Ir para o conteúdo Corpus Ir para o menu Corpus Ir para a busca no site Corpus Ir para o rodapé Corpus

MEMBROS DO LABORATÓRIO CORPUS TÊM TRABALHOS CITADOS EM MATÉRIA DE BLOG FRANCÊS SOBRE ANÁLISE DO DISCURSO

A série “L’analyse du discours autrement”, escrita e publicada pela linguista francesa Marie-Anne Paveau no blog Pensée du Discours, em sua 10ª publicação menciona a tese de doutoramento de Kelly Fernanda Guasso da Silva, membro do Laboratório Corpus, produzida e defendida no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), bem como menciona o livro de Maurício Beck, egresso do PPGL/UFSM e do Laboratório Corpus, feito em colaboração com Phellipe Marcel da Silva Esteves (UFF).

Na busca por observar, interrogar e desconstruir uma certa hegemonia do saber e da constituição disciplinar que os países do Norte (ou “dos Nortes”) definiram e impuseram, segundo Marie-Anne Paveau, foi criada a série de matérias “L’analyse du discours autrement”. Nessa série a autora propõe um olhar sobre a Análise de Discurso para além dos limites do Norte global, isto é, estendendo seu ponto de vista especialmente sobre os países considerados do Sul, visando uma expansão do conhecimento e de sua validade, bem como à transformação do mundo, praticando, conforme o título da série sugere, a Análise do Discurso de outra forma.

Paveau trata, na décima publicação da série, do movimento de introversion (ou “introversão”, em tradução nossa) que há, de acordo com a linguista, entre os pesquisadores de países do “ocidente do norte”. Esse movimento consiste em desconsiderar as publicações em áreas como a própria Análise de Discurso feita por países do Sul global e levar em conta apenas as que o próprio “Norte” faz; uma espécie de movimento inverso ocorre nos países do Sul. Segundo Paveau, no que se refere aos países do Sul, que tem por referência e às vezes como lei universal as propostas teóricas de autores do Norte, são produzidos trabalhos que se adequam às demandas de um público leitor desse citado ocidente do norte. A autora toma como ponto de partida a divulgação de um colóquio a ser realizado na França, intitulado “Actualité de Michel Pêcheux” (“Atualidade de Michel Pêcheux”, em tradução nossa), que acontecerá em fevereiro de 2025, no qual o comitê científico é majoritariamente brasileiro (inclusive a coordenadora do Laboratório Corpus, Profa. Verli Petri integra tal comitê internacional).

O olhar crítico de Paveau destaca que a bibliografia desse colóquio é composta por publicaçõesem outras línguas que não o português brasileiro, contendo apenas um artigo de autoria de Eni Orlandi. O artigo em questão é um dos inúmeros trabalhos de Eni Orlandi, que foram responsáveis por inserir na língua portuguesa o adjetivo “pecheuxtiano”, que não existe em francês, e que é usado com maior frequência pelos pesquisadores brasileiros da Análise de Discurso. Para Paveau, é graças aos trabalhos de Eni Orlandi no final dos anos 1980 e os que sucedem esse período que o nome de Pêcheux entrou no Brasil e tomou força, para além das viagens de estudo (e isso inclui formações doutorais ou pós-doutorais) que foram realizadas em uma conexão Brasil-França, isto é, pesquisadores brasileiros que foram à França ou o inverso. Além de Eni Orlandi, outro nome citado como importante para o desenvolvimento da AD no Brasil é o de Freda Indursky, professora aposentada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que possui fundo documental doado pela própria no Centro de Documentação e Memória, em Silveira Martins, que também é ligado ao Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria.

A partir de tais reflexões, a autora apresenta uma lista formulada por ela própria, que contém uma série de publicações brasileiras sobre Análise de Discurso, ou, mais especificamente, sobre o que concerne o nome de Michel Pêcheux, que, para a linguista: “É uma modesta seleção com relação ao grande número de trabalhos que existem, mas ela pareceu-me significativa e bastante representativa” (tradução nossa).A lista inicia com uma tese de 2021, de Kelly Fernanda Guasso da Silva, orientada pela Prof. Dra. Verli Fátima Petri da Silveira, ambas do Laboratório Corpus e com vínculo ao Programa de Pós-Graduação em Letras da UFSM, intitulada “Discursos que ressonam sentidos: por uma História das Ideias Discursivas a partir do autor Michel Pêcheux” que “assinala a presença viva de Pêcheux na análise do discurso brasileira”. Outros nomes e obras importantes da AD no Brasil são mencionados, tais como Eni Orlandi, Bethania Marianni, Mónica Zoppi, e Maurício Beck, egresso do PPGL/UFSM e do Laboratório Corpus, orientado em seus trabalhos de Pós-Graduação pela Prof. Dra. Amanda Eloina Scherer, e que, atualmente, é reconhecido por Paveau pela publicação do livro “Entrelinhas. Materialismo, discurso e arquivo“, produzido em parceria com Phellipe Marcel da Silva Esteves (UFF).

O que Marie-Anne Paveau propõe, conforme já dito, é fazer circular de alguma maneira obras que são tão importantes quando as do Norte e que trazem leituras diversas às problemáticas concernentes à Análise de Discurso. Citar participantes do Laboratório Corpus e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria e torná-los, de certa forma, internacionais, é uma grande conquista à instituição como um todo, UFSM, mas principalmente aos membros do Laboratório Corpus e do PPGL, por terem cumprido e por ainda cumprirem um papel de levar o conhecimento para além das portas da Universidade, através da formação de pesquisadores de excelência.

Erick de Queiroz Brittes

Gabriela Gonçalves Ribeiro

Verli Petri

(integrantes do Laboratório Corpus/PPGL/UFSM)