Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Linguagem

NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM ENSINO DE LINGUAGEM (NEPELIN)

Pesquisa Em Atividade

Contato:

nepelin@ufsm.br Prédio:Prédio 40A – Letras Sala:2122A

Projetos

Pesquisa

O objetivo geral deste projeto é descrever e analisar os sistemas de atividade e conjuntos de gêneros que constituem as práticas de letramento(s) nas diferentes comunidades disciplinares da Educação Básica, com vistas à produção de material didático para o ensino e a aprendizagem da leitura e da escrita. Para isso, o objetivo geral se desdobra em cinco objetivos específicos: i) Caracterizar a cultura da área disciplinar para identificar, compreender e interpretar a escrita do estudante; ii) Mapear a prática pedagógica da escrita para apresentar o conjunto de gêneros e sistema de atividade da comunidade disciplinar; iii) Descrever a organização retórica bem como as características léxico-gramaticais e semântico-discursivas dos gêneros; iv) Desenvolver uma abordagem didática para cada área disciplinar; v) Produzir material didático para o ensino de leitura e da escrita em cada comunidade disciplinar.

Para mais informações, acesse o Portal de Projetos.

 

Esta pesquisa propõe desenvolver um processo continuado de reflexão que possibilite aos participantes (professores, alunos e membros da equipe diretiva de escolas da rede pública de Santa Maria), o desenvolvimento de uma metaconsciência acerca de como ensinam e aprendem a ensinar linguagem. No sentido de evidenciar o discurso e a prática pedagógica dos participantes, tornando-os disponíveis para análise, adotamos a abordagem de pesquisa qualitativa (HOLLIDAY, 2002, p. 10; MAGALHÃES & FIDALGO, 2008, por exemplo). Esta investigação está inscrita, portanto, em uma proposta colaborativa e crítica na medida em que, como perspectiva teórico-metodológica, permite, no contexto do grupo investigado, construir um espaço de reflexão, de crítica e de negociação sobre as práticas discursivas desenvolvidas em sala de aula, bem como sua relação com os objetivos previamente definidos pelos atores sociais em questão (MAGALHÃES & FIDALGO, 2008, p. 114; MAGALHÃES, 2002, p. 48). Dentro desse enfoque, esta pesquisa pretende investigar o discurso e as práticas sociais dos membros da comunidade escolar de professores de linguagens (Língua Portuguesa e Inglesa), atuando nas escolas públicas municipais de Santa Maria (RS), por meio da elaboração, aplicação e análise de questionários, entrevistas, discussões teóricas, sessões reflexivas e práticas pedagógicas multiletradas (curriculares e extracurriculares). Essas práticas têm por objetivo, em última instância, desenvolver diferentes competências escolares multiletradas. Nesse cenário, a presente pesquisa busca trazer uma oportunidade de colaboração entre universidade e escola, por meio da reflexão e da interpretação do universo pedagógico de ensino da linguagem no contexto escolar. Para tanto, este estudo será dividido em três momentos: 1) desenvolvimento de leituras acerca dos multiletramentos, diversidade cultural, gêneros e produção de atividades pedagógicas voltadas ao contexto da escola pública (de março a julho de 2020), 2) aplicação dessas atividades pedagógicas no contexto da escola pública (agosto a dezembro de 2020) e 3) produção de cadernos didáticos para registro das atividades desenvolvidas e avaliação do processo como um todo (março a dezembro de 2021). Por fim, busca-se colaborar para o desenvolvimento de trabalhos no âmbito da Linha de Pesquisa Linguagem no Contexto Social, do Núcleo de Estudos Colaborativos em Contexto Escolares (N.E.C.C.E) e do Núcleo de estudos e pesquisas em ensino de linguagem (NEPELIN), ambos vinculados ao GRPesq/CNPq ”Linguagem como Prática Social”.

Objetivos em construção.

Pesquisador: Cleiton Reisdorfer da Silva

 

Principais questionamentos da pesquisa: “em que medida os professores da rede municipal de Santa Maria articulam os quatro eixos organizadores do componente curricular de Língua Portuguesa em sua prática de ensino?”, “Em qual(is) desses eixos há mais enfoque?”, “Quais são as principais dificuldades enfrentadas pelos docentes?”, “Em que medida eles mobilizam a perspectiva de gêneros discursivos na elaboração de atividades didáticas?”.

Pesquisadora: Caroline Teixeira Bordim

Procedimentos: i) leitura de textos teóricos sobre análise linguística, ii) mapeamento de estudos (artigos, teses e dissertações) que abordam a prática de análise linguística em contexto escolar, iii) organização do corpus gerado (atividades didáticas produzidas e respostas ao questionário investigativo), iv) análise das atividades:  a) sobre o processo de elaboração de material didático: objeto de ensino deve ser conhecido pelo professor, dificuldades dos alunos – relevância do instrumento diagnóstico, estudo das práticas comuns de ensino e seus efeitos, seleção pertinente de dispositivos didáticos; b) sobre o processo de validação dos materiais produzidos: eficácia do trabalho, pertinência e coerência na abordagem dos objetos de ensino, progresso do desenvolvimento da linguagem dos alunos.

Pesquisadoras: Eduarda Friedrich e Mariana Leal Porto

Procedimentos: i) mapeamento de estudos sobre a didatização do infográfico na escola, ii) fichamento de conceitos-chave sobre o gênero infográfico, iii) discussão sobre a organização linguística e imagética do gênero infográfico, iv) coleta do corpus: seleção de 15 infográficos que abordam o tema COVID, v) descrição e análise da estrutura retórica dos exemplares, vi) proposição de atividades para didatização do gênero em contexto de ensino médio.

Pesquisadoras: Ana Paula Regner e Paula Luza

Pesquisadores-professores: Ana Paula Regner, Camila Steinhorst, Caroline Teixeira Bordim, Gabriela Eckert Pereira, Jeniffer Streb da Silva, Luciane da Silveira, Eduarda Friedrich, Mariana Leal Porto, Paula Luza, Romário Volk, Rosana Maria Schmitt, Taís Vasques Barreto e Verônica Lorenset Padoim.