NÚCLEO DE ESTUDO EM CONTEXTOS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO: FAMÍLIA E ESCOLA (NEDEFE)
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Contato:
naiana.patias@ufsm.br Prédio:74BProjetos
Ensino
Este Projeto de Ensino tem como objetivo apresentar uma proposta de Curso Introdutório à normatização e padronização de trabalhos científicos, a ser ofertado aos estudantes de graduação e pós-graduação em Psicologia, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O curso será dividido em dois encontros on-line, via plataforma google meet, com duas horas de duração cada. No primeiro encontro serão apresentadas as Normas do Manual de Dissertação e Teses (MDT) da UFSM, e no segundo, as Normas da American Psychological Association (APA). O curso será organizado e ministrado pelos discentes de graduação e pós-graduação do Núcleo de Estudo em Contextos de Desenvolvimento Humano: Família e Escola (NEDEFE/UFSM), sob supervisão da professora Naiana Dapieve Patias. Com esta ação, espera-se oferecer aos estudantes um espaço de conhecimento e aprimoramento da escrita científica, a fim de auxiliá-los na elaboração de trabalhos, projetos e artigos científicos, para participação em eventos e publicações.
Extensão
O objetivo central deste curso de extensão é orientar e capacitar pais e/ou cuidadores de crianças para o uso de práticas não-coercitivas de educação. A capacitação será realizada de acordo com o protocolo ?Programa de qualidade na interação familiar? o qual é um programa estruturado de intervenção que orienta e capacita os pais para conhecimentos e habilidades saudáveis de educação dos filhos. Serão participantes do curso, pais e/ou cuidadores de crianças até 10 anos, sendo composto, cada grupo, com 6 a 12 participantes. Serão realizados, de acordo com o protocolo, oito encontros, com frequência semanal e com duração aproximada de duas horas cada encontro. Cada encontro terá temática específica como: vida familiar e aprendizagem, regras e valores, manejo de comportamento desejados e indesejados, vínculo e envolvimento, autoconhecimento. Nos encontros serão utilizadas técnicas como o autorregistro, tarefas de casa, feedback, discussões e dinâmicas. O período de execução compreenderá dois meses para cada grupo, podendo ser realizados vários grupos conforme a demanda. Com esta ação, espera-se fornecer elementos para prevenção de práticas educativas coercitivas na educação de crianças, prevenindo, desta forma, os efeitos deletérios deste tipo de prática.
O objetivo do projeto de extensão é realizar ações diagnósticas e intervenções institucionais em escolas de educação básica de Santa Maria, RS e região, com foco na prevenção e promoção de saúde de todos os atores institucionais. A ação extensionista se dará por meio do diagnóstico institucional avaliando as demandas de cada escola e, posteriormente, o planejamento de intervenções. Serão realizadas observações, entrevistas, escutas clínicas e atividades em grupo com crianças, adolescentes, professores, famílias e equipe pedagógica. O intuito é promover um espaço de acolhimento, escuta, discussões e reflexões sobre temas de interesse e necessidade de cada escola. Espera-se que a ação extensionista seja uma ferramenta de promoção de saúde e prevenção de riscos ao desenvolvimento de crianças, adolescentes, professores e toda a comunidade escolar, por meio das intervenções a nível institucional, de acordo com a necessidade de cada contexto.
Pesquisa
Família e escola são contextos sociais imediatos mais significativos na adolescência. Uma maneira de entendê-los é por meio do clima escolar e familiar que nem sempre são estudados em conjunto, desconsiderando a importância da interação entre eles no desenvolvimento do/a adolescente. Sendo assim, este projeto tem como objetivo geral analisar a influência do clima escolar e familiar no desenvolvimento de adolescentes de escolas públicas e privadas da cidade de Santa Maria ? RS. Participarão do estudo, 378 adolescentes de 12 a 17 anos, estudantes do 7º ano do ensino fundamental e dos três anos do ensino médio, de escolas (públicas e privadas) e 322 professores e gestores das mesmas escolas. O número de adolescentes foi estimado a partir de cálculo amostral considerando o número de matrículas nos anos finais do ensino fundamental (6º, 7º, 8º e 9º) e nos três anos do ensino médio em escolas da cidade de Santa Maria-RS. Já o número de professores foi estimado a partir do número de professores que lecionam nos anos finais do ensino fundamental e nos três anos do ensino médio. Considerou-se, para o cálculo amostral, margem de erro de 5%. As escolas serão escolhidas por conveniência. Os adolescentes responderão a Escala Multidimensional de Satisfação de Vida para Adolescentes (EMSVA), Escala Afetos Positivos e Negativos para Adolescentes (EAPNA), o Inventário de Clima Familiar (ICF), a Escala de Responsividade e Exigência parental, as Escalas de Qualidade na interação familiar, o Questionário para investigação de Disciplina coercitiva e o questionário de Clima Escolar (versão alunos). Já os professores, responderão o questionário de clima escolar (versão professores e gestores), o Cuestionario para la Evaluación del Síndrome de Quemarse por el Trabajo (CESQT) (versão brasileira) e a Escala de Avaliação da Relação Família-Escola para Professores ? RFE. Por fim, os gestores responderão o questionário de clima escolar (versão gestores). A análise dos dados dos instrumentos dar-se-á por tratamento estatístico dos dados, por meio de análises descritivas (médias, desvios padrão) e inferenciais no programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 22.0. De acordo com a distribuição amostral, serão realizados teste de correlação (Pearson ou Spearman), comparação de médias ou postos (Teste t de Student ou U de Mann-Whitney) e regressão linear múltipla. Projeto aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da UFSM sob parecer CAAE: 28591119.0.0000.5346.
Desde a deflagração da pandemia da COVID-19 pela Organização Mundial da Saúde, no início de 2020, diferentes pesquisas têm sido delineadas com vistas a compreender de que modo a saúde mental pode ser impactada por esse momento. Este projeto debruça-se sobre esses elementos na população universitária, com destaque para as possíveis estratégias de enfrentamento produzidas por esse público em resposta ao distanciamento social. Diante disso, objetiva-se verificar se há relação entre as estratégias de coping utilizadas por graduandos e pós-graduandos durante o distanciamento social provocado pela pandemia da COVID-19 e sintomas de depressão, ansiedade e estresse. Para tal, uma amostra de, pelo menos, 769 graduandos (n=384) e pós-graduandos (n=385) responderá a um formulário online contendo um questionário de dados sociodemográficos, uma escala de estratégias de coping e a escala DASS-21. Serão realizadas análises descritivas, bem como análises teste t de Student (ou U de Mann-Whitney, dependendo da distribuição amostral; ou ainda Kruskall-Wallis) com o intuito de verificar diferenças nos construtos investigados por gênero, tipo de Instituição de Ensino Superior (IES) (privada, pública, comunitária), dentre outras variáveis. Além disso, será realizada análise de Pearson ou Spearman com o intuito de verificar a correlação entre sintomas de depressão, ansiedade e estresse e estratégias de coping. Espera-se que os resultados do estudo possam contribuir para a promoção de qualidade de vida da população investigada e como subsídio às IES para a realização de programas de prevenção. Projeto aprovado pelo Comitê de Ética (CEP) da UFSM sob parecer CAAE 31468720.7.0000.5346.
Na gestação e no puerpério, por serem considerados períodos de transformações físicas, psicológicas e sociais na vida da mulher, é comum a vivência de emoções intensas, caracterizadas pela ambivalência e ansiedade. Com o surgimento da pandemia da Covid-19 houveram profundas alterações na rotina de vida das gestantes e puérperas, que consequentemente levaram à maior visibilidade pelos riscos para a saúde da mãe e do bebê. Além da vulnerabilidade física, a saúde mental das gestantes e puérperas foi bastante prejudicada, ocasionando ansiedade, medo, estresse, apreensão e sentimentos de solidão. Além disso, sabe-se que existiram dificuldades de acesso aos serviços de atenção pré-natal e consultas de rotina, assim como redução no número de consultas iniciais e problemas materno-fetais, os quais desencadearam piores condições físicas e emocionais. A fim de minimizar e/ou evitar riscos à saúde das mães e bebês, as gestantes ganharam o direito de afastamento do trabalho presencial, segundo a Lei nº 14.151. Esta lei trouxe benefícios porque as mulheres puderam aproveitar a gestação no convívio familiar, mas, por outro lado, tiveram estresse devido à sobrecarga de atividades em casa, tendo que cuidar dos filhos, da casa e tarefas laborais. Pelo fato de a literatura indicar a importância de realizar novos estudos que contemplem os aspectos emocionais na gestação e puerpério na área da psicologia, bem como o tipo de assistência e cuidado recebidos no período da pandemia ressalta-se a necessidade de realizar mais estudos sobre essa temática, considerando o cenário da Covid-19. De modo especial, este estudo objetiva compreender as percepções de mulheres e profissionais de saúde sobre a gestação e puerpério durante a pandemia da Covid-19, bem como entender de que maneira ocorreu a assistência em saúde. Para tanto, será realizado um estudo qualitativo, com coleta de informações por meio de um questionário sociodemográfico e entrevistas com 8 puérperas e 8 profissionais de saúde. A análise de conteúdo de Bardin será utilizada para interpretar os dados. Espera-se que este estudo possa subsidiar discussões a fim de possibilitar o desenvolvimento de estratégias de cuidado à saúde para amenizar essas consequências negativas.