NÚCLEO DE PESQUISA, ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS A DISTÂNCIA (NUPEAD)
Ver no Diretório de Grupos da CNPq Pesquisa Em Atividade
Contato:
ufsmnupead@gmail.com Prédio:16 Sala:3309 – Centro de EducaçãoPublicações
O Projeto NuPEAD, ao longo de sua trajetória, tem gerado diversos materiais acadêmicos que contribuem significativamente para o avanço da conhecimento na área de ensino a distância através de jogos educativos digitais.
Nesta página, reunimos todas as publicações produzidas pelos membros da equipe, incluindo artigos científicos, dissertações, produtos tecnológicos desenvolvidos, e outras produções relevantes. Essas publicações refletem o compromisso da nossa equipe com a pesquisa de qualidade e a divulgação científica, fortalecendo o impacto social e acadêmico do projeto.
Artigos Publicados em Periódicos por Membros do Grupo
2024
2023
2022
2021
2020
BITENCOURT, D. de CASTRO; REIS, S.C. Integração de dispositivos móveis em aulas de língua portuguesa:uma proposta de gestão pedagógica para uso nas escolas. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 18, n.1, p. 1-11, 2020. DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.105986
REIS, S.C.; GAZEN, Q.; CECCHIN, R. Implementações no Design do Jogo Going Abroad : descrição de sistemas e avaliação inicial do protótipo. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 18, n.1, p. 1-11, 2020. https://doi.org/10.22456/1679-1916.105967
2019
GAZEN, Q.; REIS, S. C.; GOMES, A. F. Going Abroad 2D: o desenvolvimento da narrativa de um jogo sério para o ensino de língua inglesa. Revista Tecnologias na Educação, v. 32, p. 01-12, 2019.
GOMES, A. F.; REIS, S. C. Jogos digitais e o ensino de línguas: orientações práticas para a produção de material didático digital complementar. The Especialist, v. 40, p. 01-18, 2019.
2018
GOMES, A. F.; REIS, S. C. Descrição do Modelo Sistêmico Design com gamification para cursos online de línguas. Letras em Revista, v. 9, p. 246-264, 2018.
2017
GOMES, A. F.; REIS, S. C. Games e Gamification na Prática de Ensino de Línguas: avaliando uma proposta de disciplina complementar de graduação. Revista Tecnologias na Educação, v. 22, p. 1-13, 2017.
2015
REIS, S. C.; GOMES, A. F. A produção de jogos sérios interdisciplinares na universidade: novos desafios e possibilidades para o ensino da linguagem. Revista Horizontes de Linguística Aplicada, v. 14, p. 141-166, 2015.
2014
REIS, S. C.; GOMES, A. F.; SOUZA, R. S. Explorando a Rede Social Educacional no ensino de línguas: possibilidades, gêneros e multiletramentos. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 12, p. 1-11, 2014.
REIS, S. C.; GOMES, A. F. Podcasts para o ensino de Língua Inglesa: análise e prática de Letramento Digital. Calidoscópio (Online), v. 12, p. 367-379, 2014.
2013
2012
REIS, S. C. ; GOMES, A. F.; LINCK, A. J. M. Uso de podcast no ensino de língua inglesa: um estudo de caso. Revista Escrita (PUCRJ. Online), v. 2012, p. 01-18, 2012.
REIS, S. C. ; SOUZA, R. S. ; GOMES, A. F. Ensino e aprendizagem de línguas mediado por computador: conectando teoria e prática em um jogo. Domínios de Lingu@gem, v. 6, p. 128-136, 2012.
REIS, S. C.; SCHAF, F. M.; OLIVEIRA, A.; GOMES, A. F.; SOUZA, R. S. O jogo I-AI3: um protótipo em desenvolvimento. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 10, p. 1-10, 2012.
Capítulos de livro
GOMES, A. F.; REIS, S. C. Diretrizes para a elaboração de material didático digital complementar com jogos comerciais. In: Almeida, Patrícia Vasconcelos; Paula Vieira, Mauriceia Silva de; Amorim, Márcia Fonseca de. (Org.). Tecnologias digitais e formação docente. 1 ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2020, p. 241-264.
GOMES, A. F.; REIS, S. C. Me-SIGA: Modelo de design com gamification para curso online. In: Ana Cláudia Oliveira Pavão; Karla Marques da Rocha; Giliane Bernardi. (Org.). Tecnologias Educacionais em Rede: produtos e práticas inovadoras. 1 ed. Santa Maria: Facos – UFSM, 2019, v. 2, p. 171-189.
Anais de Eventos
2019
REIS, S.C.; GAZEN, Q.S.; Going Abroad 3D: Um Jogo Educacional em Elaboração para o Ensino de Língua Inglesa. CINTED. Anais (…), 2019. Best paper *
Dissertações Concluídas e Produtos Tecnológicos desenvolvidos
2024 – A Dissertação Trilhas de formação continuada na modalidade a distância: pesquisas e diretrizes para orientar docentes da rede básica de ensino. – Autoria de Susana da Costa Mota, em pesquisa orientada pela Profa. Dra. Susana Cristina dos Reis. O produto desta dissertação oferta um e-book. Visualize e faça o download aqui
2019 – A Dissertação Investigação da Customização da Plataforma AVA Moodle para uso no Ensino de Línguas a distância – Autoria de João Roberto Ricalde Gervasio, em pesquisa orientada pela Profa. Dra. Susana Cristina dos Reis. O produto desta dissertação oferta à comunidade acadêmica um e-book para orientar os professores a como utilizarem os plugins no seu material digital no Moodle. Faça o download do e-book aqui: Customização Moodle para o Ensino de Línguas
2019 – A Dissertação Proposta de Gestão Pedagógica para o ensino de Língua Portuguesa por meio de dispositivos móveis – Autoria de Dariane Bitencourt, em pesquisa orientada pela Profa. Dra. Susana Cristina dos Reis. O produto dessa dissertação oferta à comunidade acadêmica além de uma proposta de gestão pedagógica para o uso de celulares em sala de aula, um e-book com proposta de atividades que podem ser aplicadas em contexto escolar. Faça o download do e-book aqui
2018 – A dissertação Diretrizes para o uso e desenvolvimento de jogos educacionais – Autoria de Anderson José Linck, em pesquisa orientada pela Prof. Dra. Susana Cristina dos Reis. O produto desta dissertação oferta à comunidade acadêmica, além da dissertação, uma proposta de diretrizes para orientar o uso e desenvolvimento de jogos educacionais em sala de aula de línguas. Faça o download do e-book aqui
2018 – A dissertação Desenvolvimento de Material Didático Digital de Língua Inglesa na perspectiva da Sala de Aula Invertida – Autoria de Edoardo Plestch, em pesquisa orientada pela Prof. Dra. Susana Cristina dos Reis, apresenta como produto dessa dissertação um Curso híbrido, nomeado como ReSPOnD – o qual foi ofertado à comunidade acadêmica, dentro da plataforma Moodle da UFSM. Para acesso, leia instruções nas guidelines disponibilizadas aqui. Além disso, a dissertação traz a descrição do curso aplicado e testado em ações de extensão.
2018. Curso híbrido de Produção Textual do Gênero Multimodal Infográfico – LeR Info, disponível na Plataforma Google Classroom – de autoria de Mariléia da Silva Marchesan.
2017. A dissertação Material didático digital, games e gamification: conexões no design para implementação de cursos online – Autoria de Adilson Fernandes Gomes, em pesquisa orientada pela Prof. Dra. Susana Cristina dos Reis, apresenta como produto um modelo pedagógico para orientar o desenvolvimento de cursos de línguas online com gamification, nomeado como Me-SIGA. Além disso, a dissertação descreve as experiências aplicadas durante a pesquisa, bem como exemplos de atividades com gamification elaboradas para o curso aplicado, tendo em vista a avaliação do Modelo.