Laboratório Corpus/PPGL (UFSM) marca presença na abertura do V SEAD (UFRGS)
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De 20 a 23 de setembro aconteceu no Salão de Atos da UFRGS, sala II, em Porto Alegre, o V SEAD Seminário de Estudos em Análise de Discurso com o tema O acontecimento do discurso: filiações e rupturas. O evento contou a presença de pesquisadores de todo país, entre eles, professores e alunos do PPGL, área de estudos lingüísticos, desta instituição. A conferência de abertura Para onde vai a Análise de Discurso? Qual o seu objeto? teve as ilustres participações de Paul Henry (CNRS), filósofo francês, considerado como um dos fundadores da Análise de Discurso de Escola Francesa; e Eni Orlandi (UNICAMP/UNIVAS), pesquisadora brasileira que é considerada fundadora da Análise de Discurso no Brasil, sob a coordenação da profª. Dr. Amanda Eloina Scherer (UFSM), coordenadora do Laboratório Corpus Laboratório de Estudo da Linguagem PPGL/UFSM. Na programação, os simpósios tematizaram questões pertinentes à AD, entre elas, a noção do real e seus desdobramentos, o ideológico e o político numa dimensão discursiva, o desafio frente a outras/novas materialidades, releituras da noção de arquivo hoje, o acontecimento discursivo como gesto de interpretação, contribuições da área para o ensino e, também, o papel do analista de discurso na sociedade. Já as mesas-redondas versaram sob o ideológico e o político numa dimensão discursiva, a Análise de Discurso, a Arte e a Psicanálise, e a relação da AD com áreas vizinhas. Além disso, alunos de iniciação científica, mestrandos e doutorandos de diversas instituições apresentaram seus trabalhos nas sessões de pôsteres. Da UFSM, destacaram-se os trabalhos das acadêmicas Caroline Mallmann Schneiders (O funcionamento do discurso da e sobre a lingüística na produção do conhecimento: algumas considerações), Daiane da Silva Delevati, em co-autoria com Daiane Siveris, (Uma breve reflexão sobre o prefácio do minidicionário Luft), Daiane Siveris (Unidade e diversidade da língua: entre o mesmo e o diferente), Juciane Ferigolo Parcianello (A distribuição dos lugares do dizer pelo funcionamento da memória discursiva e da memória da língua), Juliane Tatsch (A representação da língua espanhola como elemento presente em textos que retratam o linguajar gaúcho) e Natiele Luiza Branco (Circulação de saberes nos dicionários: relações entre o sujeito gaúcho e o hispano-americano), sob a orientação das professoras Amanda E. Scherer, Eliana R. Sturza e Verli Petri da Silveira. O V SEAD teve a coordenação da profª. Maria Cristina Leandro Ferreira (UFRGS) e se realiza a cada dois anos.
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De 20 a 23 de setembro aconteceu no Salão de Atos da UFRGS, sala II, em Porto Alegre, o V SEAD Seminário de Estudos em Análise de Discurso com o tema O acontecimento do discurso: filiações e rupturas. O evento contou a presença de pesquisadores de todo país, entre eles, professores e alunos do PPGL, área de estudos lingüísticos, desta instituição. A conferência de abertura Para onde vai a Análise de Discurso? Qual o seu objeto? teve as ilustres participações de Paul Henry (CNRS), filósofo francês, considerado como um dos fundadores da Análise de Discurso de Escola Francesa; e Eni Orlandi (UNICAMP/UNIVAS), pesquisadora brasileira que é considerada fundadora da Análise de Discurso no Brasil, sob a coordenação da profª. Dr. Amanda Eloina Scherer (UFSM), coordenadora do Laboratório Corpus Laboratório de Estudo da Linguagem PPGL/UFSM. Na programação, os simpósios tematizaram questões pertinentes à AD, entre elas, a noção do real e seus desdobramentos, o ideológico e o político numa dimensão discursiva, o desafio frente a outras/novas materialidades, releituras da noção de arquivo hoje, o acontecimento discursivo como gesto de interpretação, contribuições da área para o ensino e, também, o papel do analista de discurso na sociedade. Já as mesas-redondas versaram sob o ideológico e o político numa dimensão discursiva, a Análise de Discurso, a Arte e a Psicanálise, e a relação da AD com áreas vizinhas. Além disso, alunos de iniciação científica, mestrandos e doutorandos de diversas instituições apresentaram seus trabalhos nas sessões de pôsteres. Da UFSM, destacaram-se os trabalhos das acadêmicas Caroline Mallmann Schneiders (O funcionamento do discurso da e sobre a lingüística na produção do conhecimento: algumas considerações), Daiane da Silva Delevati, em co-autoria com Daiane Siveris, (Uma breve reflexão sobre o prefácio do minidicionário Luft), Daiane Siveris (Unidade e diversidade da língua: entre o mesmo e o diferente), Juciane Ferigolo Parcianello (A distribuição dos lugares do dizer pelo funcionamento da memória discursiva e da memória da língua), Juliane Tatsch (A representação da língua espanhola como elemento presente em textos que retratam o linguajar gaúcho) e Natiele Luiza Branco (Circulação de saberes nos dicionários: relações entre o sujeito gaúcho e o hispano-americano), sob a orientação das professoras Amanda E. Scherer, Eliana R. Sturza e Verli Petri da Silveira. O V SEAD teve a coordenação da profª. Maria Cristina Leandro Ferreira (UFRGS) e se realiza a cada dois anos.
O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações.
Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.
Se você está procurando a
Comissão de Acessibilidade da UFSM, clique aqui.
Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG
(Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico).
O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.
Na parte superior do site da UFSM existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste.
Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.
Os padrões de atalhos do governo federal são:
Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.
Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.
Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se diretamente em sua busca interna.
No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.
Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.
No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.
Ao final desse texto, você poderá baixar alguns arquivos que explicam melhor o termo acessibilidade e como deve ser implementado nos sites da Internet.