Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Laboratório de Psicologia Ambiental

LABORATÓRIO DE PSICOLOGIA AMBIENTAL (LPA)

Ver no Diretório de Grupos da CNPq Pesquisa Em Atividade

Contato:

olavo.neto@ufsm.br (51) 3724-8458 Prédio:Q5SA1 Sala:Sala 202-C

Projetos

Pesquisa

Projeto que tem como objeto de estudo passeios e envoltórias de espaços de uso público, buscando comparar a eficácia da simulação de espaços através de ambientes virtuais interativos e fotoesferas para a avaliação da percepção dos usuários destes espaços de uso público. Espera-se poder apresentar as diferenças e similariedades dos métodos e sua adequação à diferentes propósitos.

Pesquisa busca realizar um mapeamento da aplicação de tecnologias de IA em escritórios de arquitetura na cidade de Santa Maria / RS, analisando o impacto destas, em etapas criativas e técnicas no processo projetual. Através de entrevistas e questionários com os arquitetos, além do levantamento bibliográfico sobre o tema, objetiva-se observar a taxa de aceitação dos profissionais da arquitetura em relação a sistemas de inteligência artificial, seu impacto na sua maneira de projetar, fornecendo uma base para a elaboração de novos softwares voltados exclusivamente às necessidades apontadas pelos arquitetos, além de fornecer um panorama regional do uso de tecnologias de IA.

Projeto que busca compreender a relação entre o indivíduo com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o seu espaço de trabalho, visto o crescente número de diagnósticos na última década, buscando compreender os fatores que levam à dificuldade na inserção e permanência no mercado de trabalho brasileiro. Através da reunião de material bibliográfico e da aplicação de questionários ao público alvo, espera-se reunir a informação necessária para propor soluções que venham a mitigar essa problemática, contribuindo para uma arquitetura mais inclusiva para a pessoa com TEA no seu espaço de trabalho.

Pesquisa que tem como objetivo investigar as percepções dos usuários ao utilizar a realidade aumentada (RA), comparando seu uso a métodos já consolidados no mercado de trabalho como o vídeo. 

Projeto de pesquisa que visa compreender a efetividade do emprego de diferentes ferramentas de visualização espacial na percepção, compreensão e avaliação de espaços de interiores residenciais.

Pesquisa que investiga o efeito do desenho do assento no espaço público na permanência do usuário naquele determinado espaço, através de estímulos gerados por computador e questionário.

Acesse a pesquisa aqui.

Pesquisa que objetiva o estudo da permeabilidade visual da envoltória de espaços de uso público, buscando identificar os seus efeitos na percepção do usuário para ocupação e permanência em espaços de uso público. Espera-se que seja possível a elaboração de um modelo que possa prever a preferência ou não dos usuários do espaço público, focando-se em variáveis definidas através de um experimento exploratório (Matriz de Avaliação de Construções Pessoais) e testando a manipulação de tais variáveis através da Simulação de Ambientes Virtuais.

Acesse a pesquisa aqui.

Pesquisa que investiga a utilização de três praças públicas selecionadas na área central da cidade de Santa Maria, RS durante o período de pandemia.

Link para o trabalho

 

Projeto de desenvolvimento institucional a elaboração e implementação de um conjunto de melhorias ao campus da UFSM em Palmeira das Missões, visando prover uma infraestrutura urbana que atenda a comunidade local provendo espaços de passeio e lazer complementares ao parque urbano da cidade e à propostas de interligação da estrutura viária da cidade ao campus da UFSM.

https://ufsm.br/r-376-4133

https://ufsm.br/r-378-7163

Esta pesquisa visa estabelecer uma relação entre diferentes tipos de ambiente virtual e diferentes maneiras de exibição destes ambientes, de forma a qualificar o uso de ambientes virtuais para a avaliação de propostas de projeto urbano ainda em sua concepção.

Para tanto, irá qualificar diferentes métodos de representação do ambiente, como modelagem por malha, modelagem por nuvem de pontos, fotoesferas e fotos sequenciais, além de diferentes maneiras de apresentar os ambientes virtuais aos potenciais usuários, como passeios virtuais, ambiente virtual apresentado em tela e ambientes virtuais imersivos.

Adota como objetos de estudo espaços abertos de uso público, utilizando análises estatístias para relacionar ambientes reais aos ambientes virtuais e buscará estabelecer uma relação entre o tipo de ambiente virtual, o método de apresentação e a qualidade da resposta obtida por cada método.

Resultados desta pesquisa servirão de base para a ampla utilização de ambientes virtuais como ferramenta de projeto de espaços públicos, sendo de grande utilidade à gestores, planejadores e projetistas do espaço urbano.

Participe da Pesquisa! Passeie pelos ambientes e responda o questionário!
https://lpa-ufsm.github.io/percepcao-de-espacos-publicos/

O Modela Cachoeira pretende criar uma base de dados com modelos digitais tridimensionais dos edifícios de interesse histórico da cidade de Cachoeira do Sul, RS.

Para a digitalização dos edifícios pretende-se utilizar ferramentas de fotogrametria e modelagem digital, de forma a assegurar precisão e alto grau de detalhamento dos modelos tridimensionais, registrando assim a configuração da envoltórira e estado de conservação atual dos edifícios no momento da digitalização.

Os modelos digitais podem ser utilizados para diversas ações educativas, sociais e culturais como passeios históricos virtuais, acesso ao patrimônio histórico da cidade, simulação de estados prévios do edifício, simulações de restauro, entre outros.