MIGRAIDH/CÁTEDRA SÉRGIO VIEIRA DE MELLO (MIGRAIDH)
Ver no Diretório de Grupos da CNPq Extensao Em Atividade
Contato:
migraidh@gmail.com (55) 3220-9253 Prédio:1184 Sala:505 – Rua Marechal Floriano PeixotoApresentação
O Migraidh, Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão Direitos Humanos e Mobilidade Humana Internacional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), iniciou suas atividades no ano de 2013, junto ao Curso de Direito, compromissado com o Direito Humano de Migrar. Atualmente, possui seis linhas de pesquisa nas áreas do Direito, Ciências Sociais, Comunicação Social, Letras e Psicologia da UFSM, lideradas por professoras-pesquisadoras dos respectivos cursos, e um Programa de Extensão, Assessoria a Migrantes e Refugiados.
O Grupo reúne estudantes de diversas áreas do conhecimento e constitui um coletivo aberto à participação de qualquer interessado na temática da migração e direitos humanos.
Em 2015, o Migraidh aprovou o plano de trabalho para o Convênio da Cátedra Sérgio Vieira de Mello na UFSM, uma parceria da universidade com a Agência da ONU para os Refugiados (ACNUR) para a promoção e difusão do Direito Internacional dos Refugiados e integração local de migrantes forçados. O Migraidh é o grupo responsável técnico pelo Convênio na UFSM.
O Migraidh objetiva compreender a realidade e desafios enfrentados por migrantes e refugiados, especialmente que optam pelo Brasil como país de destino, visando a produção de conhecimento orientado para a proteção e promoção de direitos humanos desta população e a transformação da realidade político-jurídico-social, a partir da agenda das migrações internacionais. Integra pesquisa-ensino-extensão e atua no apoio, atenção, integração local, acesso a direitos desta população, formulação de políticas públicas, formação de agentes e incidência nos processos legislativos voltados à agenda.
Desde agosto de 2024, a coordenação do Migraidh/CSVM da UFSM está sob responsabilidade de LILIANE DUTRA BRIGNOL, professora do Departamento de Ciências da Comunicação da UFSM. A coordenação anterior, desde a criação do grupo, foi de responsabilidade da professora GIULIANA REDIN, do Departamento de Direito da UFSM.