Só a marca da pró-reitoria é suficiente para assinar um material de divulgação? Sim. O brasão da UFSM está contido na marca das pró-reitorias, de forma que sempre estará presente, independente de quem organiza a atividade. No caso de outras marcas, como de Unidades de Ensino, o brasão deve vir à direita das demais marcas “fechando a peça”.
Porém, caso o material tenha circulação externa (por exemplo, participação da UFSM na Feira do Livro da cidade), sugere-se o uso do brasão representando a instituição como um todo.
Quando tem mais de uma pró-reitoria organizando uma atividade, como usar as marcas? Usar apenas o brasão da UFSM e citar os setores envolvidos na organização no texto, matéria, etc. Caso a organização seja de uma pró-reitoria e um campus, priorizar a marca do campus uma vez que a mesma representa a cidade de realização da atividade.
Como usar as marcas em documentação oficial? Para documentos oficiais (memorandos, ofícios, instruções normativas), deve-se usar apenas o brasão da UFSM, citando o setor no texto do cabeçalho. Para tanto, deve-se seguir as Normas de Documentação Oficial.
Se tiver marcas de entidades externas, qual ordem utilizar? Depende de quem está organizando o evento. Se a UFSM está organizando: marcas de entidades externas apoiadoras/marcas dos setores da UFSM envolvidos na organização. Se o evento é externo, por exemplo, uma feira, uma parceria com a Prefeitura, utilizar apenas o brasão da UFSM, representando a instituição como um todo.
Como utilizar selos comemorativos? Se são selos que substituem a marca pelo período comemorativo, por exemplo CCSH 50 anos, utilizar apenas o selo na assinatura dos materiais. Caso o selo não substitua a marca – exemplos: selo comemorativo 60 anos da UFSM, selo UFSM contra a Covid-19 – eles não devem fazer parte da assinatura dos materiais, mas sim da arte como um todo, podendo ser posicionados no topo das peças (canto superior direito ou esquerdo).