OFICINAS DE ESCRITA, HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E TRADUÇÃO: TEORIA DA LITERATURA E PRÁTICAS LITERÁRIAS (GPOQT)
Ver no Diretório de Grupos da CNPq Pesquisa Em Atividade
Contato:
gpoqt@ufsm.br Prédio:40-A Sala:2307Projetos
Extensão
Período: 2022-2027
Coordenação de Maria Clara da S. R. Carneiro (UFSM)
Participantes
Discentes
Ana Carolina Mainardi Muniz (PIVIC/UFSM 2021 – Bolsista FIEX/UFSM 2022)
Pedro Henrique Lencina Pinheiro (Bolsista PROBIC/FAPERGS/UFSM 2021-; PIVIC 2020-2021)
Victória Pontes Borgmann (PIVIC/UFSM 2021-2022; PIBIC 2022)
Pesquisadores colaboradores
Parceiros do projeto – locais de atuação
Biblioteca Central da UFSM
Unidade de Saúde Básica Wilson Aita (Cohab)
Colégio Estadual Profa. Edna May Cardoso
Instagram do projeto: @oficinaspotenciais
A escrita, o desenho, a produção artística e cultural, em geral, são vistas no imaginário popular como atos de gênios, reservados a poucos indivíduos. Pensando em socializar as produções, em processos coletivos com a prática de exercícios, as oficinas de escrita e de quadrinhos potenciais, inspirados no Oulipo, serviriam a democratizar não apenas o acesso à produção mas também o acesso a novas leituras. As oficinas de literatura potencial e de quadrinhos potenciais (Oulipo/Oubapo, respectivamente) surgiram na França entre grupos de autores que procuravam novas formas de fazer arte. Nos últimos 30 anos, elas adentram os círculos literários, festivais de quadrinhos, como criações coletivas à maneira dos antigos jogos de salão, e acabaram por se mostrar um modelo interessante para a criação. Com desafios inspirados na matemática (desde a resolução de problemas a exercícios de probabilidade e grafos), o participante da oficina é levado a escrever por um desafio: um texto sem determinada letra, quadrinhos sem desenhos, repetir determinadas imagens ou expressões. Ao ser “desafiado”, o participante liberta muito mais a sua criatividade do que a espera da “musa”. Desse modo, a escrita reafirma seu caráter lúdico e coletivo; pedagogicamente, verifica-se, também, uma potencialidade de concentração do aluno, além de reforçar o caráter do compartilhamento de textos, e uma fuga à ideia de “originalidade” ou “sacralidade” do gesto da escrita. O presente projeto se organiza para apresentar esses jogos de escrita para público diverso, oferecendo ao público externo à universidade elementos de criação literária de forma lúdica, promovendo encontros entre diferentes pessoas com desejo de escrever, em diferentes níveis. As oficinas serão coordenadas por docente coordenador do projeto e organizadas e aplicadas por estudantes da graduação, sob supervisão da coordenação. As oficinas serão oferecidas no espaço da universidade (a Biblioteca Central) e em espaço externo aberto ao público e de forma gratuita, permitindo atingir públicos diversos a cada vez. A partir de um mínimo de 4 encontros de duas horas cada, guiados por dois a três ministrantes, a cada encontro serão lançados desafios de produção individuais ou coletivos, para em seguida proceder à leitura dos textos produzidos. Com ênfase em elementos textuais (a letra, vocabulário, estilo, gênero), a prática por “restrições” do Oulipo incentiva uma conscientização da linguagem, lembrando que toda escrita é feita a partir de certas restrições (registro, gênero, enunciação). Da mesma forma, os exercícios restritivos também são bem-humorados: uma prática da escrita na forma de um jogo, e o momento de leitura de um mesmo exercício realizado por diferentes indivíduos, acaba por provocar, muitas vezes, o riso. Além disso, ao se verem interditos de se utilizar elemento “fácil” da língua (escrever sem determinada letra, por exemplo), o sujeito acaba buscando novos vocabulários, formas diferentes de se dizer algo que escapam ao ordinário, gerando efeitos poéticos ou aprofundamento dos discursos. Ao longo do projeto, também serão oferecidas oficinas especificamente de quadrinhos, com o mesmo modelo de atuação por desafios de restrição, dependendo da participação e desenvolvimento das oficinas de escrita. Pretende-se ampla divulgação e aumento gradual das oficinas, cujo programa pontual permitirá desenvolvimento de estratégias diferentes a cada encontro, bem como estreitar um diálogo entre todos os envolvidos, dentro e forma da universidade, pela prática coletiva da escrita, e na leitura dos resultados, em que todos os participantes serão convidados a comentar. Os resultados das oficinas serão tratados pelos estudantes participantes do Projeto, com a geração de corpus para o Projeto de Pesquisa 049335 “Uma “pedagogia potencial”: as oficinas do Oulipo e do Oubapo e ensino de língua, literatura e sensibilização para letramento de imagens”, para eventuais publicações e fomentando avaliação do presente Projeto de Extensão.
Período: 2020-2022
Coordenação de Maria Clara da S. R. Carneiro (UFSM)
Participantes
Discentes
Pedro Henrique Lencina Pinheiro (Bolsista PROBIC/FAPERGS/UFSM 2021-; PIVIC 2020-2021)
Pesquisadores colaboradores
Discentes pesquisadores de pós-graduação
Discentes egressos
Ana Carolina Mainardi Muniz (PIVIC/UFSM – 2021)
Lauren Silva Nascimento (PROBIC/FAPERGS/UFSM – 2020-2021; FIPE/UFSM – 2020-2021)
Victória Pontes Borgmann (PIVIC/UFSM – 2021-)
• Preparar um cronograma de aplicação de oficinas de quadrinhos e literatura;
As oficinas justificam-se por apresentar um modelo lúdico de aprendizagem, trazendo elementos da literatura e dos quadrinhos contemporâneos franceses ainda desconhecidos do grande público. Organizando-se em um projeto de extensão visando organizar diferentes oficinas para diferentes públicos e espaços, o presente projeto se estende de forma horizontal entre universidade e espaços públicos, em que o conhecimento acadêmico será posto à prova em produções coletivas. Esse projeto de extensão também capacita estudantes de licenciatura para o planejamento e aplicação dessas oficinas, além de produzir material para pesquisa.
Pesquisa
O presente projeto reúne as atividades do Grupo de Pesquisa Oficinas de escrita, histórias em Quadrinhos e Tradução (GPOQT/UFSM), que objetiva investigar relações de estilo, autoria e jogo em textos criativos, sobretudo nas histórias em quadrinhos. O grupo se desdobra em duas linhas de pesquisa atualmente; na primeira, de caráter mais amplo, “Elementos de semiologia: noções de estilo, autoria e jogo”, busca-se desenvolver estudos a partir de teóricos do Texto, em torno das noções de autor, de assinatura, jogo, palimpsestos e história, também abrangendo o estudo da prática de escrita por público leigo, sobretudo em oficinas de escrita oferecidas em projetos de extensão pela equipe do projeto. A segunda linha se concentra na pesquisa de teoria das histórias em quadrinhos, e tem por título “Análise e teoria das histórias em quadrinhos”, formado por pesquisadores de diferentes áreas (Letras, Comunicação, História, Artes) que se reúne mensalmente para leituras e apresentação de seminários. Neste projeto, partimos da análise de obras em quadrinhos, para identificar as dimensões estéticas dessas obras, sem esquecer suas relações com seu tempo e meio cultural (sua integração a um sistema cultural específico ou efeitos de Obra ou de Autor em paródias e outras reapropriações). Tentaremos verificar, por conseguinte, de que forma tais análises podem contribuir com o estudo dessa mídia em si e de outros fenômenos culturais; ou seja: sua relação com a literatura, a cultura dita “pop”, as fanfics, e as adaptações para diferentes mídias. As histórias em quadrinhos povoam o imaginário popular, confundindo-se com a própria ideia de cultura de massa ou com literatura de entretenimento. A crítica tradicional, muitas vezes restrita à divulgação ou à resenha opinativa (Carneiro, 2013), apresenta bastante material para análise, mas seu aprofundamento ainda se faz necessário; boa parte das pesquisas na área de Letras recorrem a uma base bibliográfica reduzida ao se tratar de quadrinhos. Faz-se, portanto, necessário uma maior produção de artigos com análise qualitativa da bibliografia produzida no Brasil sobre o tema, aumentando a reverberação de textos de qualidade no meio acadêmico. Dessa forma, a atual etapa da presente pesquisa pretende investigar: que teorias se desenvolvem no Brasil atualmente sobre histórias em quadrinhos, como elas vêm sendo aplicadas, que bibliografias vêm sendo usadas por pesquisadores para suas pesquisas sobre histórias em quadrinhos? Dessa forma visamos produzir uma síntese das principais correntes e apontar para algumas respostas aos entraves teóricos. Em nosso grupo de pesquisa, desenvolvemos teoria e análise partindo de algumas linhas teóricas da literatura, da imagem e da escrita, bem como no desenvolvimento prático de texto e quadrinhos em oficinas potenciais. Como princípio, compreendemos que quadrinhos não são literatura, mas que podem existir quadrinhos com viés literário (Dürrenmatt, 2013); ancoramos a análise de obras a partir de seus aspectos materiais, seja seu caráter de reprodutibilidade como pensado por Benjamin (2019), pela importância da história da obra vistos no autor alemão, sua interação com o sistema cultural em que se insere (Candido, 1981). Sendo assim, pensamos uma análise de uma obra artística em quadrinhos que compreenda a análise da especificidade de cada obra, e de seus efeitos epistemológicos, estéticos, éticos e poéticos entrelaçados na página. Além de metodologias de pesquisa da teoria literária e da literatura comparada, nos munimos da prática da criação potencial desenvolvida pelos grupos Oubapo (Ouvroir de la bande dessinée potentielle, oficina de quadrinhos potenciais) e Oulipo (Ouvroir de la littérature potentielle, oficina da literatura potencial), que convidam ao desenvolvimento de Textos a partir de jogos criativos, que são um fazer criativo que auxilia na autoconscientização desses fazeres – um fazer teorizante e uma teoria prática. Para o presente projeto, objetiva-se investigar a) as relações culturais que também auxiliam na caracterização do Texto como pertencente a seu campo – ou seja, de que forma obras fluidas ou intersemióticas são identificadas como quadrinhos a partir da sua circulação no meio quadrinhos; b) as práticas de apropriação e recriação que embaralham as relações de autoria, ao mesmo tempo que permitem vislumbrar elementos característicos de um estilo de autor; c) o exercício das oficinas de criação sob restrição (Oubapo, mas também Oulipo) e de que forma elas permitem uma autoconscientização do fazer artístico, ou seja, uma prática teorizante ou uma teoria em prática; d) elaborar, traduzir e difundir textos que auxiliem a análise e teorização sobre a linguagem das histórias em quadrinhos; e) organizar oficinas e seminários sobre práticas e teorias desenvolvidas no seio do projeto e grupo de pesquisa.
Coordenação de Maria Clara da S. R. Carneiro (UFSM)
Vice-Líder Luísa Loureiro Monteiro de Castro Teixeira (UFRJ)
Participantes ativos
Pesquisadores colaboradores
Alexandro Carlos de Borges Souza (UFPB)
Ciro Inácio Marcondes (UCB-DF)
Daniela dos Santos Domingues Marino (USP)
Guilherme Lima Bruno E Silveira (IFPR/UFG)
Jaqueline dos Santos Cunha (UFG)
Lucas Ferreira Vieira (UniRio)
Thomaz Pereira de Amorim Neto (UERJ)
Valter do Carmo Moreira (UFPR)
Estudantes de pós-graduação
Estudantes de graduação
Pesquisa conduzida no seio da linha de pesquisa “Análise e teoria das histórias em quadrinhos”, com leituras da obra do pesquisador potiguar e elaboração de livro com artigos e resenhas.
Coordenação de Guilherme E. Silveira, Lielson Zeni, Maria Clara Carneiro e Valter do Carmo Moreira, com a participação dos membros do grupo.
Ver: publicações do grupo: livro
Relatório do projeto “Análise e teoria das histórias em quadrinhos”, Linha de pesquisa do GPOQT, 2018-2023.
Coordenação de Maria Clara da S. R. Carneiro (UFSM)
Vice-Líder Valter do Carmo Moreira (UFPR)
Participantes ativos
Pesquisadores colaboradores
Alexandro Carlos de Borges Souza (UFPB)
Ciro Inácio Marcondes (UCB-DF)
Daniela dos Santos Domingues Marino (USP)
Guilherme Lima Bruno E Silveira (IFPR/UFG)
Jaqueline dos Santos Cunha (UFG)
Lucas Ferreira Vieira (UniRio)
Thomaz Pereira de Amorim Neto (UERJ)
Estudantes de pós-graduação
Luísa Loureiro Monteiro de Castro Teixeira (UFRJ)
Estudantes de graduação
Isabella Maria Píccolo Estevão (IF-PR)
Egressos
Antonio José dos Santos Filho (UFSM)
Lauren Silva Nascimento (UFSM)
Amli Paula Martins de Miranda (PUC-RJ)
Barthes, Roland. A Preparação Do Romance II. Trad. Leyla Perrone-Moisés, Martins Fontes, 2005.
Carneiro, Maria Clara da Silva Ramos. A Metalinguagem Em Quadrinhos: Estudo de Contre La Bande Dessinée de Jochen Gerner. Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2015.
Christin, Anne-Marie. Histoire de l’écriture. Flammarion, 2012.
Didi-Huberman, Georges. Quando as Imagens Tomam Posição. Translated by Cleonice P. B. Mourão, vol. 1, UFMG, 2017.
Dürrenmatt, Jacques. Bande Dessinée et Littérature. 1a ed., Classiques Garnier, 2013.
Coordenação de Maria Clara da S. R. Carneiro (UFSM)
Participantes ativos
Bolsistas do Projeto
Pedro Henrique Lencina Pinheiro (Bolsista PROBIC/FAPERGS/UFSM 2021-; PIVIC 2020-2021 e 2023)
Docentes colaboradores
Ana Maria Amorim de Alencar (UFRJ)
Mayara Ribeiro Guimarães (UFPA)
Pesquisadores colaboradores
Vinicius Gonçalves Carneiro (PUC-RS)
Discentes pesquisadores de pós-graduação
Bolsistas anteriores
Ana Carolina Mainardi Muniz (PIVIC/UFSM – 2021)
Antonio José dos Santos Filho (PROBIC/FAPERGS/UFSM – 2021)
Lauren Silva Nascimento (PROBIC/FAPERGS/UFSM – 2020-2021; FIPE/UFSM – 2020-2021)
Miguel Morais Bortolás (Bolsista FIPE/UFSM – 2022)
Victória Pontes Borgmann (PIVIC/UFSM – 2021-; PIBIC 2022)
Coordenação de Maria Clara da S. R. Carneiro (UFSM)
Pesquisador colaborador
Discentes
Guilherme Barbat Barros
Gustavo Afonso Müller (UFSM – PIVIC 2020-2021)
Luana Santos Gonçalves
Lucas Paz Trelha
Victória Pontes Borgmann (PIVIC/UFSM – 2021-)
– Formação de equipe discente capaz de desenvolver materiais didáticos para ensino de leitura e escrita da língua francesa amparados pelas teorias literárias estruturalista e pós-estruturalista.