OFICINAS DE ESCRITA, HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E TRADUÇÃO: TEORIA DA LITERATURA E PRÁTICAS LITERÁRIAS (GPOQT)
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Contato:
gpoqt@ufsm.br Prédio:40-A Sala:2307Chamadas em aberto e eventos
Encontros e outros eventos acadêmicos e chamadas para publicações
Nesta página, reuniremos anúncios de chamadas relativas aos temas pesquisados pelo GPOQT: oficinas de escrita, Oulipo, Oubapo e histórias em quadrinhos. Também postamos avisos de palestras, seminários e outros eventos relativos a esses temas.
Envie seus anúncios para deescritapotencial@gmail.com ou para maria.c.carneiro@ufsm.br.
2022
Evento: palestra. Encontro aberto do GPQ – Palestra de Ilan Manouach
O Grupo de Pesquisa OFICINAS DE ESCRITA, HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E TRADUÇÃO: TEORIA DA LITERATURA E PRÁTICAS LITERÁRIAS (GPOQT) convida o pesquisador e artista multidisciplinar Ilan Manouach para apresentar suas pesquisas acadêmicas e artísticas atuais em um encontro aberto do grupo.
Conferência Estranging comics de Ilan Manouach
Estranging comics – Estranhar quadrinhos
Comics are variously framed as an industry, a genre, an artistic medium, a system of visual/narrative communication, a set of traditions in craftsmanship, different community subcultures, a form of entertainment and an educational tool. But despite the definitional exuberance in academic research around comics, and the apparent multiplicity in the ways we understand and use comics in everyday life, the recent emergence of radical forms of experimentation in artistic practices has both challenged our assumptions about the medium’s modes of address, and pointed to the limitations of the given analytical tools in Comics Studies. Contemporary comics are technical objects whose operational intensity is considerably shaped by the comics industry’s infrastructure and the crossings and multiplications of information flows. In that regard, the emergence of radical artistic practices is predicated on the epistemological mutations brought forward by the increasingly aggregate nature of knowledge production and dissemination of our computational age that has an immediate effect on the ways we consume, distribute and archive media content.
The talk embraces an attitude of productive estrangement towards the medium’s forms, material qualities and operations, and constructs comics as a “contemporary object”. Understanding such an object depends on the increasingly aggregate nature of knowledge production and dissemination in the computational age. In the talk, I appeal for a systematic exploration of comics outside of narrow media purviews, the implicitly disciplinary conceptions, and the dominant historical perspectives in Comics Studies with the goal to develop a conception that embraces a rigorous application of a non-hegemonic interdisciplinarity in comics research. I argue that a novel comics praxeology is a necessary attribute in order to embrace future, speculative, unclaimed or hitherto impossible forms in comics expression.
O convidado
Conhecido por seu livro conceitual Katz(Cinquième Couche, 2011) e seu sistema tátil para narrativas pensadas para cegos Shapereader, Ilan Manouach vem empreendendo pesquisas artísticas acadêmicas em torno de quadrinhos conceituais e na era pós-digital. Atualmente com uma bolsa do Metalab e pesquisador visitante na Universidade de Harvard, Ilan Manouach tem doutorado pela Universidade Aalto de Helsinki, em tese que examinou de que forma tecnologias financeiras, a inteligência artificial e logísticas globalizadas remodelam a indústria de quadrinhos. Fundador da Echo Chamber, organização sem fins lucrativos “com a missão de produzir, financiar, documentar e arquivar práticas artísticas radicais e especulativas em quadrinhos contemporâneos”e também é colaborador dos projetos Ubuweb e Monoskopna área de quadrinhos conceituais.
Ilan Manouach is a researcher, a musician and a multidisciplinary artist with a specific interest in conceptual and post-digital comics. He finished a PhD at the Aalto University in Helsinki (adv. Craig Dworkin) where he examines how this century’s frontier technologies such as AI, financial technologies and globalized logistics reshape the comics industry. He is mostly known for Shapereader, a system for tactile storytelling specifically designed for blind and partially sighted readers/makers of comics. He is the founder of Echo Chamber, a Brussels-based non-profit organization with the mission to produce, fundraise, document and archive radical and speculative artistic practices in contemporary comics. The topics of his research and artistic practice include conceptual comics, post-internet publishing, and synthetic media and AI. Since 2001, he has published more than 30 books exploring different perspectives on the comics industry. His latest books include Fastwalkers, a 512-page synthetic comic book co-created with emergent by AI and Peanuts Minus Schulz, a work entirely composed through the distributed labour of thousands of art workers. He is also the co-editor of Chimeras: Inventory of Synthetic Cognition, a collective glossary on AI, with 150 contributors exploring a variety of epistemic perspectives on artificial intelligence : interspecies, crip, monstrous, feminist, distributed, and decolonial, among others.
On the side, Ilan works as a pirate/librarian for the Conceptual Comics Collections at Ubuweb and Monoskop, is an appointed expert in experimental comics for the Belgian government for its national public funding program (CCAP) and works as a strategy consultant for the Onassis Foundation and its visibility through its newly funded publishing activity. The Comics Journal called him “one of the most critical contemporary cartoonists and thinkers working today” and Kenneth Goldsmith described him as “the most provocative, critical, and intelligent comic artist alive”.
Chamada para evento: #quadrinhos
Quadrinhos e produção de conhecimento
VI Fórum Nacional de Pesquisadores em Arte Sequencial
1- Apresentação
Promovido pela Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial (ASPAS) em parceria com Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)-Campus Campo Grande e seu Núcleo de Pesquisa em Quadrinhos (NuPeQ) o VI Fórum Nacional de Pesquisadores em Arte Sequencial (FNPAS), terá como tema “Quadrinhos e produção de conhecimento”.
Comemorando os 10 anos de sua fundação, a ASPAS convida professores (as), pesquisadores(as) estudantes e artistas de diferentes formações e áreas de conhecimento, envolvidos(as) com a pesquisa e produção em quadrinhos a submeterem trabalhos relacionados à temas da atualidade e sua mediação através dos quadrinhos.
– Tema Central do Evento
O tema central do VI FNPAS é “Quadrinhos e produção de conhecimento”. Esse tema remete aos primeiros encontros realizados em Leopoldina (MG) e em Recife (PE), entre os anos de 2007 e 2012, que acabaram por reunir pesquisadores dos quadrinhos, primeiro em torno do tema quadrinhos e educação. Posteriormente, um grupo de 20 pesquisadores abraçaram o projeto da criação de uma associação que pudesse reunir pesquisadores em uma rede por meio da qual experiências pudessem ser compartilhadas e parcerias estabelecidas. A gênese da ASPAS foi justamente durante o I FNPAS, no ano 2012, em Leopoldina, cidade que acabou por se tornar sua sede oficial.
A inscrição para comunicação poderá ser feita até dia 11/09/2022, exclusivamente pela plataforma even3.
Mais informações e inscrições pelo site do evento: https://www.even3.com.br/vifnpas/
Chamadas encerradas
Chamada para evento: #quadrinhos
O Observatório de Histórias em Quadrinhos, grupo de pesquisa da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo convida pesquisadores, professores, estudantes de graduação e pós-graduação, bem como interessados em geral na temática da pesquisa acadêmica sobre histórias em quadrinhos.
Trata-se de um evento alternativo às Jornadas Internacionais (evento presencial), emulando o contato pessoal entre os participantes, uma das características dos eventos presenciais. Propomos ampliar o debate remoto e virtual sobre pesquisas relacionadas com histórias em quadrinhos em suas diversas abordagens e diferentes manifestações (mangás, graphic novels, charges, cartuns, tiras, etc).
O evento será realizado de forma virtual, utilizando as modernas tecnologias de informação e comunicação e será limitado a um número a ser determinado de trabalhos. As Cyberjornadas serão realizadas nos dias 28, 29 e 30 de setembro de 2022.
Inscrições entre 6 de junho e 17 de julho de 2022.
Taxa de inscrição aos autores: R$ 60 (pago após aprovação do trabalho no prazo limite de 04 de setembro de 2022).
Leia com atenção os textos de apresentação e as normas de elaboração do resumo expandido.
Mais informações no site https://www.cyber2022.jornadasinternacionais.com.br
Evento: #quadrinhos
Comics and the Invisible
3 a 4 de junho de 2022
Palestras na Fundação Giorgio Cini – Isola di San Giorgio Maggiore – Veneza, com Daniele Barbieri, Maaheen Ahmed, Francesca Pietropaolo, Yvan Alagbé, Dominique Goblet, Stefano Ricci, entre outros.
Can comics be understood as an invisible art, or as an art of the invisible? How can they be a tool for telling stories that rarely find space within the ordinary ecology of visual media? Is this art of the invisible an instrument to connect with other dimensions?
“Comics and the Invisible” calls for ideas, analytical methodologies, and theoretical vocabularies to articulate the limits of visibility within comics culture. Inspired by the EU funded project “Invisible Lines” the conference investigates different aspects of the invisible in comics culture, as a complex notion that can offer a fresh perspective around what is seen and what is not seen – and the motivations behind these absences – within the historical and/or contemporary traditions of the ninth art.
All panels will be translated in English.
Programa completo aqui: https://invisiblelines.eu/conference
Chamada para defesa: #quadrinhos
Defesa de doutorado de Guilherme E Silveira
12 de maio, às 13h00. Para receber o link, solicite ao Guilherme ou a membros do GPQ/GPOQT.
E-mail: silveiraglb@gmail.com.
Chamada para evento: #quadrinhos
Iº Colóquio Nacional de Cultura Pop e Tecnologias Digitais
O Iº Colóquio Nacional de Cultura Pop e Tecnologias Digitais levantará as diversas possibilidades dos usos dos recursos da comunicação na pesquisa e no ensino interdisciplinar. As atividades on-line serão organizadas pelos membros do Grupo de Pesquisa em Mídias, Tecnologais e História (MITECHIS) liderado pelo Professor George Leonardo Seabra Coelho, professor adjunto do Curso de História da Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional. Outro coordenador é o Professor Elbert, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação do CEFET-RJ, que coordena o Observatório Carioca de Histórias em Quadrinho. Um terceiro Coordenador é o pesquisador Gelson Weschenfelder do Programa de Pós-Graduação em Processos e Manifestações Culturais da Universidade FEEVALE e pertence ao Grupo de Pesquisa Universos Paralelos.
Veja cronograma e inscrições (gratuitas) pelo site do evento https://mitechisgrupo.wixsite.com/1col/cronograma.
Chamada para evento: #literatura
Poesia Expandida: Poéticas e Políticas da Repetição
Colóquio Internacional (online) 23-25 novembro 2022
org. Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa
Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Informações no site do evento https://ilcml.com/poesia-expandida-poeticas-e-politicas-da-repeticao/
Chamada para evento: #quadrinhos
Edital do IV ASPAS NORTE – Congresso de quadrinhos da região norte
Cultura pop e Quadrinhos
Museu Sacaca – 24 e 25 de junho de 2022
Neste edital incluímos as principais informações a respeito do IV ASPAS NORTE – Congresso de quadrinhos da região norte. Seguem abaixo orientações sobre inscrição, prazos, investimento, envio de resumos e textos completos que serão publicados nos anais eletrônicos do evento.
O tema do evento é “Cultura pop e Quadrinhos”, propondo análises críticas voltadas à pesquisa, ao ensino e processos criativos considerando uma abordagem interdisciplinar no espectro das ciências humanas e das ciências sociais aplicadas.
Apresentação
Promovido pela Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial (ASPAS) em parceria com o Projeto de Pesquisa A lingaugem dos quadrinhos – Unifap, com o colegiado de Filosofia da Universidade do Estado do Amapá (UEAP) , o ASPAS Norte será realizado no Museu Sacaca nos dias 24 e 25 de junho de 2022. A programação, presencial e remota, contará com apresentações orais, oficinas, palestras e lançamento de livros, fanzines e revistas.
A programação detalhada será disponibilizada posteriormente e no site, blog e página do evento.
Como se inscrever
A inscrição para apresentação de trabalhos, prazos etc., podem ser acessados pelo site (https://aspasnorte.wordpress.com/inscricoes).
Evento: palestra #quadrinhos
Gonçalo Junior e Paulo Ramos, duas referências no assunto, têm como objetivo traçar um panorama da relação entre a imprensa periódica e as histórias em quadrinhos no Brasil. Tratarão destas narrativas gráficas desde a reprodução das primeiras séries importadas até a nacionalização do conteúdo, com destaque para as modificações de formato, a proliferação dos gêneros e a trajetória de alguns editores pioneiros na edição dos quadrinhos no Brasil. As histórias em quadrinhos se tornaram um segmento relevante nas páginas da imprensa brasileira, compondo um importante mercado editorial, e a despeito do sucesso de público, sofreram cruzadas morais e até mesmo censura.
Debatedores
Prof. Dr. Paulo Ramos (UNIFESP)
Gonçalo Junior, jornalista e pesquisador (Editora Noir)
Data e hora
28/04, 14h30-16h30
A Palestra será transmitida no Canal do Youtube do MIDIACULT
Link da LIVE (não precisa de inscrição): https://youtu.be/0M94utiTdOU
Inscrições (para Certificado): https://bit.ly/3JHUJae
Comissão Organizadora
Prof. Ms. Everton Behrmann (História, UFRRJ)
Profa. Dra. Valéria dos Santos Guimarães (História, FCHS, UNESP)
Monitores
Matheus Polito (História, FCHS, UNESP)
Lucca Ninni Indriunas (História, FCHS, UNESP)
Realização
MIDIACULT UNESP – Grupo de Estudos de História da Cultura Midiática
Apoio
CEDEM
PPG História
FCHS- UNESP
Informações no site: http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/principal.asp
Chamada para publicação: #quadrinhos
CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS: DOSSIÊ CULTURAS JAPONESAS EM TRÂNSITO
A cultura japonesa é uma cultura milenar que cada vez mais desperta interesse em todo o mundo. Uma sucessão de eventos foram responsáveis para a intensificação do despertar dessa curiosidade por parte dos ocidentais: a modernização forçada e abertura na era Meiji, o protagonismo do imperialismo japonês na Segunda Guerra Mundial, a tecnologia e cultura pop que hoje avançam em todas as frentes mundo afora. No caso particular do Brasil, a chegada sistemática de imigrantes japoneses a partir de 1908 pelo navio Kasato Maru fez com que hoje sejamos o país com a maior comunidade japonesa fora do Japão. Cabem, então, maiores investigações sobre essa cultura que, em alguma dose, já é também nossa e, ainda assim, guarda distâncias, sendo, não raro, tratada com considerável exotismo.
Por isso a chamada para o dossiê CULTURAS JAPONESAS EM TRÂNSITO. Busca-se, pela ênfase no plural, diferentes percepções da cultura do Japão, assim como não restringir essa mesma cultura a uma fronteira, mas às quebras transculturais, híbridas e transmidiáticas pelo qual elementos da cultura e arte nipônicas terminam por operar uma linguagem híbrida transnacional. Ou seja, contemplar a cultura do Japão também naquilo em que ela transborda do seu próprio país de origem e que muitas vezes se metamorfoseia com culturas locais, ainda que conserve traços originários.
Análises que atualizem o cenário (inter)nacional pelo qual a Cultura Japonesa transita, cria, impacta e modifica produtos, expressões e performances das mais diversas vertentes, formatos e categorias. O foco é a linguagem da cultura nipônica como meio de expressão e de criação de manifestações artísticas e culturais e suas apropriações pelos cenários locais.
Em outra perspectiva, artigos e ensaios que apresentam a complexidade dos gêneros, arte e produtos japoneses (ou inspirados nessa cultura) que escapam aos estereótipos, ao já consagrado nas mentalidades do senso comum e ao mainstream. Aquilo que parece “novo” para se referir ao Japão, mas é “velho” em sua existência, tais como gêneros desconhecidos entre os ocidentais de mangás e animês, ou as mecânicas implementadas em jogos de tabuleiro japoneses, por exemplo.
Assim sendo, esperamos contribuições prioritariamente, mas não exclusivamente, relacionadas à mangás, animês, games (digitais e analógicos), filmes, prática cosplay, dentre outras produções culturais, sejam elas do Japão ou que apresentem um intercâmbio cultural (caso dos primeiros quadrinistas de origem japonesa a produzirem no Brasil ou dos mangás brasileiros, por exemplo) em diferentes perspectivas teóricas e metodológicas.
São bem-vindos artigos originais e traduções de artigos de autores japoneses com a devida autorização. O prazo final para as submissões será 6 de junho de 2022.
Organizadores:
Prof. Dr. Alexandre Linck Vargas (UNISUL)
Prof. Dr. Amaro Xavier Braga Jr (UFAL)
Link para a chamada: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/announcement/view/126.