Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Música: Criação, Recepção e Compreensão

MÚSICA: CRIAÇÃO, RECEPÇÃO E COMPREENSÃO

Ver no Diretório de Grupos da CNPq Pesquisa Em Atividade

Contato:

arthur-rinaldi-ferreira@ufsm.br Prédio: 40b Sala: 1208 – Estúdio de Musica Eletroacústica

Projetos

Extensão

Coordenação: Profa. Dra. Nayana Di Giuseppe Germano

Website oficial

Link para o Projeto

Resumo: Devido ao crescimento do interesse de jovens e adultos por canais interativos, este projeto tem como proposta a criação de um PodCast nomeado MusiCuriosos. O principal objetivo do projeto de extensão é promover um meio no qual interessados em música, internos e externos à UFSM, encontrem espaço para usufruir de um material informativo, de qualidade e com um linguajar acessível. O projeto será composto de mesas redondas gravadas em áudio, cujos temas escolhidos serão sempre relacionados com algum viés musical, seja ele acadêmico, prático, de curiosidades gerais ou, até mesmo, relativo à interação da música com outras áreas de pesquisa, como Neurologia ou Acústica. Cada episódio contará com convidados especialistas nas áreas dos temas escolhidos. Além dos convidados da UFSM, estão também previstas colaborações externas, advindas de pesquisadores e alunos dos Departamentos de Música da UNESP/SP e da UFMS/MS. Os temas, roteiros e convidados serão pré-estabelecidos e elaborados pelo coordenador do projeto com o auxílio e sugestões dos alunos bolsistas e voluntários dos cursos do Bacharelado em Música, Música e Tecnologia e da Licenciatura em Música da UFSM. Os alunos terão participação ativa nas edições de áudios, na pesquisa sobre os temas propostos, na elaboração e manutenção do site, no estudo sobre a elaboração de PodCasts, na divulgação por meio digital e também poderão participar durante os episódios, seja como técnicos de som ou como convidados. Este projeto é parte integrante do Programa de Extensão MusiCuriosos: Programa para a Difusão de Conhecimentos Musicais.

Coordenação: Profa. Dra. Nayana Di Giuseppe Germano

Website oficial

Link para o Projeto

Resumo: Devido ao crescimento do interesse de jovens e adultos por canais interativos, este projeto tem como proposta a continuação do PodCast MusiCuriosos (fase 2). O principal objetivo do projeto de extensão é continuar promovendo um meio no qual interessados em música, internos e externos à UFSM, encontrem espaço para usufruir de um material informativo, de qualidade e com um linguajar acessível. O projeto é composto de mesas redondas gravadas em áudio, cujos temas escolhidos são sempre relacionados com algum viés musical, seja ele acadêmico, prático, de curiosidades gerais ou, até mesmo, relativo à interação da música com outras áreas de pesquisa, como Neurologia ou Acústica. Cada episódio conta com convidados especialistas nas áreas dos temas escolhidos. Além dos convidados da UFSM, estão também previstas colaborações externas, advindas de pesquisadores e alunos dos Departamentos de Música de outras Universidades brasileiras. Os temas, roteiros e convidados são pré-estabelecidos e elaborados pelo coordenador do projeto com o auxílio e sugestões dos alunos bolsistas e voluntários dos cursos do Bacharelado em Música, Música e Tecnologia e da Licenciatura em Música da UFSM. Os alunos continuarão com participação ativa nas edições de áudios, na pesquisa sobre os temas propostos, na elaboração e manutenção do site, no estudo sobre a elaboração de PodCasts, na divulgação por meio digital e também poderão participar durante os episódios, seja como técnicos de som ou como convidados.

MusiCuriosos: Programa para a Difusão de Conhecimentos Musicais

Coordenação: Profa. Dra. Nayana Di Giuseppe Germano

Website oficial – MusiCuriosos

Link para o Projeto

O programa MusiCuriosos envolve a realização de ações, tanto presenciais quanto digitais, para a difusão de conhecimento musicais e áreas afins, oferecendo informações e conteúdos de qualidade e contribuindo para o desenvolvimento cultural da comunidade interna e externa à UFSM. Espera-se que o programa estimule reflexões e discussões sobre conhecimentos musicais, contribuindo para o desenvolvimento de novas propostas de pesquisa e/ou de ações de extensão dentro do âmbito de Cultura e Arte. Espera-se também que as ações realizadas complementem a formação obtidas nos diversos cursos de extensão e de graduação oferecidos pela UFSM, com ênfase sobre temáticas interdisciplinares.

Há duas frentes principais de atuação:

  • PodCast MusiCuriosos, que trata de assuntos diversos sobre Música, com discussões pensadas tanto para o público não-especializado quanto para estudantes de Música de diversos níveis de formação;
  • Eventos presenciais (palestras, workshops, recitais comentados, entre outros) que expandam a formação musica do público.

O PodCast MusiCuriosos possui diversos episódios disponíveis. Confira:

Coordenação: Prof. Dr. Arthur Rinaldi

Link para o Projeto

Resumo: Há uma grande demanda por conhecimentos relativos à Cultura e Arte em nossa sociedade, incluindo a demanda por conhecimentos musicais. Contudo, há uma baixa oferta de cursos de formação musical de qualidade no Brasil, assim como há uma enorme oferta de informações de baixa qualidade disponíveis via internet. O projeto visa a realização de palestras e debates sobre temáticas relativas à Música e áreas afins. Os eventos serão abertos ao público interno e externo à UFSM e contribuirão para a difusão de conhecimentos musicais práticos e teóricos à comunidade de Santa Maria. Os palestrantes serão profissionais da área musical prática e/ou acadêmica, membros da UFSM como convidados externos, os quais partilharão conhecimentos relativos à sua área de formação e atuação profissional, ou sobre os resultados de suas pesquisas acadêmicas. Espera-se que o presente projeto contribua para o desenvolvimento cultural e artístico da sociedade brasileira, especificamente de Santa Maria, ao propiciar a oportunidade para que membros internos e externos da UFSM aprofundem seus conhecimentos sobre Música e áreas afins. Além disso, espera-se que a ação de extensão promova um ambiente propício para discussões e reflexões sobre conhecimentos musicais, estimulando o desenvolvimento de novas propostas de pesquisa e/ou extensão. Este projeto é parte integrante do Programa de Extensão MusiCuriosos: Programa para a Difusão de Conhecimentos Musicais.


Pesquisa

Coordenação: Profa. Dra. Nayana Di Giuseppe Germano

Link para o Projeto

Resumo: Nos cursos de percepção musical, almeja-se o aprimoramento do Ouvido Relativo (OR), ou seja, a capacidade de reconhecer intervalos melódicos e harmônicos, tríades e tétrades, e progressões harmônicas. Contudo, os alunos apresentam uma grande heterogeneidade quanto às suas habilidades de percepção, sobretudo em relação à percepção de alturas, por conta da presença de alunos portadores de Ouvido Absoluto (OA). Os métodos de ensino não levam em consideração este alto grau de heterogeneidade dos alunos, sobretudo o alto grau de contraste entre portadores e não portadores de OA, levando muitos alunos a ser sentirem desmotivados. O presente projeto propõe a continuação da avaliação de um banco de dados já coletado (Germano, 2018) que testou o reconhecimento de diversas tarefas perceptivas musicais relacionadas à altura em 783 alunos de graduação em música. A proposta dessa avaliação é enriquecer a bibliografia sobre o assunto e contribuir para a pesquisa em música. Posterior a essa primeira etapa, será feita uma elaboração teórica de novas estratégias pedagógicas perceptivas musicais para o desenvolvimento do OR em estudantes de música portadores e não portadores de OA. Espera-se que essas estratégias sejam mais eficazes, aumentando a acuidade dos alunos e também o interesse em atuar ativamente para o desenvolvimento do OR (algo sentido, sobretudo, por alunos portadores de OA).

Coordenação: Profa. Dra. Nayana Di Giuseppe Germano

Link para o Projeto

Resumo: A Cognição Musical é uma área do conhecimento em constante crescimento, que vem sendo estudada não apenas por músicos, mas também por diversos pesquisadores de domínios distintos, como psicólogos, educadores, neurocientistas, entre outros. Dessa forma, a área tem se tornado um ramo do conhecimento cada vez mais interdisciplinar. Este projeto tem como principal objetivo abordar perspectivas sobre temas diversos dentro da Cognição Musical, que podem envolver desde questões de cunho estritamente teórico até experimentos com seres humanos. O projeto atuará nas seguintes áreas: 1) Memória para melodias, harmonias e ritmos; 2) Música e processamento cerebral; 3) Testes psicológicos sobre habilidades musicais em seres humanos; 4) Pesquisas quantitativas em música que abordem a psicometria como ferramenta analítica; 5) Ensino e aprendizado da percepção musical, abordando também pesquisas qualitativas. Como resultado, espera-se que a área da Cognição Musical se fortifique, especialmente na língua portuguesa, e que os trabalhos decorrentes desse projeto contribuam com a comunidade, auxiliando a criação de novas metodologias e materiais didáticos. Almeja-se, também, a contribuição com áreas interdisciplinares, como a neurociência.

Coordenação: Prof. Dr. Arthur Rinaldi

Link para o Projeto

Resumo: Desde o século XX, foram propostas múltiplas abordagens analíticas musicais, com métodos e pressupostos teóricos e estéticos distintos, as quais possibilitavam a abordagem sistemática de uma obra musical para a descoberta de informações precisamente definidas e tecnicamente fundamentadas. Para diminuir a lacuna entre analistas e músicos em geral, surgiram na década de 1980 publicações que forneciam perspectiva panorâmica sobre os princípios da Análise Musical e as principais características das abordagens analíticas mais difundidas à época. Contudo, estas publicações não foram atualizadas desde então. O presente projeto propõe a realização de uma revisão crítica sobre as principais abordagens analíticas musicais utilizadas na atualidade. Como os métodos de análise são fundamentados em pressupostos teóricos e estéticos, o seu estudo possibilitará também o mapeamento da rede de conceitos utilizados na contemporaneidade para descrever e explicar os elementos técnicos que organizam e estruturam o discurso musical em seus diferentes níveis hierárquicos. Espera-se que o projeto forneça uma perspectiva crítica atualizada sobre a Análise Musical e sobre suas interpelações com a Teoria Musical na contemporaneidade, incluindo suas aplicações práticas à composição e/ou performance. Espera-se também que os resultados obtidos possam contribuir para a formulação de novas propostas no âmbito da Teoria e Análise Musical. A pesquisa se dividirá em três etapas: 1) levantamento bibliográfica e revisão crítica das principais abordagens analíticas atuais; 2) comparação crítica de suas características; e 3) reflexão sobre as interpelações entre as propostas de Análise Musical estudadas e as perspectivas contemporâneas sobre Teoria Musical.

Coordenação: Prof. Dr. Arthur Rinaldi

Link para o Projeto

Resumo: Desde o século XX, foram propostas múltiplas abordagens analíticas musicais, com métodos e pressupostos teóricos e estéticos distintos, as quais possibilitavam a abordagem sistemática de uma obra musical para a descoberta de informações precisamente definidas e tecnicamente fundamentadas. Para diminuir a lacuna entre analistas e músicos em geral, surgiram na década de 1980 publicações que forneciam perspectiva panorâmica sobre os princípios da Análise Musical e as principais características das abordagens analíticas mais difundidas à época. Contudo, estas publicações não foram atualizadas desde então. O presente projeto dá continuidade à revisão crítica sobre as principais abordagens analíticas musicais utilizadas na atualidade. Como os métodos de análise são fundamentados em pressupostos teóricos e estéticos, o seu estudo possibilitará também o mapeamento da rede de conceitos utilizados na contemporaneidade para descrever e explicar os elementos técnicos que organizam e estruturam o discurso musical em seus diferentes níveis hierárquicos. Espera-se que o projeto forneça uma perspectiva crítica atualizada sobre a Análise Musical e sobre suas interrelações com a Teoria Musical na contemporaneidade, incluindo suas aplicações práticas à composição e/ou performance. Espera-se também que os resultados obtidos possam contribuir para a formulação de novas propostas no âmbito da Teoria e Análise Musical. A pesquisa se dividirá em três etapas: 1) levantamento bibliográfica e revisão crítica das principais abordagens analíticas atuais; 2) comparação crítica de suas características; e 3) reflexão sobre as interrelações entre as propostas de Análise Musical estudadas e as perspectivas contemporâneas sobre Teoria Musical; proposição de novos apontamentos sobre as aplicações práticas da análise musical, especialmente à composição e à performance.

Coordenação: Prof. Dr. Arthur Rinaldi

Link para o Projeto

Resumo: O campo da composição é um dos mais antigos dentro da prática musical, mas a perspectiva de que a composição pode ser considerada uma atividade de pesquisa é um fenômeno recente, tendo adquirido forma durante o século XX. O presente projeto pretende desenvolver e aprimorar formas inovadoras de organização do discurso musical dentro de uma perspectiva contemporânea sobre o processo de composição musical. Serão realizados estudos teóricos e analíticos sobre estratégias de organização do discurso musical na música dos séculos XX e XXI, combinados ao desenvolvimento de estratégias inovadoras para o processo de composição musical que levem à criação de novas composições. Destaque-se que o presente projeto é uma expansão de projetos de pesquisa desenvolvidos anteriormente pelo coordenador, que mesclavam o estudo musicológico-analítico de obras do século XX e o desenvolvimento de novas obras musicais. Ressalte-se também que o presente projeto terá como objetivo a exploração dos potenciais criativos oferecidos pelo estúdio de Música Eletroacústica da UFSM. Espera-se que os produtos deste projeto (partituras, gravações em áudio e/ou vídeo e artigos) contribuam para o desenvolvimento e expansão da reflexão contemporânea sobre a composição musical, incluindo-se questões especificamente referentes à pedagogia da composição. Espera-se ainda que este projeto contribua para a difusão da UFSM como um polo de produção de conhecimento musical de ponta no Brasil.

Coordenação: Prof. Dr. Arthur Rinaldi

Link para o Projeto

Resumo: Durante o século XX, houve uma crescente aproximação entre a prática musical e as novas tecnologias. O surgimento da música eletroacústica foi fruto direto dessa aproximação, consistindo em uma das principais vertentes composicionais contemporâneas, explorando ativamente novas possibilidades de expressividade musical, fruto de novas formas de se conceber e organizar sons, a partir da experimentação dos potenciais artísticos de novas tecnologias. O seu distanciamento em relação à perspectiva mais tradicional de música (anterior ao século XX) levou Wishart (1996) a cunhar o termo Sonic Art (Arte Sônica ou Arte Sonora), englobando as mais diversas formas de expressão artístico-sonora, com especial ênfase sobre aquelas realizadas com suporte tecnológico. O presente projeto oficializa a criação do Laboratório de Arte Sonora da UFSM (LARS), expandindo os horizontes de atuação do estúdio de música eletroacústica da UFSM, que possui como objetivo geral estimular a criação e prover suporte para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, ensino e extensão em Música coordenados pelos docentes da UFSM que envolvam a utilização de recursos tecnológicos, com ênfase sobre a criação e difusão de obras de Arte Sonora. O presente projeto fornece diretrizes para o pleno funcionamento do espaço, assim como para o alinhamento dos diversos projetos específicos que venham a ser desenvolvidos junto ao laboratório. Espera-se que os resultados obtidos contribuam para a expansão do conhecimento sobre as produções artísticas englobadas pelo conceito de Arte Sonora, incluindo o conhecimento teórico, estético e prático atrelado a este repertório.