IMPLEMENTAÇÃO E HISTORICIDADE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS E DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO RIO GRANDE DO SUL (EPT/RS)
Pesquisa Em Atividade
Contato:
vicocalheiros@gmail.com (55) 98120-4672 Prédio:Prédio: 16 A Sala:3271 – AApresentação
Página referente ao Projeto de Pesquisa Implementação e Historicidade das Políticas Públicas e do Trabalho Pedagógico na Educação Profissional e Tecnológica no Rio Grande do Sul, sob coordenação da Prof. Dr. Liliana Soares Ferreira, com financiamento da FAPERGS. O projeto objetiva investigar a historicidade das políticas públicas, do trabalho pedagógico e da implementação da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) na rede pública do Estado do Rio Grande do Sul. A expansão da oferta de EPT no Brasil a partir da Lei 11.892/2008, também foi considerável no Rio Grande do Sul. Esta é uma modalidade de ensino demarcada por interesses políticos e econômicos que constituíram uma trajetória de descontinuidades e dualismos quanto à oferta de Educação Básica e formação profissional no Brasil. Nesse sentido, ao se considerar as relações entre trabalho e educação como constituintes da proposta pedagógica da EPT, é primordial aprofundar estudos sobre estas categorias, assim como sobre a maneira como ocorre o trabalho pedagógico dos professores nesta modalidade de ensino. Assim, neste Projeto, buscar-se-á: a) analisar a historicidade do processo de criação e implementação dos cursos de EPT no RS; b) produzir dados estatísticos sobre os cursos ofertados, por região, nível, forma de oferta e dependência administrativa; c) conhecer a historicidade, realidades, demandas e perspectivas do trabalho nas diferentes regiões do Estado; d) compreender o trabalho pedagógico dos professores dos cursos de EPT das escolas do RS; e) produzir referenciais sobre as categorias teóricas “Trabalho e Educação” e “Trabalho Pedagógico”, a partir da oferta de cursos de EPT em escolas públicas gaúchas. Os aspectos metodológicos da pesquisa têm por abordagem a dialética, desenvolvendo-se sob a forma de pesquisa histórica, análise documental, entrevistas e análise dialética dos dados, visando a abranger a totalidade dos contextos dos cursos estudados.
Projeto de Pesquisa Edital FAPERGS07/2021 Programa Pesquisador Gaúcho – PqG: Políticas Educacionais, Trabalho Pedagógico e Historicidade da Educação Profissional e Tecnológica no Rio Grande do Sul
RESUMO DO PROJETO:
A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) é uma modalidade de ensino demarcada por interesses políticos e econômicos em uma trajetória de descontinuidades, demandando estudo e registro da historicidade, das políticas educacionais e do trabalho pedagógico, sobretudo para conhecer as relações entre trabalho e educação. Este projeto, então, objetiva investigar sobre a EPT pública no Estado do Rio Grande do Sul, com base na seguinte problematização: como aconteceu a implementação e vem se produzindo a historicidade, o trabalho pedagógico e as políticas educacionais para a EPT pública, considerando-se as especificidades políticas, culturais, sociais, econômicas e pedagógicas dessa modalidade de educação no Estado do Rio Grande do Sul? Pressupõe-se haver relação intrínseca entre a oferta de EPT e o mundo do trabalho, como projeto político e social. Para a investigação, serão realizadas pesquisa quali-quantitativa e pesquisa histórica de cunho dialético, por meio de técnicas de pesquisa bibliográfica, análise estatística e documental. Resultante da pesquisa, intenciona-se a produção de materiais inéditos sobre a historicidade e a realidade da EPT gaúcha, a serem socializadas em um banco de dados na Internet, em um guia informativo, em um dicionário, além de artigos e livros. Estes materiais, por seu caráter de inovação, serão contributivos nas pesquisas futuras, uma vez que não há compilação acessível destes dados, fundamentais para conhecer a educação para trabalho no Estado.
Página do Projeto Link: https://sites.google.com/view/projetoeptrs2022/p%C3%A1gina-inicial