MORFOEDUCA (MORFOEDUCA)
Extensao Em Atividade
Contato:
morfoeduca@gmail.com +55 3220-9560 Prédio:19 Sala:3226Apresentação
O grupo MorfoEduca – Alfabetização Científica em Ciências Morfológicas para a Promoção da Saúde, tem o objetivo de divulgar as Ciências Morfológicas (Histologia e Anatomia) através de projetos que contemplam temas de saúde relevantes para a comunidade.
O público alvo do MorfoEduca são os alunos da educação infantil, ensino fundamental e médio, que por sua vez atuam como multiplicadores das temáticas junto ao seu entorno. Através do uso de diferentes ferramentas pedagógicas o MorfoEduca apresenta o conhecimento científico formal de maneira lúdica, interativa e contextualizada.
As atividades desenvolvidas estimulam os alunos a apreciar a ciência ao desvendarem as estruturas microscópicas e macroscópicas do corpo humano e perceberem a sua correlação com o cotidiano. Assim, os projetos contemplam temáticas como câncer, tabagismo, alimentação, obesidade, processo inflamatório, doenças cardiovasculares, etc.
Desta forma, com o intuito de promover a saúde e a qualidade de vida na comunidade, os alunos são estimulados a desenvolver senso crítico, a integrar valores e a tomar decisões responsáveis no dia a dia no que diz respeito à sua saúde e daqueles que os cercam.
Nos projetos e ações de ensino e extensão participam discentes de graduação sob a orientação de professores do Departamento de Morfologia da UFSM. Assim, também os graduandos aprimoram sua formação ao, sob um novo olhar, se aprofundar nas ciências morfológicas e desenvolver o senso de contribuição social. Além disso, ao elaborar as ferramentas e participar das ações são desenvolvidas diversas habilidades pessoais, como comunicação e linguagem, artes e informática.
Nos encontros presenciais são realizadas várias atividades lúdico-pedagógicas e utilizadas diversas ferramentas tais como cartilhas, panfletos, jogos de memória, jogos de tabuleiro, jogos multimídia interativos, teatro de fantoches e modelos tridimensionais. Alguns dos materiais empregados nos encontros são doados para que sejam utilizados posteriormente, na escola ou em casa, bem como podem ser acessados virtualmente.