NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM ENSINO DE LINGUAGEM (NEPELIN)
Pesquisa Em Atividade
Contato:
nepelin@ufsm.br Prédio:Prédio 40A – Letras Sala:2122APublicações
A Coleção Produzindo gêneros textuais na escola é resultado de um trabalho conjunto desenvolvido por professoras e professores em formação e em serviço vinculadas(os) ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Linguagem – NEPELIN e ao Programa Residência Pedagógica (2018-2019).
Produzindo Artigo de opinião (Bordim, Pinton e Schmitt, 3º ed, 64 p., 2019)
Produzindo Resumo (Dutra e Pinton, 1º ed, 68 p., 2019)
Produzindo Resenha (Barreto e Pinton, 1º ed, 64 p., 2019)
Do conto à fanfic (Pinton, Steinhorst, Kelling, 1º ed, 44 p., 2019)
Artigos publicados em revistas:
Perspectivas sobre a atividade do revisor de textos na atualidade (Porto e Pinton, 2016)
Teses e Dissertações:
Aprender a ler para aprender geografia: desafios interdisciplinares (DE PAULA, 2018)
Mapeando a escrita de estudantes do Ensino Fundamental: em foco o artigo de opinião (SILVA, 2019)
Trabalhos completos publicados em anais de congressos:
Descrição e análise do artigo de opinião veiculado no Jornal Zero Hora. (Pereira e Pinton, 2015)
- Glossários
Com o objetivo de auxiliar os participantes do curso remoto Multiletramentos na BNCC do Ensino Fundamental: possibilidades para o ensino de Língua Portuguesa, no processo de construção de saberes acerca da Base Nacional Comum Curricular e dos conceitos nela divulgados, elaboramos dois glossários: um de termos técnicos-científicos do componente curricular Língua Portuguesa e outro de gêneros e suportes textuais. Acesse!
- Caderno didático de Língua Portuguesa para a Educação Básica
Caderno didático produzido na disciplina de Produção e análise de material didático ministrada pela professora Francieli Matzenbacher Pinton.