Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Simanihot

SIMANIHOT

Pesquisa Em Atividade

Contato:

simanihot@gmail.com Prédio:77 – Departamento de Fitotecnia

Material Adicional

O Software


O programa Simanihot é um modelo matemático dinâmico baseado em processos (process – based model) que simula diversos processos ecofisiológicos da cultura da mandioca no passo de tempo de um dia. Foi desenvolvido pelo Grupo de Agrometeorologia da Universidade Federal de Santa Maria, para simular o crescimento, desenvolvimento e produtividade de mandioca no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. As variáveis meteorológicas diárias necessárias para rodar o modelo são: temperatura mínima, máxima e média diária do ar (°C), umidade relativa do ar (%), velocidade do vento (m.s -1), radiação solar global (MJ m -2 dia -1), precipitação (mm) e evapotranspiração (mm). O usuário pode selecionar a cultivar de mandioca em uma lista. É necessário informar também o município ou latitude para onde se deseja realizar a simulação, a densidade de plantas e a concentração de CO2 na atmosfera. Também é possível optar por simular na condição sem limitação por água e nutrientes, ou considerando o balanço hídrico do solo. Esse simulador possui duas opções de modelo de balanço hídrico, e a escolha vai depender do número de variáveis de entrada de solo disponíveis e do detalhamento dos resultados do balanço hídrico do solo que o usuário está interessado.

O Simanihot foi construído utilizando equações apresentadas em Matthews & Hunt (1994), e com equações e processos para as condições do Estado do Rio Grande do Sul apresentadas em Gabriel (2013) e Gabriel et al. (2014).

O Programa foi desenvolvido por professores e estudantes de graduação e pós-graduação da UFSM, com recursos da UFSM, Fapergs, e CNPq, e não pode ser comercializado, em nenhuma forma.
O Programa Simanihot deve ser usado em sistema operacional Windows. A máquina virtual Java (JVM), versão 1.6 ou superior, deve ser instalada, pois o programa desenvolvido em Java não pode ser executado sem a JVM. A Máquina Virtual Java pode ser baixada acessando o site http://www.java.com/pt_BR/download/installed.jsp?detect=jre&try=1

 

Já está disponível uma nova versão do Simanihot (versão 1.2).  Para baixar usando o sistema operacional windows,clique aqui.

 Aviso

Após realizar o download dos dados meteorológicos no site do INMET, no cabeçalho do arquivo retirar o espaço entre as variáveis “vento_vel” e “vento_rajada”. Após isso o arquivo pode passar pelo conversor de dados horários para dados diários normalmente.

 Importante: 
Na aba “Ajuda” do aplicativo, o usuário tem um tutorial e informações detalhadas sobre o uso e a validação do modelo no Rio Grande do Sul. Para baixar o tutorial do Simanihot clique aqui .
 Antes do primeiro uso, todo usuário do Simanihot deve informar à Equipe do Simanihot que irá usar o programa e onde usará os resultados (pesquisa, ensino, extensão ou consultoria), enviando mensagem de e-mail ao Prof. Nereu Augusto Streck (simanihot.ufsm@gmail.com , nstreck2@yahoo.com.br), coordenador e responsável pelo programa.

 

Referências:
GABRIEL, L. F. Simulação da produtividade de mandioca para o estado do Rio Grande do Sul. 2013. 92p. Dissertação (Mestrado em Agronomia) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013.

GABRIEL, L. F. ; STRECK, N. A. ; ROBERTI, D. R. ; CHIELLE, Z. G.; UHLMANN, L.O. ; SILVA, M.R. da ; SILVA, S. D. Simulating cassava growth and yield under potential conditions in Southern Brazil. Agronomy Journal, v. 106, p. 1119-1137, 2014.

MATTHEWS, R. B.; HUNT, L. A. GUMCAS: a model describing the growth of cassava (Manihot esculenta L. Crantz. Field Crops Research, v.36, p.69-84, 1994.

 


Cultivares


Abaixo apresentamos a descrição e caracterização morfológica e uma galeria de imagens das cultivares de mandioca para as quais foram e estão sendo realizadas as calibrações:

Cultivar Fepagro – RS 13
Uso : Forrageira
Ramificação : Dico-Tricotômica
Nº de lóbulos na folha : 6-7
Coloração do pecíolo: Verde
Coloração da haste: Verde-prata
Coloração da película das raízes: Marrom-clara

      

Cultivar Fepagro – RS 14

Uso : Forrageira
Ramificação : Dico-Tricotômica
Nº de lóbulos na folha : 6-7
Coloração do pecíolo: Verde
Coloração da haste: Verde-prata
Coloração da película das raízes: Marrom-clara

   

Cultivar Estrangeira

Uso : Mesa
Ramificação : –
Nº de lóbulos na folha : 7-9
Coloração do pecíolo: Rosado
Coloração da haste: Marron-prata
Coloração da película das raízes: Marron-escura

   

Cultivar Cascuda

Uso : Mesa
Ramificação : Dico-Quadricotômica
Nº de lóbulos na folha : 7-9
Coloração do pecíolo: Vermelho
Coloração da haste: Marron-prata
Coloração da película das raízes: Marron-escura

   

Cultivar Paraguaia

Uso : Indústria

Ramificação : –
Nº de lóbulos na folha : 6-7
Coloração do pecíolo: Vermelho
Coloração da haste: Verde-prata
Coloração da película das raízes: Branca

Cultivar São José

Uso : Mesa
Ramificação : –
Nº de lóbulos na folha : 7-9
Coloração do pecíolo: Vermelho
Coloração da haste: Verde-prata
Coloração da película das raízes: Marron-clara