NIEPE – NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE ENVELHECIMENTO
Pesquisa Em Atividade
Contato:
ufsmniepe@gmail.com Prédio:26 Sala:1339 – Centro de Ciências da SaúdeProjetos
Pesquisa
O projeto desenvolve estudos relacionados a doenças crônicas, como: diabetes melitus, hipertensão, doenças oncológicas, cardíacas, entre outras, nos diferentes cenários do cuidado. Os estudos abordam questões sobre o cuidado de enfermagem, a educação em saúde, o cuidado de si de indivíduos em condição crônica de saúde.
Número de orientações: 21
O projeto busca desenvolver estudos sobre o idoso no processo de envelhecer, adoecer e morrer no âmbito domiciliar, institucional e hospitalar, com idosos, familiares, equipe de saúde e trabalhadores. Os estudos procuram compreender de que modo ocorre a promoção e a prática do cuidado relacionada à autonomia e ao cuidado de si do idoso. Assim como, conhecer a participação da família em instituições de longa permanência.
Número de orientações: 14
O projeto visa produzir conhecimento a partir das vivências/experiências de cuidado de familiares cuidadores/acompanhantes no contexto hospitalar e comunitário, adotando a metodologia qualitativa incluindo a família, cuidadores e equipe de trabalhadores. A contribuição deste projeto dar-se-á na perspectiva da promoção do cuidado para a enfermagem, a equipe multidisciplinar e a família.
Número de orientações: 9
O projeto desenvolve estudos acerca da temática da Doença Renal Crônica nas suas diferentes etapas. Engloba o tratamento conservador e as terapias substitutivas renais, tais como, diálise peritoneal, hemodiálise e transplante renal, no contexto do cuidado integrando os portadores das doenças renais, familiares, família e equipe multidisciplinar. Os estudos pretendem contribuir no enfrentamento dos desafios resultantes do crescente número de pacientes com doença renal crônica.
Número de orientações: 15
O projeto buscou estudar o lúdico no cuidado de enfermagem junto ao adulto hospitalizado. As concepções do lúdico no cuidado hospitalar foram investigadas sendo analisados os limites e as possibilidades para a sua expressão tendo em vista a práxis da enfermagem no território hospitalar. Estudos adotaram o método criativo-sensível e as dinâmicas de criatividade e sensibilidade.
Número de orientações: 4