Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Horizontes Atlânticos, grupo de estudos sobre a Ibero-américa moderna

HORIZONTES ATLÂNTICOS, GRUPO DE ESTUDOS SOBRE A IBERO-AMÉRICA MODERNA

Pesquisa Em Atividade

Contato:

adriano.comissoli@ufsm.br Prédio:74A Sala:2114

Notícias horizontesatlanticos
Palestra Pirate Encounters Database: The Spatial Dynamics of Maritime Predation in the Portuguese Atlantic (16th-19th century)
Os professores Hugo Araújo e Adriano Comissoli vão palestrar junto ao 10th Warsaw Spatial Humanities seminar. A palestra terá por título Pirate Encounters Database: The Spatial Dynamics of Maritime Predation…
03/01/2025 – 11:08
VI Encontro Internacional Fronteiras e Identidades
  Alguns integrantes do Horizontes Atlânticos compareceram ao VI Encontro Internacional Fronteiras e Identidades, promovido pelo PPG em História da UFPel entre os dias 10 e 12 de dezembro. Junto…
15/12/2024 – 19:49
Ciclo de palestras Encontros Piratas
  O grupo Horizontes Atlânticos tem se dedicado ao projeto Encontros Piratas: base de dados online sobre a predação marítima no Atlântico Sul. Um dos resultados foi a realização de…
04/12/2024 – 10:21

Apresentação

Grupo de estudos voltado à iniciação científica de alunos de graduação e pós-graduação em História com concentração nas áreas de História Moderna e História da América Ibérica. O grupo intenta estudar e analisar bibliografia sobre a História Social e Política da Ibero-América privilegiando perspectivas imperiais, transnacionais e atlântica, ou seja, compreendendo a interconexão de espaços em diferentes continentes e as múltiplas influências entre os mesmos durante o período da Modernidade (compreendida entre os séculos XVI e XIX) a fim de compreender as entidades sociais e construtos políticos da época a partir dos valores e hierarquias estabelecidos, bem como de suas tensões intrínsecas. Projetado para funcionar em reuniões regulares o grupo investe na capacitação de estudantes a fim de apropriarem-se de conhecimento específico, desenvolverem aptidões reflexivas sobre o conhecimento histórico e realizarem atividades de pesquisa.

Conheça o projeto Encontros Piratas: base de dados online sobre a predação marítima no Atlântico sul