NÚCLEO INTERDISCIPLINAR EM DESENVOLVIMENTO INFANTIL (NIDI)
Pesquisa Em Atividade
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Pesquisa
Descrição: Este projeto investiga atitudes, crenças e percepção dos fonoaudiólogos sobre teleconsultas em tempos de COVID-19. Para tanto, analisa a forma como os fonoaudiólogos estão realizando os atendimentos neste momento de pandemia e, em caso de ser virtual, quais as modalidades de realização. Ele pretende analisar uma amostra significativa de fonoaudiólogos de todas as regiões do Brasil e sua forma de coleta inclui consulta por questionário digital.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Doutorado: (1).
Integrantes: Ana Paula Ramos de Souza – Coordenador / Fernanda Prada Machado – Integrante / Bárbara Niegia Garcia de Goulart – Integrante / Fernanda Dreux Miranda – Integrante / Jacy Perissionto – Integrante / Ana Carina Tamaha – Integrante / Ana Maria Montenegro – Integrante / Cibelle Amato – Integrante / Letícia Segeren – Integrante / Simone Lopes-Herrera – Integrante.
Descrição: Este projeto concluirá a validação de critérios dos Sinais Enunciativos de Aquisição da Linguagem (SEAL) cuja construção e validação inicial iniciou no projeto Elaboração e Validação de Índices de Risco à Aquisição da Linguagem para Crianças de 3 a 24 meses, aprovado pelo CEP da UFSM pelo número de CAAE 18608413.4.0000.5346. Ele também utiliza um banco de dados relativo ao projeto: Análise Comparativa do Desenvolvimento de Bebês Prematuros e a Termo e sua Relação com Risco Psíquico: da Detecção à Intervenção, autorizado em maio de 2014 no CEP da UFSM sob número de CAAE: 285869140.0.0000.5346. Foram realizadas filmagens das interações mãe-bebê nas faixas etárias de 3, 6, 9, 12, 18 e 24 meses. Essas filmagens serão analisadas por dois grupos de juízes. Um grupo de experts que analisará, a partir de roteiro sobre marcos em aquisição da linguagem, se as crianças estão ou não em risco para a aquisição da linguagem a cada faixa etária. O outro grupo de juízes, constituído por fonoaudiólogos e estagiários de fonoaudiologia, receberá os mesmos vídeos para atribuição dos sinais enunciativos a partir de instruções de aplicação. Os resultados observados em ambos procedimentos permitirão analisar a especificidade do SEAL com o padrão ouro dos experts. Além disso, serão confrontados com o DENVER II e com o check list de vocabulário dois protocolos que constam no banco de dados e são utilizados na realidade brasileira. Cabe destacar que o SEAL se diferencia por analisar fatores infantis e maternos. Ele possui como objetivo geral a validação de critério dos Sinais Enunciativos de Aquisição da Linguagem, e objetivos específicos: analisar e estabelecer parâmetros de emergência dos sinais para as faixas etárias de três, seis, nove, doze, dezoito e vinte e quatro meses; analisar a sensibilidade e especificidade dos sinais enunciativos de aquisição da linguagem; analisar os sinais do SEAL mais preditivos de risco para cada faixa etária; comparar os resultados obtidos no SEAL e no DENVER II-linguagem, cognição e motricidade fina e ampla; comparar os resultados obtidos no SEAL com os obtidos no check list de vocabulário aos 12, 18 e 24 meses. O projeto se justifica pela necessidade de concluir a validação de critério para os Sinais Enunciativos de Aquisição da Linguagem (SEAL) de modo que possam ser utilizados no acompanhamento em puericultura e também em escolas de educação infantil. Para tanto, é necessário definir os sinais presentes e ausentes a cada faixa etária, nas crianças sem e com risco para atraso a partir do olhar de experts de modo que quem utilize o instrumento possa planejar uma intervenção a tempo de o risco se efetivar em um real atraso. Acredita-se que esse trabalho poderá contribuir para o cuidado em puericultura e para o planejamento de intervenções que promovam o desenvolvimento linguístico das crianças. O diferencial do SEAL é que ele prevê um fator materno, ou seja, pode detectar se o adulto está ou não dando adequada sustentação enunciativa para a criança. O trabalho de Oliveira (2018) evidenciou que o SEAL pode oferecer uma hipótese inicial de funcionamento da linguagem a partir da qual dá para iniciar uma intervenção promocional com os bebês. Por isso, o estabelecimento de parâmetros a cada faixa etária poderá facilitar a detecção e a intervenção a tempo de impedir a cristalização de sintomas na linguagem.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) / Mestrado: (1).
Integrantes: Ana Paula Ramos de Souza – Coordenador / Isabela de Moraes Fattore – Integrante / Laura da Motta Forneck/ Renata Souto Bolzan – Integrante.
Descrição: Este projeto objetivou analisar comparativamente o desenvolvimento de 140 bebês, 70 a termo e 70 pré-termo em termos de desenvolvimento psicomotor, de linguagem, auditivo e psíquico em sua relação com aspectos psicossociais, obstétricos e sociodemográficos, bem como propor e avaliar a eficácia de novas intervenções grupais (musicalização) e individuais nos casos de risco ao desenvolvimento em qualquer um dos aspectos analisados.
Situação: Concluído 2014-2020; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (8) / Doutorado: (5).
Integrantes: Ana Paula Ramos de Souza – Coordenador / Inaê Costa Rechia – Integrante / Luciele Dias Oliveira – Integrante / Dani Laura Peruzzolo – Integrante / Francine Manara Bortagarai – Integrante / Tatiane Medianeira Ambrós – Integrante / Antonia M Roth – Integrante / Carolina Schumacher – Integrante / Maria Fernana Almeida Silva – Integrante / Maria Helena Branco dos Santos Chora – Integrante / Isabela de Moraes Fattore – Integrante / Cristiana Helena Rodrigues da Silva – Integrante / Sabrina Felin – Integrante / Munique Leaes Andrade – Integrante / Diogo Ribas dos Santos – Integrante / Vitoria Hoerbe Beltrame – Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa.