Os Laboratórios LELO (UFPel) e FONAPLI (UFSC) organizaram o 1º Workshop Ultrassonografia e Estudos da Fala, que ocorreu nos dias 8, 9 e 10 de novembro de 2017.
O 1º WUSEF ocorreu em novembro na UFSC. O evento reuniu investigadores que desenvolvem pesquisas sobre a linguagem típica e atípica, que empregam o ultrassom, associado ou não a outras tecnologias, a fim de melhor compreender o funcionamento e o processamento da fala.
Alan Wrench, da Queen Margaret University, realizou palestra e curso avançado sobre o software Articulate Assistant Advanced (AAA), programa de computador por ele concebido e empregado em diferentes núcleos de pesquisa. O evento visou a reunir linguistas, professores de línguas estrangeiras e fonoaudiólogos. Eleonora Albano (UNICAMP), Marcia Keske-Soares (UFSM), Helena Bolli Mota (UFSM) e Larissa Berti (UNESP) estavam presentes e participaram das mesas redondas programadas.
O grupo de pesquisa do LabFala foi representado pela Prof Dra Marcia Keske-Soares e pela Mestranda Letícia Bitencourt Uberti que levaram trabalhos desenvolvidos pelo laboratório.
Trabalhos apresentados no I WUSEF:
“Ultrassonografia dos movimentos de língua de [ɾ] tap em crianças atípicas.”
Isadora Mayer Rosado, Luciana da Silva Barberena, Denis Altieri de Oliveira Moraes, Larissa Cristina Berti, Marcia Keske-Soares
“Caracterização por idades dos movimentos de língua na ultrassonografia de crianças típicas e atípicas.”
Letícia Bitencourt Uberti, Luciana da Silva Barberena, Denis Altieri de Oliveira Moraes, Larissa Cristina Berti, Marcia Keske-Soares
“Aplicação prática da Ultrassonografia dos movimentos de língua através da análise qualitativa e quantitativa.”
O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações.
Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.
Se você está procurando a
Comissão de Acessibilidade da UFSM, clique aqui.
Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG
(Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico).
O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.
Na parte superior do site da UFSM existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste.
Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.
Os padrões de atalhos do governo federal são:
Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.
Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.
Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se diretamente em sua busca interna.
No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.
Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.
No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.
Ao final desse texto, você poderá baixar alguns arquivos que explicam melhor o termo acessibilidade e como deve ser implementado nos sites da Internet.