LIVROS DOS ARTISTAS
Pesquisa Em Atividade
Contato:
helgacor@gmail.com Prédio:40 – Centro de Artes e Letras – CALMaterial Adicional
Professora Doutora Helga Corrêa sobre o Livro de Artista e o Grupo Arte Impressa:
O trabalho com livros de artista não é uma abordagem nova do campo das artes, e é certo que tais propostas remontam vínculos com os primeiros livros e posteriormente com o descobrimento do papel, da imprensa. Entretanto, ao longo do século XX (e ainda em princípios do século XXI), observou-se, através deles, uma série de modificações, integrações e interações que mudaram, expandiram e transformaram o seu próprio conceito, redimensionando-os à realidade atual.
Atualmente, editores, artistas e coletivos de arte mostram produções e projetos que abordam, sob diferentes ângulos, o tema da edição e da multiplicidade em arte. Neste universo é preciso frisar que existe uma estreita correlação entre papel, livro e imagem. Nascida em tempos remotos esta associação se manteve por muitos anos, e se vê refletida ainda hoje nas poéticas e investigações de inúmeros artistas, seja na qualidade de livro-arte ou livro de artista.
Hoje estas produções buscam focalizar narrativas que podem ter na expressão visual a ênfase textual ou plástica. Valorizando a manipulação experimental de linguagens – textuais, visuais, táteis, sonoras, olfativas – o livro de artista altera a estrutura convencional do livro que comumente é fragmentado em partes lógicas – pré-textual, textual, extratextual. Nos livros de artista esta lógica comumente é rompida, mediante construções narrativas ou evocativas próprio dos processos criativos. Seja enaltecendo-o, criticando-o, experimentando possibilidades, a contribuição cognitiva e a sensibilidade do artista podem possibilitar experimentações que reúnem tradição e novidade poética, ao comunicar e interagir com o leitor, propiciando novas “leituras” da realidade onde cada um a seu modo possa questionar-se e discutir questões atuais. E a própria narrativa visual, como a instauração da obra, traz questões importantes relacionadas à história do livro, das artes gráficas e de sua relação com a sintaxe da ordem visual da bibliogênese na arte.
Em síntese, tratar de temas relacionados ao livro de artista é uma forma de pensar e de sensibilizar criativamente, através da configuração do protótipo livro. Nesse contexto a ideia de retomar as proposições de livros de artista motivou a criação de um projeto de pesquisa envolvendo discentes do Curso de Artes Visuais e profissionais do Curso de Arquivologia da UFSM, surgiu assim o Grupo Arte Impressa. Um grupo de pesquisa que visa possibilitar a concretização da expressão da subjetividade artística a partir de um modelo de suporte conhecido: o livro protótipo, de tal modo que estes possam devolver à sociedade reflexões sobre diferentes temas que serão abordados neste suporte. Fazendo uso de procedimentos constitutivos do objeto livro, este projeto visa incentivar a memória e o resgate da tradição do livro redimensionado a prática artística contemporânea.