NÚCLEO DE ESTUDOS DE LINGUAGEM EM CONTEXTOS ESPECÍFICOS (NUELCE)
Pesquisa Em Atividade
Publicações
Publicações de divulgação científica
Entrevistas concedidas:
BEVILAQUA, R.; MARCUZZO, P.; RADÜNZ, A. P. Entrevista concedida à professora Raquel Bevilaqua para compor o podcast do projeto Rede Básica sobre o ENEM da área de Linguagens/Língua Inglesa (episódio 1 transmitido pelas rádios da UFSM). 2021.
MARCUZZO, P.; RADÜNZ, A. P. Entrevista concedida à Revista Arco sobre o ENEM da área de Linguagens/Língua Inglesa. 2020.
MARCUZZO, P. Entrevista concedida à revista Ciência Rural sobre como estruturar artigos científicos. (Programa de rádio ou TV/Entrevista). 2019.
Materiais didáticos produzidos:
RADÜNZ, A. P.; MARCUZZO, P.; DUBOIS, W. Guia prático de estudo para o teste de suficiência em inglês da UFSM. Recurso eletrônico (e-book): UFSM, DLEM, 2021.
RADÜNZ, A. P.; MARCUZZO, P. Guia prático para mandar bem no ENEM de língua inglesa. Recurso eletrônico (e-book): UFSM, DLEM, 2020.
Publicações acadêmicas
Artigos publicados em revistas:
BUZETTO, S. B; MARCUZZO, P. Testagem de proficiência em língua inglesa no formato de curso online: uma análise de gênero. Entrepalavras, v. 13, n. 2, p. 84-110, 2023.
RADÜNZ, A. P.; MARCUZZO, P. Textografia de uma comunidade de prática da Medicina Veterinária: investigação-piloto. Odisseia, v. 7, n. 1, p. 56-75, 2022.
MARCUZZO, P.; CERVO, N. C. What are the choices behind the titles?: a Systemic Functional Grammar analysis of titles from articles of Rural Sciences and Communication. Fórum Linguístico, v. 19, p. 8190-8213, 2022.
MARCUZZO, P.; RADÜNZ, A. P. Analyzing a test as genre: Critical Genre Analysis of the English language ENEM. DELTA. Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, v. 37, p. 1-25, 2021.
DUBOIS, W.; MARCUZZO, P. Testes de proficiência como práticas sociais: o TOEFL ITP da ETS e o TESLLE da UFSM. (Con)Textos Linguísticos, v. 14, p. 464-485, 2020.
RADÜNZ, A. P.; MARCUZZO, P. Concepções de linguagem e de leitura no ENEM de língua inglesa. Fólio – Revista de Letras, v. 12, p. 427-448, 2020.
MARCUZZO, P.; RADÜNZ, A. P. Análise Crítica de Gênero: uma análise de um teste de proficiência em inglês como língua estrangeira. Fórum Linguístico, v. 16, p. 3642-3654, 2019.
RADÜNZ, A. P.; MARCUZZO, P. O gênero teste do ENEM de língua inglesa: uma análise da estrutura dos itens. Revista intercâmbio, v. XL, p. 22-40, 2019.
MARCUZZO, P.; AZAMBUJA, F. S. O teste TOEFL-ITP dentro do programa Ciências sem Fronteiras. Linguagem & Ensino (UCPel), v. 20, p. 333-350, 2017.
RADÜNZ, A. P.; MARCUZZO, P. O TESLLE de língua inglesa da UFSM: um estudo sobre os tipos, enfoques e aspectos linguísticos das questões e as pontuações dos examinandos. Revista Brasileira de Iniciação Científica, v. 4, p. 87-110, 2017.
Capítulo publicado em livro:
RADUNZ, A. P. ; MARCUZZO, P. ; OLIVEIRA, W. D. Uma proposta de análise crítica de gênero com base em testes de inglês como língua adicional. In: Alan Ricardo Costa; Angelise Fagundes; Marcus V. L. Fontana . (Org.). Letras para a liberdade: perspectivas críticas no ensino de línguas e literaturas. 1ed.São Paulo: Pimenta Cultural, 2022, v. 1, p. 153-174.
RADÜNZ, A. P.; MARCUZZO, P. O Exame Nacional do Ensino Médio de Língua Inglesa na perspectiva da Linguística Sistêmico-Funcional. In: Rosane Maria Cardoso; Rosângela Gabriel; Rafael Eisinger Guimarães; Cristiane Dall’ Cortivo Lebler; Demétrio de Azeredo Soster. (Org.). Tendências contemporâneas na pesquisa em Linguística e Literatura: Rede Sul Letras. 1ed. Campinas: Pontes Editores, 2019, v. 1, p. 300-307.
Teses de Doutorado concluídas:
Amanda Petry Radünz. English for academic purposes e letramentos acadêmicos: as praticas da Medicina Veterinaria da Universidade Federal de Santa Maria. 2024. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal de Santa Maria. Orientadora: Patrícia Marcuzzo.
Dissertações de Mestrado concluídas:
Bruno Souza Buzetto. O curso online de proficiência em língua inglesa da Universidade Franciscana (UFN): um estudo à luz da análise crítica de gênero. 2023. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Santa Maria. Orientadora: Patrícia Marcuzzo.
William Dubois Oliveira. O TESLLE e o TOEFL ITP: uma análise crítica da testagem de proficiência em leitura de inglês na UFSM. 2021. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Santa Maria. Orientadora: Patrícia Marcuzzo.
Amanda Petry Radünz. Análise Crítica de Gênero do ENEM de Língua Inglesa. 2020. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Santa Maria. Orientadora: Patrícia Marcuzzo.
Monografia de conclusão de especialização:
Jane Aparecida Florêncio. As representações dos alunos do Ensino Médio acerca do processo de ensino e aprendizagem de Língua Inglesa em uma escola pública de Santa Maria/RS. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologias do Estudo da Língua Inglesa) – Universidade Franciscana. Orientadora: Patrícia Marcuzzo.
Trabalhos Finais de Graduação concluídos:
Bárbara de Paula Fernandes. A critical analysis of essay in the English major at UFSM. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras – Inglês e Literaturas) – Universidade Federal de Santa Maria. Orientadora: Patrícia Marcuzzo.
Valéria Garlet. UFSM extension projects as a genre. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras – Inglês e Literaturas) – Universidade Federal de Santa Maria. Orientadora: Patrícia Marcuzzo.
Fabiane Godoy Flores. ENADE: A Critical Genre Analysis of the Major in English exam. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras – Inglês e Literaturas) – Universidade Federal de Santa Maria. Orientadora: Patrícia Marcuzzo.
Fernanda Luisa Brixius. English teaching for blind students: adaptation suggestions for didactic activities of a textbook. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras – Inglês e Literaturas) – Universidade Federal de Santa Maria. Orientadora: Patrícia Marcuzzo.
Vitória Medeiros de Quevedo Alves. Analysis of an educational material developed for early childhood education. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras – Inglês e Literaturas) – Universidade Federal de Santa Maria. Orientadora: Patrícia Marcuzzo.
Nathieli Cipolat Cervo. What are the choices behind the titles? A Systemic Functional Grammar analysis of titles from articles of Rural Sciences and Communication. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras – Inglês e Literaturas) – Universidade Federal de Santa Maria. Orientadora: Patrícia Marcuzzo.
Gabriel Mazuim da Silva. The Exame Nacional do Ensino Médio: youth and cartoons. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras – Inglês e Literaturas) – Universidade Federal de Santa Maria. Orientadora: Patrícia Marcuzzo.
Leonso Ribeiro Leitão. The UFSC admission exam: an analysis of the structure of the English section of the test. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras – Inglês e Literaturas) – Universidade Federal de Santa Maria. Orientadora: Patrícia Marcuzzo.
Amanda Petry Radünz. The UFSM English TESLLE – a study about kinds, foci and linguistic aspects of the questions and the testees’ scores. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras – Inglês e Literaturas) – Universidade Federal de Santa Maria. Orientadora: Patrícia Marcuzzo.
Renata Ouriques de Oliveira. Music as teaching material in English as additional language classes. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras – Inglês e Literaturas) – Universidade Federal de Santa Maria. Orientadora: Patrícia Marcuzzo.
Wellington da Silva Reis. Analyzing English speaking activities on the textbook Alive!6. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras – Inglês) – Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Patrícia Marcuzzo.
Ana Carolina Schmitt da Cunha. The reading perspective of TESLLE: the English reading proficiency test of UFSM. 2015. (Graduação em Letras – Inglês e Literaturas) – Universidade Federal de Santa Maria. Orientadora: Patrícia Marcuzzo.
Francine Azambuja. TOEFL test as a tool for the admission on ‘Ciência sem Fronteiras’ program. 2014. (Graduação em Letras – Inglês e Literaturas) – Universidade Federal de Santa Maria. Orientadora: Patrícia Marcuzzo.