NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISA EM AUDIÇÃO INFANTIL (NEPAI)
Pesquisa Em Atividade
Contato:
nepaiufsm@gmail.com (55) 3220 8541 Prédio:26E Sala:108 – eliara.pv.biaggio@ufsm.brApresentação
O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Audição Infantil (NEPAI) é um grupo de pesquisa CNPq, fundado e coordenado pela Profa. Dra. Eliara Pinto Vieira Biaggio, em 2014. Foi desenvolvido com o intuito de unir a ciência e a prática de audiologia infantil por meio da realização de estudos que envolvam a triagem auditiva neonatal, o diagnóstico audiológico infantil e a habilitação e reabilitação audiológica de lactentes, crianças e adolescentes.
Em 2024, o NEPAI completou 10 anos de dedicação à pesquisa e à prática em audiologia infantil. Ao longo dessa trajetória, o grupo tem se destacado não apenas pela produção científica, mas também pelo impacto direto na formação de novos profissionais e no atendimento à comunidade.
No NEPAI, o diagnóstico audiológico é oferecido para a comunidade assistida pelo Serviço de Atendimento Fonoaudiológico (SAF), nas diferentes Práticas Clínicas Curriculares, assim como nos casos mais complexos encaminhados pelo Programa de Triagem Auditiva Neonatal do Hospital Universitário de Santa Maria (TAN-HUSM). Todos esses atendimentos são realizados por alunos da Graduação em Fonoaudiologia e da Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana (PPGDCH), orientados pela Profa. Dra. Eliara Pinto Vieira Biaggio, por meio de atividades curriculares e extracurriculares.
As atividades curriculares envolvem disciplinas teóricas (Habilitação e Reabilitação Auditiva – HRA na infância e Audiologia II) e disciplinas práticas (Prática Clínica em HRA e Audiologia e Fonoaudiologia Hospitalar). A atuação na intervenção dos distúrbios da audição acontece no Setor de Habilitação e Reabilitação Auditiva, que faz parte do Departamento de Fonoaudiologia e funciona também no SAF.
O NEPAI tem como diferencial a forte integração entre graduação e pós-graduação, permitindo que alunos em diferentes níveis de formação acadêmica atuem conjuntamente na pesquisa e na prática clínica. Esse modelo favorece a troca de conhecimento, estimula a iniciação científica e fortalece a construção de uma base sólida para futuros pesquisadores e profissionais da área.
Outras informações podem ser visualizadas no site do Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil, pelo site: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7182310807109656.