Teses de Estudos Linguísticos
AYRES, Carlos Renê. A constituição do discurso midiático ou a insistência do dizer- jogos polissêmicos parafrásticos. (UFSM/2007). (2 exemplares)
BALDINI, Lauro José Siqueira. Um linguista na terra da gramática. Campinas. UNICAMP, 2005.
BARBAI, Marcos Aurélio. Discurso e identificação: o migrante brasileiro clandestino deportado. (UNICAMP/2008).
BECK, Maurício. Um outro mundo é possível? Do fim da história a outros sentidos possíveis. (UFSM/2005). (3 exemplares)
BRUM DE PAULA, Mirian Rose. L’apropriation de la temporalite morphologique en langue etrangere: contextes linguistiques d’emergence et de structuration. (Université Paris X/1998).
CABRAL, Sara Regina Scotta. Estrutura textual e transitividade: a carta do leitor como construção da experiência. (UFSM/2002).
CARSON, Neusa M. Phonology and Morphosyntax of macuxi (Carib). (Universidade do Kansas/1981).
CERVO, Larissa Montagner. Língua, patrimônio nosso (UFSM/2012).
DIAS, Cristiane Pereira. A discursividade da rede (de sentidos): a sala de bate-papo hiv. (UNICAMP/2004). (2 exemplares)
DIAS, Juciele Pereira. Um gesto de interpretação na história do conhecimento linguístico brasileiro: a definição do nome gramática. (UFSM/2012). (2 exemplares).
DIAS, Luiz Francisco. Os sentidos do idioma nacional: as bases enunciativas do nacionalismo linguístico no Brasil. Campinas, UNICMAP, 1995.
GIERING, Maria Eduarda. Heterogeneidade e Organização Discursiva. (PUCRS/1998)
GHIRALDELO, Claudete Moreno. As representações de língua materna: entre o desejo de completude e a falta do sujeito. (UNICAMP/2002).
GIL, Beatriz Cerisara. Remémoration et histoire dans lês mémoires d’outre-tombe de F.-R. de Chateaubriand et leur traduction em Portugais. (UFRGS/2008).
GONÇALVES, Susana da Silveira. A História de Instrumentos Linguísticos no Sul: o lugar de Celso Pedro Luft. (UFSM/2009).
IRALA, Valesca Brasil. A reinstitucionalização como prática: entre o jogo de rir com e o jogo de rir do professor. (UCPel/2009).
KESSLER, Themis Maria. A surdez que se faz ouvir: sujeito, língua e sentido. (UFSM/2008).
LAGAZZI-RODRIGUES, Suzy. A discussão do sujeito no movimento do discurso. (UNICAMP/1998).
LEÃO, Rosaura Maria Albuquerque. A leitura no livro didático de língua portuguesa: Outras formas de dizer o mesmo. (UFSM/ 2007). (2 exemplares)
LECLERCQ, Hélène. La Conversion D’Enseignants des Nouveaux Länder de L’Allemagne en Professeurs de FLE. (Université de la Sorbonne Nouvelle – Paris III/1992).
MARTINS, Taís da Silva. Efeitos de Sentido na Disciplinarização de uma Teoria. (UFSM/2012).
MEDEIROS, Caciane Souza de. Sociedade da Imagem: a (re)produçaõ de sentidos da mídia do espetáculo. (UFSM/2010).
MENEGAT, Clarice Teresinha Arenhart. A obra de Celso Pedro Luft, tensão entre gramática e lingüística. (PUCRS/2004).
NUNES, José Horta. Discurso e instrumentos linguísticos no Brasil: dos relatos de viajantes aos primeiros dicionários. (UNICAMP, 1996).
OLIVEIRA, Simone de Mello de. Os blogs de divulgação científica: informação, notícia, divulgação. (UFSM/2011).
ORTIZ, Elsa Maria Nitsche. O Povo Cala e Fala: o discurso do samba-enredo de 1964/65 a 1989/90. (PUCRS/1995).
PIRES, Vera Lúcia. Discurso e Relações de Gênero: sob o signo da contradição, o rompimento com o senso comum e a instauração do sentido-outro. (PUCRS/1999).
RODRIGUES, Marne Rodrigues de. O Restabelecimento da Coesão e da Coerência no Texto Traduzido. (UFRGS/1999)
ROSA, Marluza Terezinha da. Entre uma língua e outra: desdobramentos das designações língua materna e língua estrangeira no discurso do sujeito pesquisador da linguagem. (UFSM/2009).
SCHNEIDERS, Caroline Mallmann. Atravessamento de saberes nos estudos sobre a linguagem no/do Brasil nos anos 50. (UFSM/2011).
SCHERER, Amanda Eloina. La Formation D’Enseignants et sés Effets sur L’Enseignement du FLE dans le Contexte Brésilien. (Université de Franche-Comté/1992).
SETTINERI, Francisco Franke. Quando falar é tratar: o funcionamento da linguagem nas intervenções do psicanalista. (PUC/2001).
SILVEIRA, Verli Petri da. Imaginário sobre o gaúcho no discurso literário. (UFRGS/2004). (2 exemplares)
STÜBE NETTO, Angela Derlise. Tramas da subjetividade no espaço entre-línguas: narrativas de professores de Língua portuguesa em contexto de imigração. (UNICAMP/2008).
STURZA, Eliana Rosa. Línguas de fronteira e política de línguas. Uma História das Idéias Lingüísticas. (UNICAMP/2006). (2 exemplares)
TASCHETTO, Tânia Regina. A Presença do Sujeito em Discursos Acadêmicos: uma análise em projetos de pesquisa. (PUCRS/2002).
VENTURINI, Maria Cleci. Rememoração/comemoração: prática discursiva de constituição de um imaginário urbano. (UFSM/2008) (2 exemplares, versão em cd anexada).
Dissertações de Estudos Linguísticos
ALVAREZ, Isaphi Marlene Jardim. Falar apaisanado: uma forma de designar as línguas na fronteira. (UFSM/2009).
ARAÚJO, Paulo Roberto Marcolla. Prática Escolar e Discurso: o professor de língua inglesa da 6ª DE. (UFSM/1997).
BARROS, Renata Chrystina Bianchi de. A gagueira e sua terapêutica: um estudo discursivo da escrita como possibilidade de recurso terapêutico. (UNICAMP/2004).
BEVILAQUA da SILVA, Raquel. Yo! Narratividade urbana: os gritos da periferia. (UFSM/2005).
BRUM DE PAULA, Mirian Rose. Communication exolingue et F.L.E: etrangers et natifs face a des enjeux communicatifs. (FRANCHE-COMTE/1990).
CERVO, Larissa Montagner. Do lugar do lingüista e da língua como objeto de divulgação. (UFSM/2008). (2 exemplares).
COSTA, Maria Iraci Sousa. A definição atribuída à designação “sintagma”: deslocamento e efeitos de sentido. (UFSM/2012)
DENTI, Arizangela. Reflexões histórico-discursivas sobre o lugar da linguística no circuito editorial universitário brasileiro. (UFSM/2003).
DIAS, Cristiane Pereira. O Falar de Si como Marca Constitutiva de Alteridade. (UFSM/2000).
enunciativas do nacionalismo linguístico no Brasil. Campinas, UNICMAP, 1995.
ECKERT-HOFF, Beatriz Maria. O Dizer na Prática: um discurso constitutivo da formação do sujeito-professor. (UFSM/2000).
ELEODORO, Débora Raquel Massmann. Referência às identidades no processo de aquisição de um novo sistema lingüístico: operações cognitivo-textuais em narrativas de cunho pessoal. (UFSM/2005).
FENSTERSEIFER, Anique Cristine Barreto. O Descendente de Alemão no Brasil: um estudo a partir das representações sociais na comunidade de Agudo-RS. (UFSM/1997
VARGAS, Rejane Maria Arce. Ponte para o devir: um trajeto por entre saberes discursivos. (UFSM/2008).
VILLELA, Adriana de Souza. O Mesmo e o Diferente na Constituição do Discurso das Novas Tecnologias. (UFSM/2000).
GAUTÉ, Célia Cristina de Almeida. A gíria de farda: análise da fala de caserna na escola de aperfeiçoamento de sargentos do exército. (UFSM/2000). (2 exemplares)
GIACOMELLI, Karina. Um jogo de máscaras: a(s) heterogeneidades enunciativas e o discurso pedagógico sobre os conteúdos de ensino. (UFSM/2002).
HUBERT, Laura Beatriz Spanivello. Rupturas da Linearidade em Narrativas Orais. (UFSM/2002).
MARCHESAN, Ana Rita Bandeira. O Discurso do Memorial: da busca à realização. (UFSM/2001) (3 exemplares)
MARTINS, Taís da Silva. Emergência, Movimento e deslocamento da disciplinarização da Análise de Discurso no RS. (UFSM/2008).
MEDEIROS, Caciane Souza de. A constituição de efeitos de sentidos na formulação do discurso sobre a sexualidade: a pergunta que permanece. (UFSM/2004).
NASSAR, Carmen Deleacil Ribeiro. A Constituição do Discurso nos Ementários: o lugar da cultura nas ementas das disciplinas de língua francesa na Universidade Federal de Santa Maria. (UFSM/2002). (2 exemplares)
OLIVEIRA, Simone de Mello de. Diário íntimo e/ou blog: o mesmo e o diferente na cultura do ciberespaço. (UFSM/2005).
PORTO, Daniela Ilha. A reinterpretação: um estudo a partir da semântica argumentativa. (PUC/2004).
SCHMITT, Michele. Da incompletude da linguagem na materialidade metálica. (UFSM/2006).
SILVA, Marcelo da. Constituição, formulação e circulação do discurso jurídico: a designação dano moral produzindo efeitos de sentido. (UFSM/2007). (2 exemplares)
SILVA, Regis Bueno da. A Caracterização do Sujeito-Francês via Portraits. (UFSM/1998).
SILVA, Rosicléia Della Méa da. O Teatro de Identidade: um estudo a partir de um sujeito com Síndrome de Down. (UFSM/1996).
SILVEIRA, Verli Fátima Petri da. A Constituição do Discurso do FLE: uma possibilidade de leitura do avant-propos do manual didático Espaces I. (UFSM/1998).
SIVERIS, Daiane. Língua, sujeito e história: implicações da noção de função-autor na produção dicionarística de Caldas Aulete. (UFSM/2012).
VARGAS, Rejane Maria Arce. Ponte para o devir: um trajeto por entre saberes discursivos. (UFSM/2008).
VILLELA, Adriana de Souza. O Mesmo e o Diferente na Constituição do Discurso das Novas Tecnologias. (UFSM/2000).
WENDISCH, Gabriela. Gramaticalização do Passé composé em narrativas orais: um estudo de caso. (UFSM/2005).
WITTKE, Cleide Inês. Uma Leitura do Funcionamento Discursivo da Descrição Escolar no Caso de Três Manuais de Língua Estrangeira dos Anos 60. (UFSM/1999).
WOLLENHAUPT, Solange de Fátima. O gênero coluna esportiva: informação e opinião. (UFSM/2004).
XAVIER, Rosemary Candaten. Leonor Scliar Cabral: uma historicidade possível na produção do saber sobre a lingüística na mídia impressa no RS. (UFSM/2004).