Ir para o conteúdo Corpus Ir para o menu Corpus Ir para a busca no site Corpus Ir para o rodapé Corpus

Amanda Eloina Scherer é a Patronesse da 51ª Feira do Livro de Santa Maria

A Feira do Livro de Santa Maria, que já é um marco na cidade e região, teve sua 51ª edição oficialmente lançada em uma solenidade em abril. O evento, que contou com a presença de diversas autoridades e representantes da cultura local, reafirmou o compromisso da cidade com a promoção da leitura e o incentivo à cultura. A patronesse desta edição é a professora titular de Linguística do Centro de Artes e Letras (CAL) da UFSM, Amanda Eloina Scherer, que também é fundadora e compõe a equipe do nosso Laboratório Corpus há 25 anos. “Receber a designação de patronesse da 51ª edição deste evento é uma honra muito grande, que não cabe em mim”, pontuou a patronesse, professora Amanda Scherer.

O concurso cultural “Sobre o meu lugar contando histórias” tem como tema “Paisagens. Lembranças. História. Vida” e é voltada para alunos do 8º ao 9º ano da rede pública do município. A ideia do concurso surgiu a partir das fortes chuvas que assolaram o Estado durante o mês de maio. De acordo com a patronesse dessa 51ª edição, Amanda Scherer, é impossível ficar sem reação diante do que aconteceu principalmente quando o mundo do livro no município faz a sua festa. Para a educadora, entender a natureza e seus desafios demanda leitura, aprendizado e o conhecimento produzido sobre ela.

O concurso é dividido em quatro etapas. A primeira envolve a produção do texto sobre a temática e a inscrição. “A partir de palavras como: paisagem, lembranças, língua, história, semente, vida, elas devem servir, como uma espécie de fio condutor, com valor simbólico, para que crianças de cada bairro de Santa Maria possam descrever o seu entorno e associá-las à natureza à sua volta”, explica a pesquisadora Amanda Scherer sobre a temática. Com a seleção de 38 textos produzidos por alunos dos 8º e 9º da Rede Municipal de Ensino (RME), o concurso teve uma nova etapa em que os alunos classificados participaram da imersão “Contando as histórias de Santa Maria”, com palestras e vivências com professores do Centro de Documentação e Memória da UFSM, no LabCriativo. Na sequência, já nas suas escolas, os alunos fizeram um relato para suas turmas e organizaram com os colegas um mural sobre seus textos com fotos e uma descrição pormenorizada da geografia e da geologia de sua redondeza. Na quarta etapa, acontecerá uma exposição dos murais durante a Feira do Livro, quando haverá uma votação com urna para escolher os cinco melhores trabalhos, com as equipes defendendo o referido trabalho.

A professora Amanda Scherer conta que a inspiração para o concurso surgiu a partir de uma conversa com seus sobrinhos-netos após as fortes chuvas que atingiram ao Rio Grande do Sul, em maio deste ano. “Eles me questionaram o que podemos fazer para que situações como estas não ocorram novamente e eles são crianças, que não entendiam a linguagem dos cientistas que apareciam nas reportagens sobre o assunto. A partir do olhar deles, entendi que poderíamos trabalhar isso em maior escala, e assim surgiu a ideia do Concurso Cultural da Feira do Livro com o tema paisagem – lembranças – história – vida. Porque pensar a nossa história, as nossas vivências, o local em que estamos são maneiras de pensarmos também no futuro e no que buscamos”, salienta a patronesse.

Ao longo da Feira do Livro, Amanda Eloina Scherer estará presente em diversas atividades, onde compartilhará com o público suas notáveis experiências, seus incontestes conhecimentos e sua nada secreta paixão pelos livros.

Confira a programação geral da 51ª edição da Feira do Livro de Santa Maria aqui.

Texto: Poliana Rosin Fenner – Integrante Laboratório Corpus