Apresentação
O Laboratório de Estudos Internacionais – LEIn é um GP/CNPq interdisciplinar, que tem como principal linha de pesquisa o Direito Ambiental Internacional e Desenvolvimento Sustentável, com subtemas em Geopolítica, Imigração e Refúgio e Patrimônio Histórico e Cultural.
O LEIn é um programa amplo, que visa desenvolver e apoiar projetos de pesquisa, ensino e extensão a nível nacional e internacional através de acordos bilaterais, desde que tenham linhas de pesquisa compatíveis,podendo envolver as mais diversas áreas do saber, bem como oferecer elementos para criar uma linha da pós-graduação e pesquisa na UFSM. Desenvolve pesquisa e faz a divulgação da produção acadêmica do NÚCLEO DE ESTUDOS LIBANESES (NEL) e do NÚCLEO DE ESTUDOS JURÍDICOS SOBRE BENS NATURAIS DE DOMINIO PÚBLICO (NEJURP).
O grupo de pesquisa é composto por diversos professores pesquisadores e alunos da UFSM, bem como por pesquisadores e colaboradores de outras Instituições nacionais e estrangeiras. Na Espanha, conta com apoio de pesquisadores da Universidade de Barcelona, cujos currículos estão cadastrados juntamente com os demais participantes do LEIn/GP/CNPq.
Atualmente, o LEIn está coordenando um projeto sobre desenvolvimento sustentável aliado a questão da imigração libanesa, consolidando o NÚCLEO DE ESTUDOS LIBANESES na UFSM. Também está desenvolvendo projeto sobre imigração/refúgio e geopolítica dos países do Oriente Médio a partir de aspectos desencadeados com a chamada Primavera Árabe, tema este que está sendo polemizado em diversos meios acadêmicos e científicos da contemporaneidade. O LEIn/NEL objetiva divulgar como se dá a participação e integração do imigrante libanês e seus impactos no desenvolvimento sustentável em regiões do Brasil e no exterior; e para isto conta com apoio de embaixadas, políticos, sociedade civil organizada, imigrantes e descendentes de imigrantes, bem como de outros grupos de pesquisa brasileiros ou estrangeiros que se ocupam com o tema da imigração, árabe em especial.
De outro lado, o LEIn seguirá apoiando os ciclos de estudos que vinham sendo promovidos pelo Núcleo de Estudos Libaneses (NEL) e pelo Núcleo de Estudos Jurídicos sobre Bens Naturais de Domínio Público (NEJURP/CNPq), o qual atualmente tem o apoio do Instituto dos Advogados Públicos do Brasil – IBAP, Instituto Memória, Instituto da Cultura Árabe e da Associação Catalã Libanesa. Pretende finalmente criar uma revista temática para divulgar a produção dos pesquisadores, promover e apoiar eventos científicos ou workshops, sobre temas vinculados às linhas de pesquisa.