Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Linguagem

NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM ENSINO DE LINGUAGEM (NEPELIN)

Pesquisa Em Atividade

Contato:

nepelin@ufsm.br Prédio:Prédio 40A – Letras Sala:2122A

Publicações

A Coleção Produzindo gêneros textuais na escola é resultado de um trabalho conjunto desenvolvido por professoras e professores em formação e em serviço vinculadas(os) ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Linguagem – NEPELIN e ao Programa Residência Pedagógica (2018-2019).

Produzindo Artigo de opinião (Bordim, Pinton e Schmitt, 3º ed, 64 p., 2019)

Produzindo Resumo (Dutra e Pinton, 1º ed, 68 p., 2019)

Produzindo Resenha (Barreto e Pinton, 1º ed, 64 p., 2019)

Do conto à fanfic (Pinton, Steinhorst, Kelling, 1º ed, 44 p., 2019)

Artigos publicados em revistas:

Mapeamento de estudos sobre (Multi)Letramento(s) em Língua Portuguesa no contexto acadêmico brasileiro (2015-2019) (Padoin; Pinton, 2021). 

Prática de análise linguística em atividades didáticas produzidas por professores de língua portuguesa em formação inicial: uma proposta de categorização da natureza e funcionalidade (Pinton; da Silva, 2021).

Práticas de letramentos de professores de Língua Portuguesa em formação inicial: entre a escola e a universidade (Pereira; Pinton, 2020)

A prática de análise linguística na BNCC e a perspectiva sociocultural de ensino e aprendizagem: (in)congruências teórico-metodológicas (Pinton, Volk e Schmitt, 2020)

Mapeando a escrita de estudantes do Ensino Fundamental: em foco o artigo de opinião (Silva e Pinton, 2019)

Análise crítica de discursos sobre produção de textos argumentativos em livros didáticos de Língua Portuguesa (Stefanello, Pinton e Silva, 2019)

O gerenciamento de vozes em artigos de opinião produzidos por alunos do ensino fundamental: uma análise dos processos verbais (Silva, Pinton e Stefanello, 2018)

Discurso alheio e construção de posicionamento na produção de textos argumentativos no contexto escolar. (Pinton, Poletto e Pereira, 2018)

Revisão textual profissional e correção textual pedagógica: uma análise comparativa dos dois processos (Pinton e Porto, 2018)

Atitude e engajamento em textos argumentativos produzidos no contexto escolar: desafios para o professor de leitura e escrita. (Pinton e Pereira, 2017)

Perspectivas sobre a atividade do revisor de textos na atualidade (Porto e Pinton, 2016)

Teses e Dissertações:

A formação crítico-reflexiva do revisor de textos: a construção da profissionalidade em uma empresa júnior (PORTO, 2018)

Aprender a ler para aprender geografia: desafios interdisciplinares (DE PAULA, 2018)

Mapeando a escrita de estudantes do Ensino Fundamental: em foco o artigo de opinião (SILVA, 2019)

Análise crítica de discursos sobre produção de textos argumentativos em livros didáticos de Língua Portuguesa (STEFANELLO, 2019)

Trabalhos completos publicados em anais de congressos:

Descrição e análise do artigo de opinião veiculado no Jornal Zero Hora. (Pereira e Pinton, 2015)

  • Glossários

Com o objetivo de auxiliar os participantes do curso remoto Multiletramentos na BNCC do Ensino Fundamental: possibilidades para o ensino de Língua Portuguesa, no processo de construção de saberes acerca da Base Nacional Comum Curricular e dos conceitos nela divulgados, elaboramos dois glossários: um de termos técnicos-científicos do componente curricular Língua Portuguesa e outro de gêneros e suportes textuais. Acesse!

  • Caderno didático de Língua Portuguesa para a Educação Básica  

Caderno didático produzido na disciplina de Produção e análise de material didático ministrada pela professora Francieli Matzenbacher Pinton.