NÚCLEO DE ESTUDOS DE LINGUAGEM EM CONTEXTOS ESPECÍFICOS (NUELCE)
Pesquisa Em Atividade
Projetos
Extensão
Este projeto de extensão se insere na grande área do CNPq de Linguística, Letras e Artes e mais especificamente em uma das suas subáreas, a Linguística Aplicada. Dentro da subárea de Linguística Aplicada, as pesquisas, a grosso modo, têm como objeto de estudo a linguagem em uso (em oposição à linguagem literária) materializada na forma de textos, sejam eles orais ou escritos. Esses estudos geralmente são voltados a contextos de ensino específicos ou têm aplicações e/ou implicações pedagógicas. No entanto, muitas vezes, os resultados de pesquisa que têm aplicações e/ou implicações pedagógicas são apenas textualizados no formato de relatórios de pesquisa, artigos acadêmicos, dissertações e teses, por exemplo, que têm como público-alvo pesquisadores dessa área. Dessa forma, os resultados de pesquisas, produzidas no âmbito da universidade, muitas vezes, não chegam ao contexto imediato da escola, por exemplo. Com este projeto, a ideia é promover uma interação dialógica entre o conhecimento produzido na universidade e a sociedade em geral, principalmente para o contexto da escola/de estudo. O projeto também busca explorar a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, uma vez que os resultados que serão didatizados foram inicialmente produzidos no âmbito de projetos de pesquisa, para então serem didatizados e divulgados por meio deste projeto de extensão. Os participantes do projeto são alunos de graduação e pós-graduação em formação que terão a oportunidade de atuar na produção e na divulgação de conhecimento científico em Linguística Aplicada.
Pesquisa
Este projeto de pesquisa se insere na grande área do CNPq de Linguística, Letras e Artes e, mais especificamente, em uma das suas subáreas, a Linguística Aplicada. Este projeto busca mapear testes de inglês como língua estrangeira-adicional. Estão previstos, neste estudo, o mapeamento dos seguintes testes: Teste de Suficiência em Leitura em Língua Estrangeira (TESLLE) da UFSM, TOEFL (Test of English as a Foreign Language) nas suas duas versões iBT (Internet Based Test) e ITP (Institutional Testing Program) e o teste do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias-Língua Inglesa. Os participantes do projeto são alunos de graduação e pós-graduação em formação que desenvolvem seus projetos de iniciação científica, mestrado e doutorado dentro desse projeto matriz. Atualmente, há dois projetos vinculados a esse projeto matriz: 1) O teste de proficiência em leitura em língua inglesa da Universidade Franciscana (UFN): um estudo à luz da Análise Crítica de Gênero, em nível de Mestrado; e 2) ENADE: uma Análise Crítica de Gênero do exame do curso de Letras-Inglês, em nível de graduação.
Este projeto de pesquisa se insere na grande área do CNPq de Linguística, Letras e Artes e, mais especificamente, em uma das suas subáreas, a Linguística Aplicada. Este projeto busca mapear práticas de escrita acadêmica em língua inglesa dentro do contexto de diferentes comunidades de prática da Universidade Federal de Santa Maria a fim de oferecer suporte teórico e prático para a produção escrita dessas comunidades. Os participantes do projeto são alunos de pós-graduação em formação que desenvolvem seus projetos de mestrado e doutorado dentro desse projeto matriz. Atualmente, há três projetos vinculados a esse projeto matriz: 1) As práticas de escrita acadêmica de uma comunidade de prática da área de Medicina Veterinária; 2) A escrita acadêmica em inglês do CAPPA-UFSM: a produção e a divulgação científica de uma comunidade de prática da área de paleontologia, ambos em nível de Doutorado; e 3) A produção científica no CAPPA/UFSM: artigos científicos em língua inglesa sob a perspectiva da Análise Crítica de Gênero, em nível de Mestrado.