LABORATÓRIO DE NEUROPSICOLOGIA DA LINGUAGEM ( LABNEUROLIN)
Pesquisa Em Atividade
Contato:
karina.carlesso@gmail.com 3220-8348 Prédio:26A Sala:1432Projetos
Pesquisa
O LabNeurolin iniciou com o projeto “Eficácia de diferentes modelos terapêuticos em pacientes afásicos: estudo clínico randomizado” que foi desenvolvido no período de 2016 a 2019. Tinha como objetivo verificar a eficácia das terapias de entonação melódica adaptada e de recuperação de palavras em indivíduos afásicos. O presente projeto resultou em um trabalho de conclusão de mestrado intitulado “Intervenção fonoaudiológica em afasia não-fluente.”
Desde 2017 o projeto intitulado “Desenvolvimento de um protocolo de rastreio linguístico para uso a beira do leito em casos de lesão cerebral” é desenvolvido no grupo de pesquisa, com co-orientação da Profª Drª Karin Zazo Ortiz, docente do Curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP. Este projeto tem como objetivo de desenvolver um instrumento de rastreio para avaliar aspectos linguísticos de pacientes acometidos por lesão cerebral, além de buscar evidências de validade e fidedignidade e analisar sua aplicabilidade. Em 2019, foi defendido o trabalho de conclusão de Mestrado da Doutoranda Fga Raira Fernanda Altmann com o título “Adaptação do Protocolo M1-Alpha para a avaliação da linguagem à beira do leito”.
Em 2019 deu-se inicio a um projeto de pesquisa intitulado “Instrumentos de avaliação da psicomotricidade na prática clínica: revisão sistemática de literatura”, elaborado pelas acadêmicas Eduarda Pinheiro Oliveira e Tainá Rossato Benfica como Trabalho de Conclusão de Curso. O estudo teve como objetivo identificar os instrumentos de avaliação da psicomotricidade utilizados em pré-escolares na prática clínica, bem como suas características, os sujeitos em que são utilizados, os profissionais aplicadores e a presença ou ausência de propriedades psicométricas.
O LabNeuroLin trabalha em articulação ao LabFala. O primeiro trabalho em conjunto iniciou-se em 2015, com o projeto de pesquisa “Caracterização dos níveis de produção da fala por análise instrumental em adultos falantes do português brasileiro”. O que resultou na dissertação de Mestrado da aluna Caroline Rodrigues Portalete, com co-orientação da Profª Drª Marcia Keske-Soares (coordenadora do LabFala) e uma tese de Doutorado que será defendida em 2021.
Desde 2019, o projeto de pesquisa intitulado “Instrumento computadorizado de avaliação da fala: adaptação e estudos psicométricos” está sendo realizado também com a co-orientação da Profª Drª Marcia Keske-Soares. Tem como objetivo adaptar para o Português Brasileiro o instrumento Computer Articulation Instrument – CAI para avaliar a produção da fala de crianças e adolescentes, além de buscar evidências de validade e fidedignidade.
Em parceria com a Universidade de Talca (Chile), há o projeto de pesquisa do Fgo Carlos Herrera intitulado “Percepção dos contrastes mínimos na língua de sinais chilena” com co-orientação da Profª Drª Themis Maria Kessler. Este projeto tem como objetivo elaborar e buscar evidências de validade e confiabilidade de um instrumento de percepção de contrastes mínimos na Língua de Sinais Chilena (LSCh). Além disso, pretende-se caracterizar e comparar o desempenho no referido instrumento por crianças e adolescentes usuárias da LSCh.