológico” por Luciana da Silva Barberena, Helena Bolli Mota e Márcia Keske Soares.
- “Desvio fonológico e alterações práxicas orofaciais e do sistema estomatognático” por Marileda Barichello Gubiani, Caroline Marini de Carli e Márcia Keske Soares.
- “Orofacial Praxis Abilities in Children with Speech Disorders. International Archives of Otorhinolaryngology” por Ana Bertagnolli, Marileda Gubiani, Marizete Ceron e Márcia Keske Soares.
- “Instrumentos para avaliação de apraxia de fala infantil” por Marileda Barichello Gubiani, Karina Carlesso Pagliarini e Márcia Keske Soares
- “Premature: growth and its relation to oral skills” por Camila Lehnhart Vargas, Luana Cristina Berwig, Eduardo dos Santos Steild, Leila Sauer Prade, Geovana Bolzan e Márcia Keske Soares e Angela Maciel Weinmann.
- “Uso do programa MDVP em diferentes contextos: revisão de literatura” por Mara Keli Christman, Ana Rita Brancalioni, Carolina Ramos de Freitas, Diéssica Zacarias Vargas, Caroline Lisboa Mezzômo, Helena Bolli Mota e Márcia Keske Soares.
- “Progresso terapêutico de sujeitos submetidos a terapia fonológica pelo modelo de oposições múltiplas: comparação do progresso terapêutico” por Marizete Ilha Ceron, Joviane Bagolin Bonini e Márcia Keske Soares.
- “Implicações Psíquicas no Desvio Fonológico Analisadas por Meio dos Contos de Fadas” por Taís Cervi, Angela Maria Schneider e Márcia Keske Soares.
- “A influência das habilidades em consciência fonológica na terapia para os desvios fonológicos” por Carolina Lisbôa Mezzomo, Helena Bolli Mota, Marizete Ilha Ceron, Márcia Keske Soares e Roberta Freitas Dias.
Trabalhos de Conclusão de Curso e Graduação
- “A eficácia da terapia fonológica para o desvio fonológico” por Ana Rita Brancalioni.
- “A eficácia da terapia fonológica para os desvios fonológicos” por Carolini Marini.
- “Generalização por ‘reforço’ ou ‘contraste’ no tratamento do desvio fonológico” por Maria Rita Leal Ghisleni.
- “Generalização por ‘reforço’ ou ‘contraste’ no tratamento do desvio fonológico” por Mardônia Alves Checalin.
- “Ambientes Favoráveis à Produção da Líquida Não-Lateral /r/ no Tratamento do Desvio Fonológico” por Marizete Ilha Ceron.
- “Ambientes Favoráveis à Produção da Líquida Não-Lateral /r/ no Tratamento do Desvio Fonológico” por Karina Carlesso Pagliarini.
- “O modelo implicacional de complexidade de traços na avaliação e terapia em um caso de dessonorização” por Ceginéia Tura Markus.
- “A hierarquia implicacional de traços e o modelo ABAB-Retirada e Provas Múltiplas no tratamento de um caso de desvio fonético-fonológico” por Patrícia dos Santos Klein.
- “Atuação fonoaudiológica em um caso de distúrbio articulatório e desordens miofuncionais orofaciais decorrente de classe II esquelética” por Neusa Janete Horst.
Dissertações de Mestrado
- “Efeitos do método multigestos® na intervenção dos transtornos dos sons da fala’‘ por Marieli Barichello Gubiani.
- “Terapia de fala com uso de ultrassonografia em casos de anteriorização de fricativas” por Isadora Mayer Rosado.
- “Caracterização do contorno do movimento de língua de adolescentes e adultos com erros residuais de fala” por Letícia Bitencourt Uberti.
- “Aspectos fonológicos e auditivos em diferentes abordagens terapêuticas: ensaio clínico randomizado” por Simone Nicolini de Simoni.
- “Palavras para avaliação fonológica da língua italiana: validação de conteúdo” por Aurora D’Apolito.
- “Desempenho de leitura e escrita de palavras isoladas e pseudopalavras de escolares do 3º ano” por Ana Cristina Melo Prates.
- “Caracterização dos níveis de produção da fala por análise instrumental em adultos falantes do Português Brasileiro” por Caroline Rodrigues Portalete.
- “Comunicação Humana e seus Distúrbios: formação e capacitação de professores de Educação Física” por Mariane da Silva Brandão.
- “A posição refratária analisada por meio dos contos de fadas em crianças com desvios fonológicos” por Taís Cervi.
- “Crescimento de recém-nascidos pré-termo durante internação neonatal e sua relação com as habilidades orais” por Camila Lehnhart Vargas.
- “A influência da prematuridade do bebê no emocional materno” por Joyce Vanessa Snidarsis de Vasconcellos.
- “Aplicação de um instrumento para avaliação objetiva da habilidade para alimentação oral de recém-nascidos pré-termo” por Luana Cristina Berwig.
- “Habilidades práxicas orofaciais, alterações do sistema estomatognático e tipos de alterações de fala de crianças com desvios fonético e fonológico” por Ana Paula Coitino Bertagnolli.
- “Aquisição e ambientes favorecedores das líquidas no desvio fonológico” por Joviane Bagolin Bonini.
- “Instrumento de Avaliação Fonológica: validação de conteúdo” por Angélica Savoldi.
- “Habilidades práxicas orofaciais pré e pós-terapia em crianças com desvio fonológico” por Marileda Barichello Gubiani.
- “Mudanças fonológicas e metafonológicas em crianças com desvio fonológico submetidas à fonoterapia” por Giséli Pereira de Freitas.
- “Abordagem terapêutica miofuncional em casos de desvios fonológico, fonético e fonético-fonológico” por Patrícia Pereira Costa.
- “Proposta de classificação da gravidade do desvio fonológico por meio da Modelagem Fuzzy segundo o Modelo Implicacional de Complexidade de Traços” por Ana Rita Brancalioni.
- “Habilidades práxicas orofaciais em crianças com desvio fonológico evolutivo e com desenvolvimento fonológico típico” por Caroline Marini.
- “Efeitos da estimulação sensório-motora oral realizada antes e durante gavagem sobre a sucção não-nutritiva e nutritiva de recém-nascidos pré-termo” por Aline Jacques.
- “Oposições múltiplas: abordagem contrativa para sujeitos com desvio fonológico’‘ por Marizete Ilha Ceron.
- “A abordagem contrastiva na terapia fonológica em diferentes gravidades do desvio fonológico” por Karina Carlesso Pagliarin.
- “Estratégias de reparo em onset simples utilizadas por crianças com desenvolvimento fonológico normal e desviante” por Maria Rita Leal Ghisleni.
- “Influência da estimulação sensorio motora-oral no aleitamento materno de recém-nascidos pré-termo” por Lisiane Lieberknecht Siqueira.
- “Desenvolvimento de recém-nascidos pré-termo de muito baixo peso” por Gisele Rodrigues.
- “Efeitos da estimulação sensório-motora oral na sucção não-nutritiva e nutritiva de recém-nascidos pré-termo” por Raquel Coube de Carvalho Yamamoto.
- “Desvios fonológicos: significação parental e direcionamentos terapêuticos” por Amanda Schreiner Pereira.
- “Estudo do papel do contexto facilitador, segundo diferentes abordagens teóricas, na aquisição do r-fraco por crianças com desvio fonológico” por Mardônia Alves Checalin.
- “A prevalência do desvio fonológico em crianças de 4 a 6 anos de escolas públicas municipais de Salvador-BA” por Laura Giotto Cavalheiro.
- “A expansão rápida da maxima com HAAS e a fala na fissura labiopalatina transforame’‘ por Christiane Morais Lazzari.
- “A inteligibilidade e a gravidade do desvio fonológico julgadas por três grupos de julgadores” por Gabriele Donicht.
- “Teste de figuras para discriminação fonêmica: proposta e aplicação” por Beatriz dos Santos-Carvalho.
- “Memória de trabalho, consciência fonológica e hipótese de escrita: um estudo com alunos de pré-escola e de primeira série” por Gigiane Gindri.
- “Recém-nascidos pré-termo: critérios para a introdução da alimentação por via oral” por Leila Sauer Prade.
- “Estudo dos desvios de fala em pré-escolares de escolas públicas estaduais de Santa Maria-RS” por Maísa Tatiana Casarin.
- “Desempenho na linguagem receptiva e expressiva de crianças com Síndrome de Down” por Sílvia Regina da Silva Brandão.
- “A maturação auditiva e o desenvolvimento de diferentes habilidades do processo de comunicação” por Janice Mainardi Kaminski.
- “A generalização obtida pelo tratamento com o Modelo ABAB-Retirada e Provas Múltiplas em diferentes graus de severidade do desvio fonológico” por Luciana da Silva Barbarena.
- “Os efeitos da intervenção fonoaudiológica sensório-motora oral sobre a sucção não-nutritiva em recém-nascidos pré-termo” por Mara Gislaine Carnetti.
- “Estimulação sensório-motora oral e o desempenho nutricional de recém-nascidos pré-termo” por Francine Pimentel Höher.
- “Mudanças fonológicas em sujeitos com diferentes graus de severidade do desvio fonológico tratados pelo modelo de oposições máximas modificado” por Tatiana Bagetti.
- “Memória de trabalho e consciência fonológica no desvio fonológico” por Michele Gindri Vieira.
- “O uso de TENS como diferencial na aplicação de um Programa de Fonoterapia da Gagueira” por Clarice Terezinha Tomazzetti.
- ” A terapia Metaphon em casos de desvios fonológicos” por Luciana Grolli Ardenghi.
- “Desenvolvimento das habilidades de consciência fonológica e a relação com a leitura e compreensão leitora” por Marta de Vargas Romero.
- “A generalização no tratamento com o Modelo de Ciclos Modificado em sujeitos com diferentes graus de severidade do desvio fonológico” por Ana Paula Félix Blanco.
- “Memória de trabalho em crianças com desvio fonológico” por Lisiane Zorzella Linassi.
- “A terapia em consciência fonológica no processo de alfabetização” por Giovana Romero Paula.
- “Desempenho alimentar e crescimento de recém-nascidos pré-termo submetidos à estimulação sensório-motora oral” por Magda Aline Bauer.
Teses de Douturado
- ”O contraste entre oclusivas alveolares e velares: estados gradientes mediados por análise acústica e ultrassonográfica” por Roberta Michelon Melo.
- “Adaptação e validação do teste Profile of Early Expressive Phonological Skills (PEEPS)” por Simone Nicolini de Simoni.
- “Relación entre la cognición semântica y la recuperación de información desde la memoria episódica en adultos mayores típicos.” por Gabriel Urrutia Urrutia.
- “Habilidades Motoras Orais e aspectos alimentares associados ao desenvolvimento de prematuros nos dois primeiros anos de vida” por Camila Lehnhart Vargas.
- “A função da voz nos primórdios da constituição psíquica” por Amanda Schreiner Pereira.
- “Comparação entre instrumentos de avaliação da habilidade motora oral de recém-nascidos pré-termo para a introdução da alimentação por via oral” por Leila Sauer Prade.
- “Caracterização do desenvolvimento das habilidades motoras orais de crianças de 0 a 12 meses de idade nascidas pré-termo” por Raquel Coube de Carvalho Yamamoto.
- “Pseudopalavras favorecedoras para terapia fonológica” por Joviane Bagolin Bonini.
- “Caracterização de aspectos da produção articulatória do /r/ tap por análise instrumental e resultados de intervenção” por Luciana da Silva Barberena.
- “Adaptação e Validação de Instrumento de Avaliação Dinâmica das Habilidades Motoras da Fala” por Marileda Barichelo Gubiani.
- “Instrumento de Avaliação Fonológica (INFONO): desenvolvimento e estudos psicométricos” por Marizete Ilha Ceron.
- “Modelo de Estratos por Estimulabilidade e Complexidade dos Segmentos: desenvolvimento e aplicação em software.” por Ana Rita Brancalioni.
- “Correlação entre inteligibilidade da fala e a gravidade do desvio fonológico evolutivo” por Gabriele Donicht.