Ir para o conteúdo INCT Ir para o menu INCT Ir para a busca no site INCT Ir para o rodapé INCT

Conheça o INCT: Laboratório de Média Tensão

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Geração Distribuída de Energia Elétrica (INCT-GD), juntamente com o Instituto de Redes Elétricas Inteligentes (INRI), ambos vinculados a Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, abrigam o Laboratório de Ensaios de Equipamentos de Média Tensão. Coordenado pelo professor Rafael Beltrame, o Laboratório é composto por professores e alunos dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia de Controle e Automação da UFSM, com a função de oferecer serviços de ensaios de equipamentos de média tensão, com foco em transformadores de distribuição.

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Geração Distribuída de Energia Elétrica (INCT-GD), juntamente com o Instituto de Redes Elétricas Inteligentes (INRI), ambos vinculados a Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, abrigam o Laboratório de Ensaios de Equipamentos de Média Tensão. Coordenado pelo professor Rafael Beltrame, o Laboratório é composto por professores e alunos dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia de Controle e Automação da UFSM, com a função de oferecer serviços de ensaios de equipamentos de média tensão, com foco em transformadores de distribuição.

O Laboratório está em atividade desde 2014, através de um projeto iniciado pelo professor Tiago Marchesan. A ideia surgiu após a publicação de uma portaria interministerial, que restringia a comercialização de transformadores. Só poderia ser vendido aqueles que atendessem ao programa de etiquetagem PROCEL-INMETRO.

No Brasil, há somente dois laboratórios acreditados pelo órgão regulador a testar os equipamentos, ambos localizados no sudeste do País. Já empresas de grande porte têm em suas sedes laboratórios próprios para ensaiar seus equipamentos. Entretanto, periodicamente, o INMETRO determina que os produtos sejam também testados em laboratórios independentes. Neste contexto é que o Laboratório de Média Tensão é incluído.

Compra de equipamentos:

Atualmente o Laboratório está na fase final de aquisição dos equipamentos necessários para realização de todos os ensaios necessários para a adequada etiquetagem PROCEL-INMETRO. Com um investimento já realizado da ordem de quase R$1,8 mi, ainda resta adquirir um equipamento denominado “gerador de impulso atmosférico”, que permite verificar o comportamento de um transformador frente a uma determinada descarga atmosférica (raio). Esse equipamento está sendo adquirido através do projeto “Implantação de um laboratório para o ensaio de transformadores visando à confiabilidade e eficiência” financiado pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT) do Estado do Rio Grande do Sul com investimento da ordem de R$ 700.000,00.

Acreditação junto ao INMETRO:

Toda equipe técnica tem trabalhado para enquadrar os processos nos padrões requeridos pelo INMETRO. O principal desafio é a documentação dos procedimentos de ensaio à luz de normas de qualidade. Para isso, os laboratórios do Centro de Tecnologia da UFSM contam com o amplo apoio do Sistema de Gestão de Laboratórios (SGLAB), órgão que provê treinamentos e adequações para a acreditação junto aos órgãos reguladores.

Espera-se que o Laboratório de Média Tensão possa estar operando plenamente a partir do segundo semestre do ano que vem, prestando serviços a empresas em geral. É importante destacar que os recursos arrecadados servirão para financiar compras de equipamentos para a UFSM, bem como para garantir bolsas a alunos de graduação (estágio e iniciação científica), mestrado e doutorado, que atuam em áreas afins aos serviços prestados pelo Laboratório.

Ainda segundo Beltrame, o Laboratório pretende no futuro também ensaiar aparatos de proteção individual (EI) e coletivos (EPC), além de cabos létricos e todos os cases de equipamentos que compõem os sistemas de média tensão.

O Laboratório de Média Tensão localiza-se no Campus da UFSM, junto ao Instituto de Redes Elétricas Inteligentes (INRI), no prédio 9E.

Equipe do Laboratório de Média Tensão