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Kairós – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Educação e Políticas Públicas

KAIRÓS – GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE TRABALHO, EDUCAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS (KAIRÓS)

Ver no Diretório de Grupos da CNPq Pesquisa Em Atividade

Contato:

kairos@ufsm.br Prédio:16A Sala:3350A – Centro de Educação

Projetos

Extensão

Seminário de caráter institucional, ofertado pelo Histedbr/UNICAMP, com a parceria das seguintes instituições: 1) IFC – Instituto Federal Catarinense; 2) Instituto Federal Baiano; 3) Secretaria da Educação do Estado de São Paulo; 4) Secretaria municipal da educação em Araçoiaba da Serra; 5) secretaria Municipal De Educação de Bauru; 6) Secretaria Municipal de Educação de cascavel; 7) Secretaria Municipal de Educação de Limeira-SP; 8) Secretaria Municipal Educação Aparecida de Goiânia; 9) UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina; 10) UFSCar – Universidade Federal de São Carlos; 11) Unicamp – Universidade Estadual de Campinas; 12) Universidade do Estado de Minas Gerais; 13) Universidade Estadual de Maringá; 14) Universidade Estadual do Oeste do Paraná; 15) Universidade Estadual do Paraná; 16) Universidade Estadual Paulista, campus Araraquara; 17) Universidade Federal da Bahia; 18) Universidade Federal da Paraíba; 19) Universidade Federal de Santa Maria; 20) Universidade Federal de Goiás; 21) Universidade Federal do Espírito Santo; 22) Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; 23) Universidade Federal do Oeste do Pará – Campus Itaituba. A ementa é a seguinte: Estudo das questões teóricas e práticas da pedagogia histórico-crítica relacionadas à educação infantil , com ênfase na concepção marxista de ciência, método, conteúdo curricular e didática, na perspectiva de assegurar aos alunos da educação infantil uma formação crítica comprometida com a transformação da sociedade da exploração e miséria humana e a construção de relações igualitárias (numa sociedade desigual), solidárias (quando estamos rodeados pelo egoísmo) e colaborativas (num mundo competitivo). O desenvolvimento da disciplina combinará leituras realizadas à distância, seguidas de exposição do professor convidado, juntamente com um debate via bate papo; as questões para o debate deverão ser encaminhadas pelos participantes através do chat. As aulas acontecerão nas quintas-feiras, das 9h-13h.

Seminário de caráter institucional, ofertado pelo Histedbr/UNICAMP, com a parceria das seguintes instituições como disciplinas: 1) PPGE UNICAMP – Profs. José Claudinei (Zezo) e Mara Regina 2) PPFE da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES): Profs. Maria Amélia Dalvi e Rodrigo Sarruge Molina; 3) PPGE da UFSC – Profa. Soraya Franzoni Conde; 4) PPGE da UFOPA – Profs. Anselmo de Alencar Colares e Maria Lilia Imbiriba Colares; e instituições que ofertarão como curso de extensão: 1) UFPB – Prof. Jorge Fernando “Tom” Hermida Aveiro; 2) UNIRIO – Profs. Rosimeri Silva Pereira e Dalton José Alves; 3) UESB / Museu Pedagógico – Profa. Marta Loula Dourado Viana; 4) UFSCar São Carlos – Profa. Maria Cristina dos Santos; 5) UFRN / IFRN – Profa. Olivia Morais de Medeiros Neta e Francisco das Chagas Silva Souza; 6) UFSM – Profa. Liliana Soares Ferreira; 7) PPGECC da UERJ – Profa. Gilcilene de Oliveira Damasceno Barão. A ementa é a seguinte: Estudo das questões teóricas e práticas da pedagogia histórico-crítica no que diz respeito à concepção marxista de ciência, método, currículo e didática, na perspectiva de assegurar a compreensão da articulação dialética da teoria pedagógica com a prática docente no desenvolvimento da atividade educacional. O desenvolvimento da disciplina combinará aulas à distância, seguidas de debates; as questões para o debate deverão ser encaminhadas pelos participantes através do chat. Eventualmente, poderão acontecer reuniões virtuais pelo Google Meet para o debate de questões pertinentes ao conteúdo do curso. As aulas acontecerão nas quintas-feiras, das 9h-13h.

Desde 2013, o Kairós ? Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Trabalho e Políticas Públicas, produz pesquisas e análises sobre os sentidos e possibilidades do trabalho pedagógico de professoras e professores na história da escola gaúcha, especialmente na historicidade do Curso Normal. Parte do trabalho desenvolvido até então resultou em vasta produção de dados. Estes dados, já catalogados, representam significativo material sobre o tema abordado na pesquisa. Por compreender que estudos e pesquisas produzidos na universidade precisam ser pautados pela ética e compromisso social, o Kairós, por meio deste projeto, socializa seu trabalho com a comunidade de Santa Maria, ressaltando também o protagonismo e importância que a comunidade e instituições escolares da cidade representam nesse processo. Como instituição parceira mais próxima do Grupo, destaca-se a importância do Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac (IEEOB), localizado em Santa Maria/RS. Seja por seus 117 anos de história, preservados no Museu da Escola ou no empenho e dedicação das professoras e professores que lá trabalham, o Instituto é um espaço singular e fundamental na preservação da historicidade da educação escolar no Rio Grande do Sul. Como ressalta sua Vice Diretora, Profª Iria Bolzan , entre as escolas do Estado, esta ?é a única em que existe museu, que é muito visitado e procurado para a realização de pesquisas?, como as que o Kairós tem produzido. Contudo, mesmo com essa atenção a preservação de sua história e importância reconhecidas, inclusive, por ser tombado como Patrimônio Histórico Cultural do Estado e de Santa Maria, a comunidade lamenta a situação de descaso pelo qual a Instituição vem passando e reforça, por meio da mídia da cidade, que a ?escola é nossa e ela pede socorro!?. Tais elementos provocam no Grupo a necessidade de melhor articular pesquisa, extensão e ensino a partir do já produzido na Escola.

Tratou-se de projeto, cujo objetivo foi estudar as formas de interlocução e de processos educatibos elaborados pelos professores, cotidianamente. Os professores, ao terem condições de refletir sobre seu trabalho, puderam, também, reelaborar sentidos para sua práxis.


Pesquisa

O projeto objetiva investigar sobre a historicidade das políticas públicas e da implementação da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) na rede pública do Estado do Rio Grande do Sul. Esta é uma modalidade de ensino demarcada por interesses políticos e econômicos que constituíram uma trajetória de descontinuidades e dualismos quanto à oferta de Educação Básica e formação profissional no Brasil, e, em especial, no Estado gaúcho, a partir da Lei 11.892/2008. Nesse sentido, ao se considerar as relações entre trabalho e educação como constituintes da proposta pedagógica da EPT, é primordial aprofundar estudos sobre estas categorias, assim como sobre a maneira como ocorre o trabalho pedagógico dos professores nesta modalidade de ensino. Para tal estudo, elaborou-se a seguinte problematização: de que modo aconteceu a implementação e vem se produzindo a historicidade da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) pública, no Rio Grande do Sul, considerando-se as especificidades culturais, sociais, econômicas e pedagógicas dessa modalidade de educação no Estado? Como objetivos específicos, neste Projeto, buscar-se-á a) analisar a historicidade do processo de criação e implementação dos cursos de EPT no Rio Grande do Sul; b) produzir dados estatísticos sobre os cursos de EPT ofertados no Estado do Rio Grande do Sul, por região, nível, forma de oferta e dependência administrativa; c) conhecer a historicidade, realidades, demandas e perspectivas do trabalho nas diferentes regiões do Estado; d) compreender o trabalho pedagógico dos professores dos cursos de EPT das escolas públicas do RS; e) produzir referenciais sobre as categorias teóricas ?Trabalho e Educação? e ?Trabalho Pedagógico?, a partir da oferta de cursos de EPT em escolas públicas gaúchas. Metodologicamente, a pesquisa tem como abordagem a pesquisa histórica de cunho dialético e, como procedimento, um amplo estudo. As técnicas de produção são levantamento bibliográfico e análise documental para o inventário dos dados sobre os cursos, caracterização econômica e social de cada região de abrangência e a construção da historicidade dos cursos implementados. A técnica de análise de dados será a análise dialética de discursos, que tem como centralidade a elaboração de categorias prévias a serem balizas no processo de produção de dados, na análise documental. Dialogicamente elaborada, neste processo de análise, estar-se-á buscando indícios históricos sobre os processos de implementação da Educação Profissional e Tecnológica no Rio Grande do Sul, com vistas a conhecer e a analisar as demandas, realidades e perspectivas em cada região gaúcha. Do mesmo modo, descrever-se-á o trabalho pedagógico historicamente realizado nesses cursos, pelos professores, como evidência da política educacional em vigência em seus contextos de aplicação. Dentre os procedimentos de pesquisa, ainda se destacam: Pesquisa bibliográfica sobre a produção que caracteriza a historicidade e o trabalho pedagógico desenvolvido na EPT no Rio Grande do Sul; análise dos Projetos dos Cursos implementados; elaboração de sistematizações, quadros de análise, artigos e relatórios; divulgação e socialização da pesquisa sob a forma de publicações. No primeiro semestre deste ano de 2019, visando a constituir este projeto de pesquisa, realizou-se estado do conhecimento da produção acadêmica, teses e dissertações, nos repositórios dos programas de pós-graduação gaúchos.

O projeto objetiva investigar a historicidade das políticas públicas, do trabalho pedagógico e da implementação da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) na rede pública do Estado do Rio Grande do Sul. A expansão da oferta de EPT no Brasil a partir da Lei 11.892/2008, também foi considerável no Rio Grande do Sul. Esta é uma modalidade de ensino demarcada por interesses políticos e econômicos que constituíram uma trajetória de descontinuidades e dualismos quanto à oferta de Educação Básica e formação profissional no Brasil. Nesse sentido, ao se considerar as relações entre trabalho e educação como constituintes da proposta pedagógica da EPT, é primordial aprofundar estudos sobre estas categorias, assim como sobre a maneira como ocorre o trabalho pedagógico dos professores nesta modalidade de ensino. Assim, neste Projeto, buscar-se-á: a) analisar a historicidade do processo de criação e implementação dos cursos de EPT no RS; b) produzir dados estatísticos sobre os cursos ofertados, por região, nível, forma de oferta e dependência administrativa; c) conhecer a historicidade, realidades, demandas e perspectivas do trabalho nas diferentes regiões do Estado; d) compreender o trabalho pedagógico dos professores dos cursos de EPT das escolas do RS; e) produzir referenciais sobre as categorias teóricas ?Trabalho e Educação? e ?Trabalho Pedagógico?, a partir da oferta de cursos de EPT em escolas públicas gaúchas. Os aspectos metodológicos da pesquisa têm por abordagem a dialética, desenvolvendo-se sob a forma de pesquisa histórica, análise documental, entrevistas e análise dialética dos dados, visando a abranger a totalidade dos contextos dos cursos estudados.

O projeto objetiva analisar, aprofundar e sistematizar concepções de trabalho pedagógico. Para tanto, realizar-se-á análise documental, pesquisa histórica e análise dos dados produzidos com base na análise de conteúdo. Já foi realizado um inventário de autores que tratam a questão e observou-se que a noção de pedagógico tem sido apresentada. adjetivando outras categorias, tais como atividade, ação, intenção projeto, espaço etc. Do mesmo modo, realizou-se, em projeto anterior, estudo histórico sobre o trabalho pedagógico nos cursos normais no Rio Grande do Sul, de 1900 a 1970. Resultou deste projeto, a elaboração de banco de dados com milhares de pastas, contendo dados digitalizados, quais sejam: atas, fotografias, documentos, relatórios, planejamentos pedagógicos, etc., os quais precisam ser complementados com a continuidade da pesquisa histórica, abrangendo também o período de 1970 até o presente. O projeto anterior também apontou a necessidade de investigar-se outras bases de dados, tais como: institutos educacionais gaúchos e acervos históricos que registram essa história e descrevem como os cursos normais, antes espaços e tempos fundamentais para a educação dos professores, são substituídos, paulatinamente, por cursos de Ensino Superior, licenciaturas, até que, 1996, passam, por força de Lei, a não serem mais fundamentais, tornando-se secundários no processo de ?formação de professores? para o trabalho na escola. Então, no século passado, os cursos normais eram as fontes do trabalho pedagógico e deixam de sê-lo. Cabe analisar se os cursos superiores conseguem ocupar esses espaços e tempo de educação de professores, impactando o trabalho pedagógico desenvolvido por estes com a mesma intensidade. Assim, a investigação, que ora se propõe, ao visar produzir conhecimentos históricos sobre a organização e o trabalho pedagógico dos professores, possibilitará que se reelaborem bases para formulação mais clara dessa categoria, de modo a esclarecer, também, qual é e como se compõe o trabalho cotidiano dos professores na escola. Com isso, poderá impactar não somente nas análises que se faz desse tema, mas na própria formulação de políticas públicas locais e regionais sobre o trabalho dos professores. Pretende-se, ainda, que os conhecimentos produzidos reverberem, de modo efetivo, na produção da educação na escola. Tem-se como objetivo geral: analisar, comparativa e criticamente, o processo de constituição do trabalho pedagógico, entendido como trabalho dos professores, na história da escola gaúcha, a partir das escolas de formação de professores de nível médio (Magistério ou Curso Normal e licenciaturas) com um recorte de análise documental e das políticas públicas, a partir de 1970, tendo como referência a história das ideias pedagógicas no Brasil.

O projeto objetiva analisar, aprofundar e sistematizar concepções de trabalho pedagógico que ampliem e explicitem a noção de ?gestão do pedagógico? que tem sido divulgada pelo grupo de pesquisa. Para tanto, realizar-se-á amplo estudo bibliográfico, análise documental e pesquisa histórica, tendo com técnica de análise dos dados produzidos, a análise de conteúdo. Já foi realizado um inventário de autores que tratam a questão e observou-se que a noção de pedagógico tem sido apresentada como adjetivando outras categorias mais abrangentes, tais como trabalho, projeto e espaço. Essa investigação, ao procurar produzir conhecimentos históricos sobre a organização do trabalho pedagógico, possibilitará que se reelaborem bases para formulação mais clara dessa categoria, de modo a esclarecer, também, qual é e como se compõe o trabalho cotidiano dos professores na escola. Com isso, poderá impactar não somente nas análises que se faz desse tema, mas na própria formulação de políticas públicas locais e regionais sobre o trabalho dos professores. Pretende-se, ainda, que os conhecimentos produzidos venham a reverberar, de modo efetivo, na produção da educação na escola. Objetiva-se analisar, comparativa e criticamente, o processo de constituição do trabalho pedagógico, entendido como trabalho dos professores, na história da escola gaúcha, a partir das escolas de formação de professores de nível médio (Magistério ou Curso Normal) com um recorte inicial de análise documental e das políticas públicas, a partir de 1900, tendo como referência a história das ideias pedagógicas no Brasil.

Este estudo tem como interesse a escola, local sobre o qual incidem as políticas públicas de educação que acabam por interferir no trabalho dos professores. Tem como propósito elaborar um estado da arte sobre o trabalho dos professores da escola e ainda analisar os discursos de professores, na tentativa de compreender os sentidos atribuídos à dinâmica cotidiana em que se inserem como gestores do pedagógico. O referencial teórico tem como premissas: a) a existência de uma articulação entre o pedagógico e o cotidiano escolar, entendendo aquele como um vetor estratégico e mediador dos espaços e tempos escolares e, portanto, do trabalho de professoras e professores; b) há demanda de compreensão desta articulação; c) esta articulação se evidencia nos discursos dos sujeitos. A abordagem metodológica é qualitativa, adotando como método de investigação um estudo, primeiramente em anais de eventos significativos com linhas relacionadas ao trabalho dos professores, especificamente os que atuam no Ensino Fundamental de escolas públicas. A interlocução com os sujeitos da pesquisa ocorrerá em momentos: na entrevista, cuja transcrição e análise estará subsidiada na Análise de Conteúdo (conforme Bardin, 2006), e em grupos de interlocução. A partir destes procedimentos, pretende-se propiciar condições para se entender as relações intrínsecas entre o trabalho de professores e a escola em seu estágio contemporâneo, bem como encontrar indicativos para se pensar no encaminhamento de reflexões, sob a forma de extensão e mesmo de outras pesquisas, acerca do tema.

Esta proposta de investigação permite continuar estudos realizados sobre o trabalho dos pedagogos, trabalho pedagógico, tendo a escola como espaço e tempo onde se evidenciam as características de uma Pedagogia como ciência orientadora da práxis. Destes estudos, outras questões foram elaboradas, relativas especificamente ao trabalho dos licenciados em Pedagogia. Entretanto, no âmbito da escola, conforme afirmaram os professores já entrevistados nos projetos realizados pelo grupo de pesquisa, é observada a não ocorrência de um trabalho mais efetivo e embasado pela Pedagogia. Assim, esta proposta visa a entender como os pedagogos, em seus cotidianos, revelam os sentidos que atribuem ao seu trabalho e a si como trabalhadores, além de elaborar conjuntamente possibilidades e desafios no sentido de contribuir para uma efetiva práxis pedagógica na escola, na perspectiva da gestão do pedagógico. Para tanto, neste ano de 2012, propõe-se trabalhar em parceria com o GEPELF – Grupo de Pesquisa em Lazer e Formação de Professores do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Tal parceria não somente garante a aproximação teórico-metodológica entre grupos de pesquisa de diferentes licenciaturas e centros de ensino da UFSM. Deste modo, pretende-se, dialeticamente, entender as condições/relações, no contexto contemporâneo, especialmente as relativas ao trabalho do pedagogo, tendo a escola como potencial ambiente de trabalho desses profissionais, sua pertença, reconhecimento e o imaginário de sua profissão. Para tanto, foram escolhidas abordagens qualitativas de pesquisa, que incluem narrativas de vida, além de técnicas de entrevista e grupos de interlocução. A análise dos dados acontecerá com base na análise do conteúdo, proposta por Bardin (2011). A proposta objetiva, ainda, elaborar uma sistematização e intenciona, indo além, propor perspectivas de trabalho junto com os pedagogos, na escola, o que exige.

O objetivo central é, através de grupos de interlocução, compostos com pedagogas e pedagogos em escolas públicas de Santa Maria, elaborar, dialogicamente, alternativas de trabalho/emprego, contribuindo para ampliar o quanto às possibilidades de trabalho/emprego dos pedagogos na escola.

O estudo tem por objetivo analisar os movimentos de sentidos, a historicidade e as práticas que os Projetos Pedagógicos dos Cursos de Pedagogia apresentam, na expectativa de entender qual concepção de Pedagogia orienta a proposta. Tal estudo torna-se relevante porque, na atualidade, os cursos de Pedagogia são lócus de formação dos professores, gestores e especialistas que atuam na Educação Básica, constituindo-se na licenciatura com maior procura, segundo revelam as listas de aprovação nos vestibulares. A dimensão de ciência que embasa a investigação excede à perspectiva moderna do saber posto e dominante. Trata-se de uma ciência que agregue a cientificidade, a percepção compreensiva do mundo, os sujeitos e as práticas, tendo como viés a educação na contemporaneidade. Enfim, pensa-se uma ciência pautada pelos diálogos com os fenômenos da educação, a partir da interlocução com outras ciências, dada a complexidade desses fenômenos. É um modo de instaurar certa rebeldia na profissão de pedagogo-cientista, capaz de olhar a educação para além das portas e janelas da escola, imergindo no social, nos paradoxos e certezas que se sucedem cotidianamente. Com isso, os discursos de verdade que têm orientado as práticas pedagógicas se põem a descoberto, para se questionarem. É, nesse sentido, uma pedagogia que se pergunta, que se autodescobre, que tem na linguagem indagativa seu ponto primal. Uma indagação cujo cerne é o humano, a produção humana, a educação, sistematizada pela Pedagogia, cujos cenários têm confluído para compreender e dialogar sobre tudo que se relaciona aos contextos e produções educacionais. Flexibilidade, inter-relações conceituais, superação de pressupostos positivistas são características que evidenciam como se apresenta essa ciência, a Pedagogia contemporânea.Por esses motivos, o de se pensar em ciência concriativa, o estudo orientar-se-á pelas contribuições da História da Educação, da Filosofia e Sociologia da Educação, transitando por tendências e aport.

sta proposta de investigação permite continuar projetos de pesquisa anteriores, nos quais se procedeu à leitura do trabalho dos professores nos contextos escolares: Concepções e vivências de gestão da educação e suas implicações no trabalho e profissionalidade de professores (concluído em 2008) e Gestão do pedagógico nos processos educativos e o trabalho de professoras e professores na escola (em fase de conclusão). Com essas duas investigações, objetivou-se entender os processos de composição do trabalho dos professores e seus discursos acerca desse trabalho, em um ambiente específico: a escola. Destes estudos outras problematizações surgiram relativas especificamente ao trabalho dos pedagogos. Os cursos de Pedagogia são, conforme se observa nas listas de inscrição para vestibular e de aprovação para ingresso na Universidade, dentre as licenciaturas, os mais procurados e os que, anualmente, geram mais egressos. Entretanto, no âmbito da escola, conforme afirmaram os gestores (professoras e professores em cargos administrativos) entrevistados durante a realização dos projetos supracitados, faltam pedagogos e um trabalho embasado pela Pedagogia. Assim, esta proposta visa a entender onde estão os pedagogos egressos dos cursos de Pedagogia da UFSM: empregados, não-empregados, desempregados ou abdicaram da prática da Pedagogia? Quais faces assumem o trabalho /emprego na educação: part time, intensificação, fragmentação, precarização, desemprego, não-trabalho? Que sentidos atribuem à relação emprego/não-emprego para os egressos de Pedagogia que ainda não estão inseridos no mundo do trabalho? Os que ainda não estão empregados e desejam trabalhar como pedagogos, o que pensam acerca da relação entre ser portador de um diploma de Pedagogia e não estar empregado? Que outras possibilidades de emprego haveria para o pedagogo ainda sem emprego? Assim, esta proposta pretende, dialeticamente, entender as condições/relações de emprego/não-emprego no contexto contemporâneo, especial.

Esta proposta de investigação permite continuar estudos realizados através de projetos de pesquisa anteriores, nos quais se procedeu à leitura do trabalho nos contextos escolares. Destes estudos outras problematizações surgiram relativas especificamente ao trabalho dos pedagogos. Os cursos de Pedagogia são, conforme se observa nas listas de inscrição para vestibular e de aprovação para ingresso na Universidade, dentre as licenciaturas, os mais procurados e os que, anualmente, geram mais egressos. Entretanto, no âmbito da escola, conforme afirmaram os gestores (professoras e professores em cargos administrativos) entrevistados durante a realização dos projetos supracitados, faltam ações profissionais mais efetivas dos pedagogos e um trabalho embasado pela Pedagogia. Assim, esta proposta visa a entender como os pedagogos, em seus discursos, revelam os sentidos que atribuem ao seu trabalho e a si como cientistas da educação e quais possibilidades e desafios apresentam no sentido de contribuir para uma efetiva práxis pedagógica na escola. Deste modo, esta proposta pretende, dialeticamente, entender as condições/relações, no contexto contemporâneo, especialmente as relativas ao trabalho do pedagogo, tendo a escola como potencial ambiente de trabalho desses profissionais, sua pertença, reconhecimento e o imaginário de sua profissão, elementos implicados nesta proposição de pesquisa. Utilizar-se-ão abordagens qualitativas e quantitativas de pesquisa, estudo de caso, além de técnicas de entrevista, narrativas de vida e grupo de interlocução. Para a análise dos dados utilizar-se-á a análise do conteúdo. O trabalho objetiva elaborar uma sistematização sobre as categorias, revelando como estão imbricadas e intenciona, indo além, propor perspectivas de trabalho junto com os pedagogos, na escola, o que exigirá caracterizar também o contexto sócio-econômico e político e, referente a este contexto, revitalizar os sentidos da escola e de sua práxis pedagógica.

Este estudo tem como contexto a escola, local sobre o qual incidem as políticas públicas de educação que acabam por interferir no trabalho dos profissionais da educação. Tem como propósito analisar os discursos de professoras e professores sobre as concepções de gestão da educação e a relação desta com o seu trabalho profissional, na tentativa de compreender os sentidos atribuídos à dinâmica cotidiana em que se inserem enquanto profissionais. O referencial teórico tem como premissas: a) a existência de uma articulação entre o pedagógico e a gestão da educação no cotidiano escolar, entendendo esta como um vetor estratégico e mediador dos espaços-tempos escolares e, portanto, do trabalho de professoras e professores; b) há demanda de compreensão desta articulação; c) esta articulação evidencia nos discursos dos sujeitos. A abordagem metodológica é qualitativa, adotando como método de investigação o estudo de caso, pois os interlocutores da pesquisa serão professoras e professores que atuam no Ensino Fundamental de escolas públicas.. A interlocução com os sujeitos da pesquisa ocorrerá em dois momentos: na entrevista, cuja transcrição e análise estará subsidiada na Análise do Discurso francesa e, em grupos de interlocução para leitura e aprofundamento dos efeitos de sentidos inicialmente elaborados. A partir destes procedimentos, pretende-se propiciar condições para se entender as relações intrínsecas entre gestão da educação e o trabalho de professoras e professores com base nos discursos destes sujeitos, bem como encontrar indicativos para se pensar no encaminhamento de reflexões, sob a forma de extensão e mesmo de outras pesquisas, acerca do tema e da gestão do pedagógico.

O projeto, elaborado a partir de demandas de entendimentos acerca do trabalho, dos processos educativos dos professores e a relação destes com o pressuposto de que os professores são, em primeira instância, gestores do pedagógico, propõe-se a buscar a superação, a partir de uma diversificada combinação de processos de interlocução, da compreensão do trabalho dos professores como mera ?transmissão de conteúdos?, possibilitando uma ênfase na produção do conhecimento, nas dimensões pedagógicas próprias de um trabalho em educação. Isto significa envolver intensamente os professores, em seus contextos escolares, com as proposições e iniciativas do Projeto, de modo a possibilitar uma ampla reflexão-ação-reflexão sobre a temática proposta. Está sendo realizado sob a forma de uma pesquisa etnográfica, utilizando técnicas como observação participante, entrevista intensiva e reflexiva e análise documental, as quais permitirão contínua interação entre os pesquisadores, os sujeitos interlocutores da pesquisa e a escola. Para a realização do projeto, estão articulados professores de diferentes instituições, localizadas nas regiões Central (UFSM), Noroeste (URI, UERGS) e Sul (URCAMP) do Estado do Rio Grande do Sul, além de uma Universidade em Sergipe (UNIT). Entende-se que tal investigação pode gerar entendimentos que se constituirão em ricos materiais, tendo a escola como locus, além de aprofundar sentidos de autonomia, participação, profissionalidade e trabalho, contribuindo para a ampliação, tão necessária, dos processos e espaços-tempos de educação dos profissionais, dentro da escola. Com estas ações estar-se-á rediemensionando ações de extensão, de assessoria e de contribuição na qualidade da educação pública, a partir das instituições de ensino superior nas quais os profissionais que integram o grupo de pesquisa trabalham. Mantem-se comunicação sob a forma de reuniões, chats, fóruns virtuais, além de intensa correspondência e intercâmbio acadêmico-científico, através de fó.