CORPUS – Laboratório de Fontes de Estudo da Linguagem O Laboratório de Fontes de Estudo da Linguagem reúne pesquisadores ligados a dois GRPesq: Linguagem, Sentido e Memória e Literatura e História, com o objetivo de disponibilizar acervos, incentivar o trabalho de recuperação de fontes e desenvolver uma dinâmica de seminários, exposição de material, reuniões de estudo e de trabalho, enfim, apresenta-se como um espaço propício à formação de jovens pesquisadores e de desenvolvimento de pesquisas na área de Letras e Linguística, através da temática história, língua e memória.
O Laboratório conta hoje com seis (06) professores que atuam no Programa de Pós-graduação e na Graduação em Letras da UFSM, bem como com profissionais de outras instituições conveniadas. As atividades desenvolvidas por eles promovem a integração entre a graduação e a pós-graduação, o que se concretiza, não somente pelas orientações, mas também pela inserção de alunos de diferentes níveis em seminários e grupos de estudo, estabelecendo relações inter institucionais, todos através de projetos de pesquisa em conjunto.
O Laboratório Corpus, em seus 14 anos de existência e pleno funcionamento, vem respondendo à necessidade de formação de novos pesquisadores. Já passaram pelo Laboratório mais de 35 estudantes, hoje, mestres atuando em diversas instituições de ensino superior, bem como mais de 09 estudantes, hoje doutores, vinculados atualmente a quatro programas de pós-graduação.
Quando o Corpus foi fundado, foi criada também a rede de pesquisa que reúne professores das mais diferentes instituições de ensino superior do lado oeste dos estados da região sul que têm participado das diversas atividades promovidas pelo Laboratório, fazendo com que o avanço na reflexão sobre os fenômenos da linguagem, nesta região, tomem forma através de projetos integrados e que novos pesquisadores sejam formados. Portanto, o Laboratório constitui-se como um espaço de estudo, reflexão e discussão acerca de língua e literatura nas peculiaridades que lhe são próprias na região.