Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Laboratório de Mobilidade e Logística

LABORATÓRIO DE MOBILIDADE E LOGÍSTICA (LAMOT)

Ver no Diretório de Grupos da CNPq Pesquisa Em Atividade

Contato:

lamot@ufsm.br – Prédio Q5LAB2 Sala 203 Campus Cachoeira do Sul – Prédio 07 Sala 229 Centro de Tecnologia Campus Santa Maria

Projetos

Ensino

O presente projeto de ensino visa capacitar os alunos de cursos da UFSM relacionados com as áreas tecnológicas mediante o desenvolvimento de experiências práticas e de metodologias ativas, com apoio de ferramentas inovadoras e de atividades fora da sala de aula. O Projeto busca fornecer aos alunos opções de formação e inter-relacionamento atrativas que podem ser planejadas e executadas em diversas disciplinas e ambientes, com ajuda de materiais didáticos, computacionais e em rede adaptados aos objetivos de cada curso. A iniciativa do projeto permite igualmente incorporar às atividades relacionadas um aspecto lúdico-didático que contribua no aumento de interesse e maior participação dos alunos, assim como na promoção de eventos vinculados às disciplinas ou ao projeto como um todo. Além disso, o projeto envolve a elaboração de materiais didáticos e a realização de pesquisas, buscando um retorno das atividades realizadas através da avaliação por questionários.

Saiba mais

 

 

O presente projeto de ensino, por meio de atividades práticas, visa capacitar os alunos do Campus Cachoeira do Sul, especialmente das turmas mais avançadas dos diferentes cursos implantados de Engenharias e de Arquitetura e Urbanismo, possibilitando o desenvolvimento de cenários reais/didáticos para elaboração de estudos e projetos assim como a realização de viagens de estudos e colaborações de profissionais externos, tomando-se por base o método denominado de project-based learning. O Projeto busca fornecer aos alunos opções de capacitação atrativas e inovadoras que podem ser replicadas em diversas disciplinas e ambientes, com ajuda de materiais didáticos e computacionais adaptados aos objetivos de cada curso. A iniciativa do projeto permite igualmente incorporar às atividades relacionadas um aspecto lúdico que contribua no aumento de interesse e dedicação dos alunos, assim como na promoção de eventos vinculados às disciplinas ou ao projeto como um todo. Além disso, o projeto envolve pesquisas e elaboração de materiais didáticos e de avaliação relacionados com as atividades desenvolvidas.

Saiba mais

O presente projeto de ensino visa organizar atividades práticas e elaborar materiais didáticos de apoio aos alunos do Curso de Engenharia de Transportes e Logística, especialmente das turmas mais avançadas, cursando disciplinas específicas das áreas de transporte, infraestrutura e logística, com o objetivo de conhecerem in situ estes aspectos e as peculiaridades dos modais de transportes em geral, no Brasil, no Rio Grande do Sul e na região, e facilitar sua divulgação.

 

Saiba mais


Extensão

O presente projeto de extensão tem como objetivo proporcionar a interação com as principais áreas da Logística, bem como promover uma rodada de discussão sobre as perspectivas futuras, com ênfase na tecnologia e inovação na área de transporte, movimentação, roteirização, armazenamento, estocagem, entre outros assuntos. O enfoque, será através de eventos semestrais, ministrados por empresários, representantes de entidades, docentes e/ou especialistas da área.

Saiba mais

A Universidade é fonte de conhecimento científico e tecnológico que precisa ser aplicado e disseminado nas diversas camadas da sociedade para o desenvolvimento local, regional e nacional. Entre as suas principais funções sociais estão a oferta de serviços de finalidade pública e social. A extensão universitária pode, então, ser vista como o meio para que o conhecimento se transforme em ações reais. Este projeto de extensão se justifica por buscar estabelecer a conexão entre a vanguarda do conhecimento acadêmico e as necessidades da sociedade, por meio de ações junto ao setor público, privado e sociedade civil organizada. Além disso, o projeto busca de forma dinâmica apresentar as demandas sociais aos alunos em formação no curso, tornando-os mais preparados para atuar como profissionais atentos às demandas sociais. O objetivo geral deste projeto é prestar assessoria e realizar serviços técnicos de mobilidade e logística para a comunidade e organizações. As atividades de assessoria e prestação de serviço atendidas por este projeto serão organizadas conforme demanda do público alvo. Serão alocadas horas técnicas de docentes, alunos e técnicos administrativos para a execução de atividades, bem como serão estimados os recursos materiais necessários. Previsto para o período entre 2021 e 2026, espera-se estabelecer uma parceria entre a academia e sociedade para a criação de um ciclo virtuoso de desenvolvimento tecnológico, bem como contribuir para a formação de melhores profissionais.

Saiba mais

A proposta deste projeto de extensão é desenvolver junto a comunidade local de Cachoeira do Sul um planejamento cicloviário compreensivo e inclusivo de curto, médio e longo prazo. Esta ação extensionista visa contribuir para o desenvolvimento, implementação e monitoramento do planejamento cicloviário na cidade. O engajamento da UFSM neste projeto de extensão oportuniza um aporte de conhecimentos para o desenvolvimento cicloviário local previsto no Plano de Mobilidade Urbana aprovado em 2019, assim como apresenta para a comunidade acadêmica a chance de aprendizado sobre os desafios para a mobilidade sustentável em cidades de pequeno e médio porte. Este projeto está dividido em 7 etapas. Entre elas: a consolidação do grupo de trabalho, a realização de workshop de alinhamento estratégico, a estruturação do Plano Cicloviário, a implementação de ações de curto, médio e longo prazo, e o monitoramento de ações. Espera-se que este projeto apresente resultados positivos na área de Extensão, entre eles: o entendimento sobre a importância do desenvolvimento e mobilidade urbana sustentável em cidades de pequeno e médio porte, o engajamento da comunidade local na discussão sobre o futuro dos espaços públicos; a disseminação de conceitos e incentivo ao uso de transporte não motorizado na todas a população; o envolvimento da comunidade acadêmica da Universidade Federal de Santa Maria Campus Cachoeira do Sul na promoção da mobilidade sustentável para a cidade, e a contribuição para a qualidade de vida e mobilidade segura da população de Cachoeira do Sul.

Saiba mais

As atividades de planejamento, construção e operação dos sistemas de transportes estão envolvidas frequentemente em situações de risco derivadas da própria infraestrutura e do ambiente em que se localiza, assim como de aspectos técnicos, econômicos, ambientais e sociais, da mesma forma que supõem riscos para o meio ambiente e urbano e para as atividades das comunidades adjacentes. Essas situações apresentam uma grande complexidade que exige estudo, capacitação e divulgação adequados para que o diagnóstico e o plano de ação correspondente alcancem resultados satisfatórios. Assim, o objetivo geral do projeto de extensão é estabelecer ações coletivas para identificação, avaliação, análise, gerenciamento e divulgação de aspectos de risco relacionados com as infraestruturas e operação dos sistemas de transportes, propiciando a colaboração entre a Universidade, órgãos públicos relacionados, entidades de classe, empresas vinculadas, sociedade civil organizada e comunidade em geral. Para isso, serão desenvolvidas reuniões de trabalho entre os participantes do projeto e órgãos públicos, empresas, entidades de classe e grupos sociais envolvidos para qualificar o debate e a análise desses aspectos de risco relacionados aos sistemas de transportes. Além disso, ações de capacitação e divulgação serão promovidas na comunidade local, fomentando a participação de docentes, técnicos, alunos e parceiros externos à Universidade. O projeto, estruturado em vários semestres letivos, visa integrar sociedade, empresa e academia, levantando oportunidades de estudo interdisciplinar, desenvolvimento técnico qualificado, divulgação científica e serviço à comunidade, fomentando a conscientização sobre a importância da avalição multidimensional dos riscos associados às infraestruturas e operações de transportes.

Saiba mais

Estudos preliminares realizados pelo Laboratório de Mobilidade Logística, da UFSM Campus Cachoeira do Sul, apontam para o elevado número de acidentes de trânsito com vítimas na cidade de Cachoeira do Sul. Entre os anos de 2015 e 2018, a Brigada Militar do município, por meio de boletins de ocorrência, registrou 733 acidentes, envolvendo 912 vítimas. O presente projeto busca abordar junto à comunidade cachoeirense, seja de forma teórica ou prática, o tema da segurança viária sob a ótica de sistemas seguros. Este conceito enfatiza a importância de ações que visem reduzir mortes e lesões no trânsito, que fomentem o engajamento de diversos atores na proposição de medidas para salvar vidas e a forte atuação baseada em dados. São objetivo específicos do projeto: desenvolver material de divulgação dos conceitos de sistemas seguros e de medidas para promoção da segurança viária em várias frentes de atuação; consolidar uma observatório de dados de acidentes de trânsito para qualificar a tomada de decisão frente à ações para a melhoria da segurança no trânsito; atuar junto à comunidade local para aumentar a segurança de usuários vulneráveis do trânsito. Espera-se contribuir para a redução das mortes e lesões no trânsito de Cachoeira do Sul e para estreitar laços entre a população local e a universidade, assim como propiciar aos alunos dos cursos de graduação do Campus Cachoeira do Sul oportunidade de engajamento com demandas sociais locais.

Saiba mais

O objetivo geral desse projeto de extensão consiste na propiciação de ações coletivas de cooperação e divulgação sobre as potencialidades e problemas existentes dos sistemas de transportes na região do Vale do Jacuí, no âmbito técnico, educacional, ético, econômico, social e ambiental, e em relação com todo o Estado do Rio Grande do Sul. Este projeto de extensão destina-se fundamentalmente a docentes e discentes do Curso de Engenharia de Transportes e Logística da UFSM Campus Cachoeira do Sul. Outrossim, envolve a comunidade da região do Vale do Jacuí, especialmente na cidade de Cachoeira do Sul, com ênfase nas áreas empresarial, educacional e da Administração Pública. Igualmente, abrange a comunidade acadêmica da UFSM em geral, incluindo professores e alunos de outros cursos e técnicos-administrativos.

Saiba mais

O presente projeto de extensão visa a colaboração de docentes e alunos dos cursos de Engenharia de Transportes e Logística e de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Maria – Campus Cachoeira do Sul na organização de ações coletivas mediante parcerias institucionais para a elaboração de propostas de mobilidade urbana sustentável no entorno mais próximo. O projeto prevê igualmente a realização de atividades de conscientização sobre essas propostas e divulgação dos seus princípios e objetivos de acordo com a Política Nacional de Mobilidade Urbana, assim como experiências colaborativas de ocupação do espaço urbano para a progressiva implantação das mesmas.

Saiba mais

A escola é a principal atividade cotidiana de crianças e adolescentes. A forma como se deslocam para as instituições de ensino contribui para a vivência e contato com o ambiente e a sociedade. Apesar de estarem com sua formação cognitiva em desenvolvimento e serem consideradas mais vulneráveis aos acidentes de trânsito, as crianças possuem grande sensibilidade para questões do ambiente em que se inserem. O objetivo geral deste projeto é promover a interação de crianças com a mobilidade e o espaço urbano de forma a contribuir para a sua formação cidadã através de atividades lúdicas em sala de aula e também atividades práticas com base no uso de bicicletas. O projeto se justifica ao convidar crianças e, por consequência, adultos que o cercam – pais, professores, familiares e amigos, para discutirem sobre o desenvolvimento urbano sustentável através do uso recreativo da bicicleta. Serão tratados temas de urbanismo, mobilidade, segurança, saúde e convivência social. Espera-se contribuir com o estímulo para a formação cidadã, uma vez que ao caminhar ou andar de bicicleta pelo espaço urbano, a criança pode reconhecer problemas, entender diferenças e assumir uma postura questionadora sobre o desenvolvimento urbano e a mobilidade.

Saiba mais

 

A Universidade é fonte de conhecimento científico e tecnológico que precisa ser aplicado e disseminado nas diversas camadas da sociedade para o desenvolvimento local, regional e nacional. Entre as suas principais funções sociais estão a oferta de serviços de finalidade pública e social. A extensão universitária pode, então, ser vista como o meio para que o conhecimento se transforme em ações reais. Do ponto de vista técnico, o objetivo geral deste projeto é consolidar boas práticas para a segurança viária em áreas escolares e disseminar este conteúdo a nível local, regional e nacional. No contexto da infância, a escola está no centro das atividades cotidianas de crianças e adolescentes. É no caminho para as instituições de ensino que elas caminham, vivenciam e experimentam o contato com o ambiente e a vida em sociedade. Por esse motivo, o caminho percorrido para a escola pode educar e ajudar a criança na sua formação como cidadão. Porém, os acidentes de trânsito representam a principal causa de morte de crianças de um a 14 anos no Brasil. Nesse contexto, o fomento da mobilidade sustentável nos deslocamentos até a escola, em especial a pé e de bicicleta, assim como o transporte coletivo (escolar ou público), colabora com essa atividade física e a redução de externalidades, entre elas os acidentes de tráfego. Este projeto de extensão se justifica por buscar estabelecer a conexão entre a vanguarda do conhecimento acadêmico e as necessidades da sociedade, por meio de ações junto ao setor público, privado e sociedade civil organizada.

Saiba mais


Pesquisa

No contexto atual de rápidas mudanças sociais, econômicas e tecnológicas nos âmbitos local, regional e mundial, os processos de planejamento de infraestruturas precisam de tomada de decisões rigorosas, com um adequado embasamento e que se constituam em estratégias facilitadoras na busca por soluções eficientes e sustentáveis. Nesse sentido, são numerosos os elementos que influenciam na definição, avaliação e gestão dos planos de ação, com atributos muitas vezes variáveis no tempo e no espaço, e dependentes da percepção e comportamento dos usuários, o que introduz maior complexidade nas atividades relacionadas. Portanto, o objetivo deste projeto é propor indicadores de desempenho que agreguem os fatores envolvidos na tomada de decisão nas fases de planejamento, projeto, construção e operação de infraestruturas, com foco nos sistemas de transporte e de gestão de recursos naturais, desde o ponto de vista da sustentabilidade, resiliência e segurança. Para tanto, serão utilizadas técnicas de modelagem de oferta e demanda, metodologias de análise multicritério e ferramentas estatísticas multivariadas, apoiadas em análises geoespaciais e no estado da arte sobre o tema. Os resultados esperados permitirão consolidar métodos genéricos de avaliação de sistemas de transportes e tecnologias ambientais, e sua aplicação em problemas reais analisados mediante casos de estudo. A originalidade e a relevância do projeto para o desenvolvimento científico e socioeconômico do país estão no fato de combinar diferentes metodologias de forma inovadora na área, aplicadas a estudos de caso reais, oferecendo indicadores objetivos e úteis para gestores e responsáveis de instituições públicas e privadas, assim como para pesquisadores nas áreas de engenharia civil e ambiental.

Saiba mais

Apesar dos avanços tecnológicos recentes, o transporte rodoviário ainda é responsável por 1,35 milhão de mortes e 50 milhões de feridos todos os anos. Somente no Brasil, são quase 40 mil mortes anuais e 250 mil inválidos permanentes. Diversas estratégias para tratar da segurança no trânsitoestão em andamento a nível global. Em 2011, a Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011-2020 tornou uma urgência mundial reduzir as mortes no trânsito. Governos em vários níveis se comprometeram com o compromisso de reduzir em 50% as mortes no trânsito. Este objetivo foi reafirmado pela Agenda 2030e da Declaração de Estocolmo. O Brasil é um dos signatários destes esforços. Enquanto a nível global os compromissos são ambiciosos,a nível local autoridades enfrentam o desafio de encontrar soluções eficientes para melhoria da segurança viária. Esta pesquisa tem como objetivo estudar a estrutura de governança da segurança viária no Brasil relacionada à tomada de decisão no que tange políticas públicas e ações para a redução de mortes no trânsito. Espera-se que os resultados desta pesquisa contribuam para: (i) a clareza de estado da arte relacionado à governança para a segurança viária; (ii) identificar stakeholders e caminhos críticos para o desenvolvimento e implementações de ações para a segurança viária; (iii) identificar de estratégias para disseminação de conhecimentos relacionados aos Sistemas Seguros; (iv) identificar barreiras para a adoção de medidas-chave, e (v) facilitar o acesso de técnicos tomadores de decisão à conhecimentos relacionados com os Sistemas Seguros.

Saiba mais

O desenvolvimento do transporte de carga no Brasil tem priorizado a utilização do modal rodoviário, em detrimento dos demais modais. Embora existe uma infraestrutura hidroviária e rios com potencial de navegação, este modal ainda está aquém de sua capacidade plena de utilização. O Rio Grande do Sul grande possui uma produção de grãos expressiva, e da parte que vai para a exportação, o maior volume chega aos portos por meio de caminhões, mesmo existindo a possibilidade da utilização de hidrovias navegáveis que poderiam compor um transporte intermodal alternativo. Nesse contexto, a proposta desta pesquisa é avaliar técnica e economicamente a utilização da hidrovia do Jacuí como rota de escoamento da produção de grãos no RS. Para tanto serão avaliadas as condições de navegabilidade do Rio Jacuí, quanto ao calado e à infraestrutura existente. Complementarmente será determinada, em função das características do rio, qual a embarcação com melhor desempenho técnico e econômico para o transporte de grãos. Fechando a análise está o zoneamento das áreas de origem com potencial de utilização da hidrovia para o transporte da produção.

Saiba mais

O objetivo geral do presente projeto de pesquisa é desenvolver uma metodologia de tomada de decisão em relação ao planejamento das atuações contra o ruído do tráfego rodoviário, tanto interurbano quanto no contexto urbano. A metodologia deverá abordar as duas fases do problema, primeiramente ordenando os trechos de rodovias ou vias urbanas segundo sua prioridade de ação, e, em seguida, propondo uma lista ordenada das alternativas idôneas para resolver o respectivo problema de ruído ambiental.

Saiba mais

O transporte urbano seguro, acessível, sustentável e a preço acessível para todos é considerado fundamental para a qualidade de vida nas cidades. Porém, pouca informação sobre o transporte urbano em municípios de pequeno e médio porte, apesar de representarem 45% da população brasileira. Neste projeto serão avaliados os diferentes modos de transporte urbano em cidades de pequeno e médio porte sob a ótica da sustentabilidade nas suas diferentes dimensões: técnica, ambiental, econômica e financeira. Este projeto de pesquisa tem por objetivo geral a promoção da sustentabilidade técnica, econômica e ambiental entre os sistemas de transportes urbanos de cidades de pequeno e médio porte. Este projeto é uma oportunidade de introduzir a temática do transporte coletivo tanto interna como externamente à comunidade acadêmica da Universidade Federal de Santa Maria, Campus Cachoeira do Sul. Como resultado espera-se: (i) Entendimento sobre a importância do transporte urbano sustentável em cidades de pequeno e médio porte; (ii) Envolvimento de alunos e da comunidade local com o tema de transporte urbano sustentável.

Saiba mais

O objetivo geral desse projeto de pesquisa consiste na visualização e aplicação prática dos conceitos e teoria adquiridos na disciplina de Sistemas de Transportes do Curso de Engenharia de Transportes e Logística mediante a pesquisa e visitação das empresas, órgãos públicos e infraestruturas relacionados com os diferentes sistemas de transportes, tanto no município de Cachoeira do Sul como na cidade de Porto Alegre, e a elaboração de trabalhos acadêmicos relacionados.

Saiba mais

A crescente complexidade das atividades de planejamento e operação dos sistemas logísticos e de transportes e a escassez de recursos para investimentos públicos e privados na área exigem dos gestores uma adequada tomada de decisões. Essas decisões precisam de um fundamento técnico sobre vários critérios, que influenciam no problema de forma concomitante e com importâncias diferentes, assim como de aplicação de modelos de previsão de demanda que contemplem simulações de cenários e projeções futuras. O presente projeto de pesquisa tem como objetivo o desenvolvimento de ferramentas de ajuda de tomada de decisão a partir da ponderação de fatores e avaliação de alternativas mediante métodos de análise multicritério e de simulação de tráfego e técnicas de coleta de dados e de participação de especialistas e população em geral. Essas ferramentas serão empregadas em estudos de casos reais relacionados com os modais de transportes e sistemas logísticos que permitam verificar sua aplicabilidade e a coerência dos seus resultados.

Saiba mais

O presente projeto de pesquisa se estabelece conectado aos múltiplos esforços que se estão sendo realizados, por parte de instituições e de grupos de pesquisa para resolver problemas relacionados ao transporte nas cidades. Com o crescimento das cidades, a concentração de atividades econômicas e de oportunidades para uma melhor qualidade de vida incentiva a migração direcionada aos grandes centros urbanos. Juntas, as 100 maiores cidades concentram 40% do PIB mundial (DOBBS et al. 2011). O processo de abastecimento das cidades é um sistema complexo, onde diferentes atores interagem para atingir seus objetivos, muitas vezes conflitantes (MUÑUZURRI et al. 2012). O objetivo principal da pesquisa é aumentar e consolidar a compreensão sobre os problemas relacionados ao transporte nas cidades e apresentar alternativas para minimiza-los através de soluções integradas. Para tal, este projeto se propõe a listar as soluções existentes para o problema, caracterizar os agentes envolvidos e seus objetivos, buscar formas quantitativas para a medição destes objetivos, e levantar variáveis de entrada e saída relacionadas ao sistema de transporte nas cidades. Adicionalmente, um modelo conceitual será construído buscando apresentar os impactos causados em cada um dos agentes e a importância da visão sistêmica para a gestão do transporte nas cidades.

Saiba mais

O objetivo geral desse projeto de pesquisa, ensino e extensão consiste na obtenção e divulgação das características fundamentais dos modais de transportes existentes ou potenciais na cidade de Cachoeira do Sul, em relação com a região do Vale do Jacuí, e todo o Estado do Rio Grande do Sul em geral, visando também os aspectos de intermodalidade, impactos e riscos dos diferentes sistemas de transportes.

Saiba mais