Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Oficinas de escrita, histórias em quadrinhos e tradução: teoria da literatura e práticas literárias

OFICINAS DE ESCRITA, HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E TRADUÇÃO: TEORIA DA LITERATURA E PRÁTICAS LITERÁRIAS (GPOQT)

Ver no Diretório de Grupos da CNPq Pesquisa Em Atividade

Contato:

gpoqt@ufsm.br Prédio:40-A Sala:2307

Linhas de Pesquisa

Esta linha objetiva o desenvolvimento de análises de histórias em quadrinhos ancoradas nas pesquisas recentes em teoria da literatura sobre estilo, autoria e literalidade nas histórias em quadrinhos. Parte de pesquisas recentes sobre teorias dos quadrinhos (Dürrenmatt, 2013; Groensteen, 2015; Carneiro, 2015), e relacionando-as às teorias da literatura (Roland Barthes), da escrita (Anne-Marie Christin, Jacques Derrida) e da imagem (Georges Didi-Huberman.
A linha vem se estabelecendo como grupo de pesquisas intensas sobre quadrinhos, apelidada de GPQ, e reúne-se mensalmente para leituras e apresentação de seminários. Nos últimos dois anos, com a possibilidade de encontros virtuais, foi possível reunir pesquisadores de diferentes pontos do Brasil e de diferentes áreas, aumentando o escopo das atividades. (Programa de reuniões aqui)

Nesta linha, busca-se desenvolver estudos a partir de teóricos do Texto, em torno das noções de autor, de assinatura, jogo, palimpsestos e história. O objetivo geral dessa pesquisa é observar de que forma o estilo é desenvolvido, e em como a prática de exercícios de estilo nessas oficinas participam de uma forma de reapropriação da literatura, em que a prática da escrita sob restrição corrobora com o desenvolvimento de uma autoconsciência sobre o texto e sobre a literatura. Seu projeto homólogo vem capacitando discentes na pesquisa semiológica, seja pelo viés da literatura comparada bem como da teoria literária.