Ir para o conteúdo INCT Ir para o menu INCT Ir para a busca no site INCT Ir para o rodapé INCT

Pesquisadores do INCT-GD realizam workshop de projeto de P&D em transformadores na quarta maior Hidrelétrica do País

Um grupo de pesquisadores vinculados ao INCT-GD apresentaram, nos dias 25 a 28 de Novembro, um projeto de Pesquisa e Desenvolvimento na Usina Hidrelétrica Santo Antônio, em Porto Velho – Rondônia.

O projeto visa estabelecer uma parceria com a Usina para o desenvolvimento de um software para supervisão e controle dos transformadores que elevam a tensão gerada pelas turbinas instaladas na Hidrelétrica.

Segundo o professor Vitor Bender, pesquisador do do projeto, um software específico para o monitoramento desses transformadores é essencial para assegurar que a demanda de energia estimada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que é a entidade responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica do Sistema Interligado Nacional (SIN), seja atendida. Segundo ele, “como temos diversos parâmetros sendo monitorados continuamente, como temperatura do óleo refrigerante, potência elétrica despachada, dentre outros, podemos conhecer o estado em tempo real do transformador. Além disso, a partir de modelos computadorizados realísticos que fizemos da máquina no Laboratório de Simulações Computacionais Avançadas (LabSIM), uma vez que tenhamos informações do ONS, podemos predizer qual será o comportamento daquele transformador para aquela carga demandada no futuro.

O projeto se estenderá até 2021 e envolverá mais de 15 pessoas dos laboratórios de Média Tensão e Simulações Computacionais Avançadas instalados no Instituto de Redes Inteligentes da UFSM e vinculados ao INCT-GD.