Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Laboratório de Neuropsicologia da Linguagem ( LABNEUROLIN)

LABORATÓRIO DE NEUROPSICOLOGIA DA LINGUAGEM ( LABNEUROLIN)

Pesquisa Em Atividade

Contato:

karina.carlesso@gmail.com 3220-8348 Prédio:26A Sala:1432

Apresentação

O LabNeurolin é um grupo constituído por docentes e discentes do curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Santa Maria. Apresenta como objetivo o estudo da Neuropsicologia da Linguagem, abrangendo desde a faixa etária infantil até adultos e idosos. Nossos estudos buscam investigar principalmente a avaliação e a reabilitação dos distúrbios relacionados à linguagem e fala no adulto e idoso e aos distúrbios de aprendizagem na infância e adolescência. Ainda, tem como foco a elaboração de instrumentos de avaliação na área da Fonoaudiologia, bem como nos estudos de evidências psicométricas.

Missão:

A missão do laboratório é realizar atividades de pesquisas cientificas afim de contribuir com estudos em Neuropsicologia da linguagem abrangendo as faixas etárias de crianças até idosos. Gerar impacto na prática clínica de profissionais da área da Saúde e da Educação.

Histórico:

O LabNeuroLin iniciou suas atividades no final do ano de 2017, coordenado pela Profa. Dra. Karina Carlesso Pagliarin.

O grupo surgiu do interesse de investigar e intervir nos processos que compreendem aos distúrbios da comunicação, fornecendo ferramentas capazes de detectar alterações da linguagem oral e escrita, promovendo a reabilitação que visa os potenciais do sujeito e lhe garantindo acesso à linguagem, além de caracterizar aspectos da produção da fala.

Inicialmente, o tema abordado na pesquisa era instrumentos de avaliação breve das afasias e o grupo era formado por quatro integrantes. Após alguns meses pesquisando apenas nesta área, por interesse de alguns alunos, expandiu-se para questões relacionadas à aprendizagem no escolar, com enfoque nos processos de alfabetização, leitura e escrita, principalmente. As demandas foram sendo trazidas por novos membros do laboratório, e incluíram-se também temas relacionados à área da fala.

Atualmente, o grupo conta com quatorze participantes, quatro da pós-graduação e nove da graduação, além da coordenadora.

O que fazemos?

As atividades curriculares envolvem disciplinas teóricas (Aspectos Neurológicos na Clínica Fonoaudiológica I e II, Linguagem no Escolar e Linguagem no Adulto e Idoso) e disciplinas práticas (Prática Clínica em Linguagem).

Já as atividades extracurriculares desenvolvidas no LabNeurolin são: grupos de estudos e participação em projetos de pesquisas. Todas as atividades são supervisionadas pela Profª Drª Karina.