GRUPO DE PESQUISA RACIONALIDADE E FORMAÇÃO (GPRACIOFORM)
Pesquisa Inativo
Contato:
racionalidade@grupos.com.br (51) 3220-3635Linhas de Pesquisa
Objetivo: Busca a investigação crítica da educação a partir da utilização de conceitos fundamentais da obra de Jurgen Habermas, indicando novas possibilidades teóricas e práticas baseadas no paradigma da intersubjetividade, fundado no potencial de racionalidade da ação comunicativa.
Pesquisador: Cledes Antonio Boufleuer
Estudante: Cledes Antonio Boufleuer
Objetivo desta linha:Esta linha de pesquisa investiga as bases epistemológicas e éticas da educação dando ênfase à análise dos processos de mudança conceitual que influenciaram o projeto pedagógico moderno e que ainda mantém sua efetividade histórica na educação contemporânea.
Pesquisador: Luiz Carlos Bombassaro
Esta linha de pesquisa investiga as bases epistemológicas e éticas da educação dando ênfase à análise dos processos de mudança conceitual que influenciaram o projeto pedagógico
Objetivo desta linha: Esta linha temática discute e problematiza as formas de racionalidade que sustentam a educação. Nesta perspectiva, busca investigar os modos como determinados questionamentos ontológicos, éticos, epistemológicos e estéticos atuam sobre o educativo e configuram sentidos para a educação.
Pesquisadora: Nadja Mara Amilibia Hermann
Estudantes: Alex Sander da Silva, Andrea Dorothee Stephan Möllmann, Clenio Lago, Francisco de Assis Pinto Bermúdez,. José Valdinei Albuquerque Miranda, Sandra Marli Cadore, Sérgio Ricardo Silva Gacki, Carini Cristiana Delavald, Clara Maria Furtado e João Maurício Farinon
Objetivo desta linha: Esta linha parte do reconhecimento da produtividade das contribuições clássicas do pensamento ocidental para a educação e pretende extrair categorias dessas contribuições que visem a compreender o processo educativo contemporâneo.
Pesquisador: Avelino da Rosa Oliveira
Estudantes: Belkis Souza Bandeira, Carmen de Barros Riegel, Juliana Damasceno de Oliveira e Zuleyka da Silva Duarte.
Objetivo desta linha: Esta linha temática se propõe a refletir sobre a importância da Filosofia para a formação de um pensar com competência comunicativa, a partir do diálogo com várias correntes do pensamento contemporâneo. Tendo como ponto de partida elementos reflexivos emergentes das obras de Gadamer, Habermas e Apel, principalmente, se produz uma interlocução da hermenêutica com a semiótica, o pragmatismo e a dialética.
Pesquisadores: Amarildo Luiz Trevisan
Estudantes: Catia Piccolo Viero Devechi, Cristiane Ludwig, Eliane de Oliveira Rodrigues, Ercília Maria de Moura Garcia Luiz, Irene Monica Knapp, Jovaneli Lara Xavier Siqueira, Laci Cecilia Seibert, Laisa Blancy de Oliveira Guarienti, Maiane Liana Hatschbach Ourique, Márcia Bianchi da Silva Bocca, Mauricio Cristiano de Azevedo, Sandra Cerri, Talita Elisabeth Halberstadt eValmir da Silva.
Objetivos desta linha: A linha de pesquisa Fundamentos da Educação investiga os problemas educacionais sob os pontos de vista da antropologia, da lingüística, da psicologia, da economia, da sociologia e da história, tendo como conhecimento articulador a Filosofia. A Filosofia da Educação será, portanto, a atividade privilegiada pela linha de pesquisa, respeitando sempre as investigações propostas pelos outros campos do conhecimento.
Pesquisadores: Alice de Fátima Vieira , Antonio Carlos Espit, Cristiano Eduardo Wendt, Fabrício José Brustolin, Fernando Danner, Helena de Moraes Fernandes, Leandro Furmann, Marceli Andresa Becker, Miguel da Silva Rossetto, Nizete Zanolla Chaves eTadeu Alan Ramos.
Estudantes: Altair Alberto Fávero, Cláudio Almir Dalbosco e Eldon Henrique Mühl.