O Grupo de Estudos Linguísticos (GEL) da UFSM, coordenado pela professora Amanda Eloina Scherer, constitui-se como um projeto de pesquisa, ensino e extensão. O GEL teve início em 2003 e visa à discussão de conceitos-chave propostos por teóricos fundadores da Linguística e à formação de jovens pesquisadores.
Em 2015, o grupo retomou suas atividades, realizando encontros quinzenais, sempre realizados das 12h às 13h, no Laboratório Corpus. Nesse segundo semestre, os encontros do GEL foram dedicados para debater uma problemática saussuriana, tendo em vista a proximidade dos 100 anos de publicação da obra “Curso de Linguística Geral”, de Ferdinand de Saussure. O grupo recebeu professores convidados para debater sobre conceitos pertinentes à teoria saussuriana, bem como a relação com outros autores.
Para encerrar esse ciclo de debates sobre o linguista Ferdinand de Saussure, o grupo recebeu uma convidada especial para fazer a conferência de encerramento das atividades do GEL: Dr. Leci Borges Barbisan, da PUCRS.
A professora publicou nos últimos anos, em parceria com outros especialistas, importantes obras que abordam uma problemática saussuriana de grande relevância para refletir sobre os estudos da linguagem hoje. A convidada ministrou a conferência intitulada “A presença de Platão no pensamento de Ferdinand de Saussure sobre a linguagem”. O 13º (e último) encontro do GEL em 2015 foi realizado na terça-feira (24), no Laboratório Corpus.
Em sua fala, a pesquisadora enfatizou a relação entre linguística e filosofia para refletir sobre a linguagem e deteve-se sobre a teoria do valor linguístico, proposta por Saussure, para mostrar como essa problemática remete também a uma questão filosófica sobre a linguagem. A noção de alteridade, tal como foi proposta por Platão, em o Sofista, segunda a autora, permite também refletir sobre a importância da noção de valor lingüístico na sua relação com a noção de sistema.
O encerramento do ciclo de debates sobre Ferdinand de Saussure foi prestigiado por professores integrantes do Laboratório Corpus, pós-doutorandos, doutorandos, mestrandos e alunos de graduação e de iniciação científica.