Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Rede de Estudos sobre Desenvolvimento na Infância, Adolescência e Juventude

REDE DE ESTUDOS SOBRE DESENVOLVIMENTO NA INFÂNCIA, ADOLESCÊNCIA E JUVENTUDE (REDIJUV)

Pesquisa Em Atividade

Contato:

rede.redijuvufsm@gmail.com Prédio:74B Sala:3213

Projetos

Extensão

Desenvolve oficinas de intervenção psicossocial em um espaço de convivência, reflexão e criação artística que poderão contribuir para o desenvolvimento dos adolescentes que estão cumprindo medida socioeducativa de internação, preparando-os para o convívio social.

Este projeto prevê a realização de um curso de extensão para profissionais que atuam no atendimento de adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no Centro de Atendimento Socioeducativo Regional de Santa Maria (CASE-SM).  O curso será realizado através de quatro encontros presenciais de duas horas de duração cada, e três atividades de Educação à Distância (EAD), focando temáticas sobre a adolescência, saúde mental no trabalho e instituições socioeducativas. A proposta é oferecer um espaço de convivência, reflexão e formação permanente que poderá contribuir para o desenvolvimento do trabalho socioeducativo com os adolescentes, compartilhando experiência entre os profissionais, com suporte teórico afim de mobilizar discussões. Com isso, espera-se contribuir para a formação e desenvolvimento profissional dos participantes, bem como auxiliar na promoção de saúde mental e na qualificação dos processos de trabalho.

Programa de extensão cujo objetivo é desenvolver ações derivadas dos resultados dos projetos de ensino e pesquisa, no formato de dispositivos clínicos para circulação da palavra com crianças, adolescentes e jovens em diferentes contextos de desenvolvimento, tais como família, escola, rede de atenção à saúde e instituições de proteção e socioeducativas, em uma perspectiva de proteção integral para promoção do desenvolvimento saudável. Também serão desenvolvidas ações com famílias, educadores e profissionais da rede de atendimento a crianças, adolescentes e jovens, especialmente no sentido de divulgação dos resultados das pesquisas desenvolvidas no âmbito da REDIJUV em uma perspectiva de popularização da ciência.

Acesse o projeto em: https://portal.ufsm.br/projetos/publico/projetos/view.html?idProjeto=72536

Em 2023, as atividades do programa foram desenvolvidas nas seguintes instituições:

  • Centro de Atendimento Socioeducativo Regional de Santa Maria (CASE-SM)
  • Casa dos Estudantes da UFSM

Em 2024, as atividades estão sendo desenvolvidas nas seguintes instituições:

  • Centro de Atendimento Socioeducativo Regional de Santa Maria (CASE-SM)
  • Programa de Oportunidades e Direitos Socioeducativo

 

As ações de extensão visam oferecer atenção às necessidades emocionais de crianças, adolescentes e jovens de três escolas da região do Morro Cechela, área de risco em que houve desabrigamentos, desalojamentos e mortes decorrentes dos eventos climáticos que ocorreram no Rio Grande do Sul a partir de 30 de abril de 2024. A demanda de atenção em saúde mental foi apresentada pelas Escolas Estaduais Walter Jobim, Rômulo Zanchi e Xavier da Rocha à Promotoria Regional de Educação, que acionou a Rede de Estudos e Pesquisas sobre Infância, Adolescência e Juventude (REDIJUV), vinculada ao Departamento de Psicologia da UFSM. O objetivo central das ações é fortalecer a oferta de suporte emocional a crianças, adolescentes e jovens das três escolas em questão, as quais já fazem parte da rede de apoio presente na comunidade, constituindo-se como um espaço potencial para a construção de ações de enfrentamento pós-desastre pela presença de vínculos já estabelecidos. Adicionalmente, pretende-se apoiar professores, profissionais e comunidade das Escolas Escolas Estaduais Walter Jobim, Rômulo Zanchi e Xavier da Rocha no desenvolvimento de ações de apoio emocional que já desenvolvem, especialmente por serem referência de apoio e fonte de afeto na vida das crianças, adolescentes e jovens da região. As ações seguirão protocolos de intervenção para situações de desastres e outras metodologias adotadas pela REDIJUV em ações de extensão, e serão realizadas de maio a dezembro de 2024, em três etapas: 1) Inserção no contexto das escolas: levantamento de necessidades e construção de vínculos; 2) Desenvolvimento de intervenções; 3) Avaliação das ações e encerramento do projeto. Espera-se, com o desenvolvimento do projeto, contribuir com os processos de enfrentamento e recuperação pós-desastre, o que possibilita a materialização do compromisso da extensão universitária com as demandas da comunidade local, além de se constituir como oportunidade de ofertar uma formação solidária e cidadã aos estudantes envolvidos.

Acesso ao projeto: https://portal.ufsm.br/projetos/publico/projetos/view.html?idProjeto=424592


Pesquisa

Busca identificar jovens egressos do sistema socioeducativo que apresentaram uma inserção social positiva após a internação, para investigar que fatores foram decisivos para a superação do conflito com a lei.

Busca compreender a vivência da maternidade frente à apresentação de intercorrências orgânicas decorrentes da toxoplasmose congênita.

  • A primeira etapa da pesquisa foi realizada em 2019 para o Trabalho de Conclusão de Curso da Graduanda em Psicologia Carolina Schimitt Colomé
  • A segunda etapa está sendo realizada em 2022 para o Trabalho de Conclusão de Curso da Graduanda em Psicologia Mariana Gonçalves Rossi

Trabalho de Conclusão de Curso da Graduanda em Psicologia Juliana Maliska, busca compreender como se estabelece o percurso do cuidado na Saúde Mental Infantil a partir da Atenção Secundária.

Projeto de Pesquisa da Mestranda Sara Peres Dornelles Almeida, busca conhecer as políticas de prevenção em saúde mental na adolescência e as concepções de adolescentes acerca dessas políticas, da defesa de direitos e da prevenção em saúde mental.

Trabalho de Conclusão de Curso da Graduanda em Psicologia Caroline Siqueira Noal, busca conhecer as narrativas produzidas por diferentes infâncias diante do contexto pandêmico da COVID-19, proporcionando um espaço de escuta e resgate de experiências e dando vazão, por vias acadêmicas, a vozes frequentemente silenciadas, delegando às crianças o papel de co-construtoras da pesquisa e protagonistas na construção de conhecimento.

Projeto de Pesquisa da Mestranda Juliana da Rosa Marinho, busca conhecer concepções sobre saúde mental e experiências de ser estudante universitário em tempos e pandemia.

Projeto de Pesquisa da Mestranda Carolina Schmitt Colomé, busca compreender a dinâmica relacional das redes significativas de mães de crianças com autismo.

Projeto de Pesquisa do Mestrando Lenon Goulart de Vargas, busca investigar as possibilidades de inclusão da perspectiva de prevenção ao suicídio na adolescência nas ações do Programa Papo de Responsa.

.

Projeto de Pesquisa do Mestrando André Morgental Weber, aborda o dispositivo psicanalítico como modalidade de investigação e de intervenção junto a adolescentes institucionalizados para cumprimento de medidas socioeducativas.

Pesquisa realizada em colaboração com grupos de pesquisa de outras instituições de diferentes estados brasileiros, cujo objetivo central é compreender os impactos das experiências da pandemia para o desenvolvimento de adolescentes brasileiros que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Trata-se de um estudo misto simultâneo, exploratório-descritivo, com delineamento transversal e desenvolvido a partir de um estudo de casos múltiplos. Participarão da investigação, aproximadamente, 125 adolescentes das cinco regiões brasileiras (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul), com idade entre 12 e 18 anos, de ambos os gêneros e em situação de vulnerabilidade social. Para compor essa amostra serão selecionados de 3 a 5 adolescentes de cada um dos quatro grupos: 1) em situação de rua; 2) em acolhimento institucional; 3) em conflito com a lei e cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto; 4) em conflito com a lei e que estão cumprindo medida socioeducativa de internação e 5) estudantes de escolas públicas, localizadas em contextos de alta vulnerabilidade econômica e social.

Acesso ao projeto: https://portal.ufsm.br/projetos/publico/projetos/view.html?idProjeto=71292

Projeto de Pesquisa da Mestranda Laís Caroline Schröpfer, busca compreender quais as repercussões da exposição a vulnerabilidades pandêmicas e psicossociais na constituição psíquica de adolescentes que vivem em território periférico.

Projeto de Pesquisa da Mestranda Renata dos Santos da Costa, que busca analisar as narrativas de adolescentes e jovens privados de liberdade a partir de cartas correspondidas em uma intervenção do projeto de extensão “Oficinas de Intervenção Psicossocial com adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa” durante o período da pandemia da Covid-19.

.

Projeto de pesquisa da mestranda Vanessa Nogueira, busca investigar sobre as experiências de profissionais que atuam na linha de cuidado em saúde materno-infantil na atenção primária sobre saúde mental da gestante e seus efeitos na constituição psíquica do bebê.