Teses de Estudos Literários
ACIOLI, Maria Teresa Freitas Valle. Um Estudo da Ironia. (PUCRS/1995).
CABAÑAS, Teresa. Que Poesia é Essa?!….Poesia marginal: a estética ‘desajustada’. (UNICAMP/1999).
FARIA, Ângela Beatriz de Carvalho. Alice e Penélope na ficção portuguesa contemporânea. (UFRJ/1999).
FARIAS, Vera Elisabeth Prola. Representação da história e registro de identidade em Quarup, de Antonio Callado, e a Geração da Utopia, de Pepetela: nos impasses da modernidade. (UFSM/2007).
KHEDE, Sonia Salomão. Vias e desvios da representação: a narrativa brasileira contemporânea pós 64. (UFRJ/1987).
MILTON, Heloisa Costa. As histórias da história. Retratos literários de Cristóvão Colombo. (USP/1992).
MOREIRA, Maria Edinara Leão. A metalinguagem clariciana e a narrativa no tempo do eu-interior em A paixão segundo G.H. (UFSM/2010).
OURIQUE, João Luis Pereira. A poesia regionalista gaúcha como elemento de valorização do autoritarismo e da violência na região do Prata. (UFSM/2006).
RIBEIRO, Cristina Betioli. Um norte para o romance brasileiro: Franklin Távora entre os primeiros flocloristas. (UNICAMP/2008).
SANTOS, Pedro Brum. Retratos do Brasil: a representação da história na ficção pós-70. (PUCRS/1995).
VIANA, Vera Lúcia Lenz. William Faulkner e Autran Dourado: Poéticas em comparação. (UFRGS/2001).
Dissertações de Estudos Literários
ANDRÉ, Sônia Nickel. A trajetória da ‘Mão do Ouro’ na literatura gaúcha. (FURG/2006).
BARICHELLO, Jovana Bertoldo. São Bernardo: estudo da personagem Paulo Honório. (UFSM/2002).
BERNED, Pablo Lemos. De impossibilidade e limites da representação de três textos de Marguerite Duras. (UFSM/2009).
BEVILAQUA, Ceres Helena Ziegler. Uma Poética Experimental: o romance de Osman Lins. (PUCRS/2000).
BOEIRA, Tenisa Zanoto. Érico Veríssimo: literatura e filosofia. (UCS/2006).
BRUN, André Adriano. O trançado da morte nas tramas do tempo: uma leitura da condição feminina em ‘Cartilha do Silêncio’ e ‘A dança dos cabelos’. (UNIOESTE/2008).
BUZZETTO, Ana Lúcia Leal. Um Quarto de Légua em Sonho. (UFSM/2003).
CALEGARI, Lizandro Carlos. Lírica e crítica social: a representação do autoritarismo em Carlos Drummond de Andrade. (UFSM/2004).
CARDOSO, Ana Maria. ‘Nove novena’, função estética e tessitura narrativa. (PUCRS/1998).
CARDOSO, Cristina. ‘A república dos sonhos’ e o registro ficcional da memória. (UFSM/2001).
COSTA, Gustavo Machado. Ressonâncias órficas em ‘Os quatro cantos do tempo’, de David Mourão-Ferreira. (UFSM/2008).
DELAVY, Zilá Terezinha Teixeira. ‘Estorvo’ e a Pós-Modernidade. (UFSM/1996).
DEUSCHLE, Agnes Hübscher. Figurações do indígena na ficção rio-grandense. (UFSM/2008).
DINIZ, Ana Maria. O limiar entre o passado e o possível em ‘Quase memória quase romance’, de Carlos Heitor Cony. (PUCRS/2003).
DORNELLES, Ana Lariça de Mello. As personagens femininas em ‘A jangada de pedra’ e ‘O amigo distante’ – uma possibilidade de estudo comparativo. (UFSM/2000).
DRESCH, Graciela. A representação da identidade nacional em figuras femininas de Aluísio Azevedo. (UFSM/2005).
ESTIMA, Vinícius Marques. A ‘história da literatura do Rio Grande do Sul’, de Guilhermino Cesar: o inventário do período de formação da literatura sul-rio-grandense. (FURG/2009).
ESTIVIL, Patrícia Virginia Cuevas. Do ascetismo de Dom Quixote a Borges: releituras da nova novela histórica latino-americana. (UNIOESTE/2008).
FABRÍCIO, Valéria de Castro. Revelação de Criação no Capítulo ‘A Luta’ de ‘Os Sertões’. (UFSM/2000).
FERNANDES, Fabrício Flores. Rasura e Emenda: a Paródia em ‘História do Cerco de Lisboa’. (UFSM/2003).
FERNANDES, Neiva Maria Graziadei. Identidades: uma visão comparatista de ‘primavera com uma esquina rota’ de Mario Benedetti e ‘La canción de nosotros’ de Eduardo Galeano.(UFSM/2002).
FONSECA, Orlando. Na Vertigem da Alegoria: militância poética de Ferreira Gullar. (UFSM/1991).
FRÜH, Nidia Moreira. O espaço – o simbólico em ‘Verão no aquário’. (UFSM/2005).
GHISLENI, Elemar. A Representação do Sonho Americano na obra ‘Já não Gosto de Chocolates’, de Álamo Oliveira. (PUCRS/2000).
GOMES, Márcia Neves. O Amor na Poética de Carlos Drummond de Andrade. (UFSM/1999).
FERNANDES, Neiva Maria Graziadei. Identidades: uma visão comparatista de ‘primavera com uma esquina rota’ de Mario Benedetti e ‘La canción de nosotros’ de Eduardo Galeano.(UFSM/2002).
FONSECA, Orlando. Na Vertigem da Alegoria: militância poética de Ferreira Gullar. (UFSM/1991).
FRÜH, Nidia Moreira. O espaço – o simbólico em ‘Verão no aquário’. (UFSM/2005).
HOLZSCHUH, Gisele Jacques. História e Cultura – Interpretações Figurais em ‘A Estranha Nação de Rafael Mendes’. (UFSM/2002).
LANZIERO, Beatriz de Jesus Santos. Portugal, o cais à procura da costa, articulações entre ficção, história, memória e identidade. (UFRJ/2001).
LEÃO, Ademar. Dois irmãos: um romance às margens do negro uma análise da obra de Milton Hatoum. (UFSM/2005).
LIMA, Elvira da Silva. Carnavalização em ‘O Vampiro de Curitiba’: uma possibilidade de leitura. (UFSM/1996).
LIMA, Silvani Lopes. História, mito e identidade em ‘O conquistador’, de Almeida Faria. (UFSM/2006).
MACHADO, Ivânia da Silva. ‘L’Ingénu’ de Voltaire: une étude et une traduction du conte em portugais. (UFRGS/2000).
MACHADO, Renata de Albuquerque. Pela via do desejo: a subjetividade feminina das personagens de Clarice Lispector. (UFSM/2000).
MACIEL, Adriana Macedo Nadal. ‘Spice in the melting pot : the house on mango streer’, de Sandra Cisneros e ‘How the García girls lost their accents’, de Julia Alvarez. (UFSM/2007).
MARTINS, Lucelia Rodrigues. A sátira : uma estrada nova na obra de Cyro Martins. (UFSM/2004).
MONFARDINI, Adriana. Construções identitárias em ‘Maina Mendes’ de Maria Velho da Costa. (UFSM/2005).
MOURA, Soní Pacheco. Uma varanda em outros páramos : o real-maravilhoso em Mia Couto e Juan Rulfo. (UFSM/2003).
NUNES, Geice Peres. As ressonâncias da literatura popular do nordente no ‘Romance d’a pedra do reino e o príncipe do sangue do vai-e-volta’. (UFSM/2010).
OLEIRO, Thiago Porto. As vertentes temáticas na contística de Sergio Faraco. (FURG/2010).
OLIVEIRA, Ana Maria Dantas Cunha de Miranda. Contribuição para o estudo da ironia em ‘Uma campanha alegre’ de Eça de Queirós. (UNICAMP/1990).
OLIVEIRA, Fabíola Castro de. Une etude et la traduction de Deux contes fantastiques de Jean Ray. (UFRGS/2007).
OURIQUE, João Luis Pereira. Poesia e história em Aureliano de Figueiredo Pinto. (UFSM/2002).
PEREIRA, Claudiany da Costa. A Formação da Consciência Nacional: ’Iracema’ e ‘Breviário das Terras do Brasil’. (PUCRS/2000).
PEREIRA, Nilza Mara. A utilização do elemento grotesco na construção do discurso da obra ‘O conquistador’ de Almeida Faria. (UFSM/2006).
PINTON, Francieli Matzembacher. ‘A Cidade dos Padres’: uma construção às avessas. (UFSM/2003).
POHL, Angelo Inácio. Representações de guerra: o conflito com o Paraguai e a narrativa nacional na obra ‘A retirada da Laguna’ de Visconde de Taunay – a identidade nacional e a integraçãoplatina. (UFSM/2005).
PREVEDELLO, Tatiana. Mimese e realidade em ‘O ano da morte de Ricardo Reis’. (UFSM/2006).
REGO, Antônio José e Silva. Elementos Históricos e Sociais no Romance ‘Um Manicaca’ de Abdias Neves. (PUCRS/2000).
REMPEL, Marciane Cristina. A Representação da Mulher Alemã em ‘A Ferro e Fogo’ e ‘Videiras de Cristal’. (UFSM/2000).
ROBERTO, Maria Leda Rodrigues. Os Sentidos e a Tira Humorística: efeitos de pré-construído em ‘As Cobras’, de L. F. Veríssimo. (UFSM/2001).
RODRIGUES, Rosane Vontobel. Lendo regionalismo pelo intimismo em ‘Romance no Rio Grande’ de Reynaldo Moura. (UFSM/ 2003).
SÁ, Janaína da Silva. Intertextualidade e verossimilhança: história e tradição em ‘Vícios e virtudes’ de Helder Macedo. (UFSM/2006).
SANTOS, Elaine dos. Da Opulência à Decadência: memória, mito e história em ‘Camilo Mortágua’. (UFSM/2000).
SANTOS, Sione Gomes dos. Sepé Tiaraju, herói literário: figurações da identidade. (UFSM/2006).
SARTORI, Edimara Luciana. Individualismo, Fragmentação e Vazio em ‘Bolor’ de Augusto Abelaira. (UFSM/2002).
SCHREIBER, Tânia Beatriz. Figura de ficção em Reynaldo Moura: ‘A ronda dos anjos sensuais’ (1935) e ‘O crime do apartamento’’ (1965). (PUCRS/2010).
SECKLER, Katia Luisa. Sátira e crítica social no romance ‘Os tambores silenciosos’, de Josué Guimarães. (UFSM/2009).
SILVA, Adriana Camponogara Aires da. O maravilhoso na composição da história de ‘Memorial do Convento’. (UFSM/2002).
SILVA, Angelise Fagundes. Aldyr Schlee e o entrelugar: a questão da fronteira em ‘Uma terra só’. (UFSM/2010).
STOLL, Lauria Cristine. Mito Fáustico e Puritanismo Religioso em ‘Valsa para Bruno Stein’, de Charles Kiefer. (UFSM/2001). (2 exemplares)
STRUNCK, Erudita Zachow. Representação da mulher em contexto repressor na ficção de Luiz A. A. Brasil: estudo de uma personagem. (UFSM/2002).
TAVARES, Enéias Farias. ‘Otelo – o Mouro de Veneza’, de Shakespeare: crítica e tradução literária. (UFSM/2007).
TORRES, Rosalilia Silveira. As Múltiplas Faces da História em ‘Videiras de Cristal’. (UFSM/1996).
TRESOLDI, Tiago. A teorização e a prática do romance histórico em ‘Os noivos’, de Alessandro Manzoni. (FURG/2010).
WILHELM, Marisa Teresinha Scotta. Considerações sobre gênero, motivos e espaço: a gauchesca em ‘Dom Segundo Sombra’. (UFSM/2007).
WIZNIEWSKY, Larry Antonio. Angelus Contraculturalis (Caio Fernando Abreu Crítico da Contracultura). (UFSM/2001).