NÚCLEO DE ESTUDOS SOBRE MEMÓRIA E EDUCAÇÃO (POVO DE CLIO)
Pesquisa Em Atividade
Contato:
(55) 3220-9583 Prédio:67 Sala:1204Publicações
Monografias
2012
A GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA E OS DESAFIOS DA ESCOLA BÁSICA NAS COMUNIDADES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL
Autor(a): Dirlane Pacheco Machado
2011
PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO ÉTNICO-RACIAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(a): Karla Raquel Erstling
TRAJETÓRIA DE VIDA DE PROFESSORAS NEGRAS
Autor(a): Taiana Flores de Quadros
2010
A INFLUÊNCIA DO GAÚCHO NA PRÉ-ESCOLA
Autor(a): Carine Martins Godoy Torres Frasson
2009
A POSSIBILIDADE JURÍDICA DO CASAMENTO HOMOAFETIVO NO BRASIL
Autor(a): Grasiela Cristine Celich Dani
A INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR PELO VIÉS DA ACESSIBILIDADE
Autor(a): Líndice Martins da Rocha Pedroso
O MASCULINO NAS SÉRIES INICIAIS: DESVELANDO PRECONCEITOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO IEEOB
Autor(a): Josiane Caroline Machado Carré.
Artigos Publicados
Reavaliando o ensino de história nos anos iniciais da educação básica a partir dos parâmetros curriculares nacionais – PCNs. Travessias (UNIOESTE. Online), v. 5, 2011. Everton Bandeira Martins; Cinára Dalla Costa Velasquez; MOURA; Jorge Luiz da Cunha.
Ensino de História e formação de professores: narrativas de educadores. Educar em Revista (Impresso), v. 42, 2011. Jorge Luiz da Cunha; Lisliane dos Santos Cardôzo.
Um olhar sobre a violência: refletindo a escola. Travessias (UNIOESTE. Online), v. 1, 2009.Jorge Luiz da Cunha; Cinára Dalla Costa Velasquez.
Violência, Cidadania e Disciplinamento: controvérsias na escola. Revista Diálogo Educacional (PUCPR. Impresso), v. 9, 2009. Jorge Luiz da Cunha; Claudia Regina Costa Pacheco.
Da Mulher para a Mulher: compreendendo os discursos de civilidade. Perspectiva (Erexim), v. 32, 2008. Jorge Luiz da Cunha; Carine Martins Godoy Torres; Cinára Dalla Costa Velasquez; Claudia Regina Costa Pacheco; Filipe Bordinhão; Janice Martins dos Santos Jansen; Joana Elisa Röwer; Josiane Caroline Machado Carré; Lindice Martins Pedroso; Luana Dettmer Cabreira; Nadia Beatriz Casani Belinazo.
Liberdade e educação: compreendendo (im)possibilidades e limites. Ideação (Unioeste), v. 8, 2007. Jorge Luiz da Cunha; Nadia Beatriz Casani Belinazo; Claudia Regina Costa Pacheco.
Caminhando sobre o fio da navalha: um estudo sobre a antípoda violência x não-violência e seus entrelaçamentos com os conceitos de autoritarismo e autoridade a partir de falas docentes. Sociais e Humanas, v. 20, 2007.Jorge Luiz da Cunha; Claudia Regina Costa Pacheco.
As Ações Afirmativas na UFSM e a busca pela ampliação do acesso ao Ensino Superior. Perspectiva (Erexim), v. 31, 2007.Jorge Luiz da Cunha; Claudia Regina Costa Pacheco; Joana Elisa Röwer; Matheus Stefanello; Josiane Caroline Machado Carré; Nadia Beatriz Casani Belinazo .
Desejos docentes: uma reflexão sobre histórias de vida e práticas educativas. Caderno de Ensino, Pesquisa e Extensão (UFSM), v. 75, p. 26-42, 2006.Joana Elisa Röwer;Jorge Luiz da Cunha.
Caminhar sobre o fio da navalha: discutindo algumas antópodas no campo educacional. Caderno de Ensino, Pesquisa e Extensão (UFSM), v. 75, p. 91-96, 2006.Claudia Regina Costa Pacheco; Jorge Luiz da Cunha.
História, complexidade e educação. Caderno de Ensino, Pesquisa e Extensão (UFSM), v. 75, 2006.Juliano de Melo da Rosa; Jorge Luiz da Cunha.
Memórias e saberes nas narrativas de ex-seminaristas da congregação dos padres do Sagrado Coração de Jesus (1970-1980). Revista do Centro de Ciências Sociais e Humanas, Santa Maria, RS, v. 17, n. 1, 2004.Jorge Luiz da Cunha; ALBERTI; Claudia Regina Costa Pacheco.
Ressignificando imagens/memórias de alunas do Instituto de Educação Olavo Bilac: Processos de formação de professores (1929-1969). Revista Educação, Ce/UFSM. Santa Maria, RS, v. 25, 2000.Jorge Luiz da Cunha; Rosangela Montagner.
História oral e suas contribuições para os estudos acerca da educação. Perspectiva (Erexim), URI/Erechim, RS, v. 82, 1999. Jorge Luiz da Cunha; Rosangela Montagner.
História Oral para a História da Educação. Revista Educação, Santa Maria, RS, v. 21, n. 02,1996. Jorge Luiz da Cunha; Rosangela Montagner.
Capítulos de Livros
REFORMA UNIVERSITÁRIA E POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: A TRAJETÓRIA DA UFSM. In: Pedagogia universitária e desenvolvimento profissional docente. 1 ed. Porto Alegre: EDIUCRS, 2009, v. 1, p. 1-478. CUNHA, Jorge Luiz da; PACHECO, Claudia Regina Costa; RÖWER, Joana Elisa; CARRE, Josiane Caroline Machado; BELINAZO, Nadia Beatriz Casani. In: ISAIA, Silvia Maria de Aguiar; BOLZAN, Doris Pires de Vargas. (Org.).
O MASCULINO NO CURSO NORMAL: DESVELANDO PRECONCEITOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES IEEDB. In: Instituições Formadoras de Professores no Rio Grande do Sul. 1ª ed. Pelotas, RS: Editora e Gráfica Universitária, 2009, v. 3, p. 89-117. CARRE, J. C. M. ; CUNHA, Jorge Luiz da ; PACHECO, Claudia Regina Costa. In: TAMBARA, Elomar; CORSETTI, Berenice. (Org.).
OS IDEAIS DE PERFECTIBILIDADE HUMANA E O CONSEQÜENTE MAL-ESTAR CONTEMPORÂNEO. In: Visões do mundo contemporâneo – caminhos, mitos e muros. 1 ed. FACOS-UFSM: Santa Maria, RS, 2007, v. 1, p. 82-85. CUNHA, Jorge Luiz da ; PACHECO, Claudia Regina Costa; BONOTTO, Cleo Adriano. In: WEBER, Beatriz Teixeira; KONRAD, Diorge Alceno. (Org.).
Dissertações
2011
OS CONFLITOS HOMOFÓBICOS NA ESCOLA E A TEORIA DO RECONHECIMENTO
Autor(a): Grasiela Cristine Celich Dani
2010
CIDADANIA: O PAPEL DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA NA CONSTRUÇÃO DE CIDADÃOS PLENAS E A PARTIR DE UM OLHAR HISTÓRICO REFLEXIVO
Autor: Everton Bandeira Martins
O DESAFIO DA EDUCAÇÃO E AS EXPERIÊNCIAS DO COLÉGIO ESTADUAL PROFESSORA EDNA MAY CARDOSO – SANTA MARIA, RS.
Autor(a): Nadia Beatriz Casani Belinazo
Título: MEMÓRIAS DE PROFESSORES RURAIS: UM TEMPO … UM VENTO …. SENTIDOS E SIGNIFICADOS DE VIVÊNCIAS.
Autor(a): Cinára Dalla Costa Velasquez.
2008
Título: UMA HISTÓRIA, DOIS OLHARES: NARRATIVAS DE ALUNAS/PROFESSORAS DO INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO JOÃO NEVES DA FONTOURA – CACHOEIRA DO SUL/RS (1929-1990).
Autor(a): Ilhana de Lima Rodrigues da Rosa.
Título: O VERMELHO É A COR DE TODOS. DESCENDENTES PORTUGUESES E AÇORIANOS EM SANTA MARIA: ETNIA, EDUCAÇÃO FAMILIAR E ESCOLA.
Autor(a): Dalila Flora Cardoso Varino. Não tem na página
Título: TENDO A CRUZ POR BANDEIRA: HISTÓRIAS DA FORMAÇÃO E PRÁTICA DE AGENTES RELIGIOSOS EM MOVIMENTOS POPULARES NO RIO GRANDE DO SUL (1970-1980).
Autor: Cléo Adriano Sabadi Bonotto.
Título: COMUNIDADES DE INVESTIGAÇÃO: MEMÓRIAS DOS SUJEITOS EDUCATIVOS SOBRE AS VIVÊNCIAS DAS AULAS DE FILOSOFIA PARA CRIANÇAS.
Autor(a): Mônica Santin.
Título: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: FRAGMENTOS DE PRÁTICAS OU PRÁTICAS EM FRAGMENTOS?.
Autor(a): Janice Machado dos Santos Jensen.
Título: PROSPECÇÕES À AUTENTICIDADE: O USO DO MITO GREGO COMO POSSIBILIDADE DE SE PENSAR SOBRE A FORMAÇÃO DO SUJEITO FEMININO.
Autor(a): Cláudia Flores Rodrigues.
2007
Título: FUTURO. QUAL É O SEU? UM ESTUDO SOBRE A RELAÇÃO ENSINO MÉDIO X PEIES A PARTIR DA FALA DOCENTE EM SANTA MARIA/RS.
Autor(a): Luciani Missio.
2006
Título: CAMINHANDO SOBRE O FIO DA NAVALHA. UM ESTUDO SOBRE A ANTÍPODA VIOLÊNCIA X NÃO VIOLÊNCIA RELACIONANDO-A COM OS CONCEITOS DE AUTORITARISMO, AUTORIDADE E LIBERDADE A PARTIR DE FALAS DOCENTES.
Autor(a): Cláudia Regina Costa Pacheco.
Título: NAS VOZES DE UMA MESMO TEMPO: A EDUCAÇÃO FÍSICA INSTITUCIONALIZADA NO PERÍODO DA DITADURA MILITAR EM CACEQUI – RS.
Autor(a): Juliano de Melo da Rosa.
Título: ERA UMA VEZ: QUEM DIZ COMO ESSA HISTÓRIA COMEÇA?.
Autor(a): Joana Elisa Röwer.
2005
Título: Ecos da Ponte Pênsil sob as águas da razão e da moção.
Autor(a): Haydée Maria da Silveira França de Vargas.
OS CONFLITOS HOMOFÓBICOS NA ESCOLA E A TEORIA DO RECONHECIMENTO